Último passo que falta, peço ajuda

winygagowinygago Member

Olá Procuro Certidão de Batismo do ano de 1849 de Manuel João Gago, filho legítimo de Manuel João Gago e Maria Francisca, neto paterno de João Antonio Gago e de Anna da Silva e materno de João Simões e de Francisca Maria

A certidão está ou em:

Algarve no sul de Portugal onde fica localizado S. Brás de Alportel ou em Taipa, Aveiro.

Alguém que consiga entrar em contato com os arquivos distritais? Eu não estou conseguindo.

«1

Comentários

  • @winygago Manuel Gago é seu parente? Qual o grau de parentesco?

  • @Vlad Pen Sim meu parente, por isso estou procurando, para dar entrada no pedido, sabe como prosseguir?

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado October 2020

    @winygago

    Pelo que pesquisei, os registros de batismo que foram feitos na Paróquia de São Brás de Alportel ficam no Arquivo Distrital do Faro. Esta semana precisei entrar em contato com Faro, e acabei ligando para o Arquivo Distrital de Faro sem querer, mas mesmo assim me atenderam e me responderam muito bem pelo telefone.

    Se precisar, aqui está o contato que utilizei para o Arquivo Distrital de Faro: +351 289 008 800, fiz uma ligação usando o skype.

    Se for do Arquivo Distrital de Aveiro, achei este número: +351 234 003 400 (Não testei ligar para eles)

    Meu conhecimento sobre pesquisa de certidões de batismo não é muito grande, mas espero ter ajudado.

  • @Isac Gabriel Acabei confirmando que ele veio mesmo de Taipa, Aveiro, como fazer essas ligações internacionais sem pagar um absurdo, seria por Skype somente mesmo? Agradeço de mais a ajuda

  • @winygago , coloque 30 reais de crédito no Skype , vai dar e sobrar!

  • @winygago Exatamente o que a @leticiagaspar comentou.

    Pelo skype, basta baixar o aplicativo no seu celular, colocar o crédito e fazer a ligação para o número desejado.

    A vantagem é que dura bastante, cada ligação vai gastar bem pouquinho de crédito.

    Espero que consigo entrar em contato com o pessoal de Aveiro e que dê certo! Lembre-se de ligar em horário compatível com o funcionamento deles, pois o fuso horário é diferente.

  • Taipa é um lugar da freguesia de Requeixo, concelho de Aveiro. Os livros estão digitalizados e online. É só folhear.

    https://tombo.pt/f/avr09

  • @Guilherme Moreira Assim que encontrar como faço o pedido da certidão da forma mais barata? Vi um rapaz comentando que custava 150€ achei fora do sério.

    Sobre os livros digitalizados vou olhar com certeza, outra informação que descobri nessa manhã, a Esposa do Português, Maria era de "Gaia" saberia me dizer onde vejo os registros de Gaia do ano de 1864?

  • @winygago , as certidões certificadas custam, no máximo, 30 euros, incluindo o envio pelos Correios.

    Pelo civil online, 10 euros.

    Você pode fazer sozinho, não precisa contratar terceiros.

    Procure nos livros de Taipa, como o @Guilherme Moreira indicou.

    Se encontrar, entre em "Serviços em linha" no site do Arquivo Distrital e faça o pedido. Na Seção "Ajuda" há vídeos descrevendo detalhadamente o procedimento.

  • winygagowinygago Member
    editado October 2020

    @Leticialele @Isac Gabriel entendi, pesquisei por Skype na PlayStore baixei o primeiro, colocarei um pouco de crédito e farei as ligações, mas só uma dúvida, a pessoa não necessariamente que for atender precisa atender pelo seu App do Skype tbm? Ou ele executa ligações normalmente

  • @winygago ,o Skype pré-pago faz ligações para telefones fixos sem o menor problema. Custa 7 centavos o minuto.

    Antes de telefonar para as Conservatórias, procure nos livros de Taipa.

  • @winygago

    Decidi folhear as páginas do arquivo, conforme o link que o @Guilherme Moreira enviou.

    Achei neste link: https://digitarq.adavr.arquivos.pt/viewer?id=1188279.

    Depois de abrir, vai nesta seção: PT-ADAVR-PAVR09-1-13_m0248.tif

    No quarto parágrafo da página à esquerda: "Aos onze dias do mês de Novembro do ano de mil oito centos e quarenta e nova batizei solenemente a Manuel filho legítimo de Manuel João Gago e de Maria Francisca do lugar da Taipa, Neto paterno de João Antônio Gago, e de Anna da Silva, e materno de João Simões **** e de Francisca Maria **** do lugar da Taipa..."

  • @Isac Gabriel @Leticialele @Guilherme Moreira Muito obrigado! graças a ajuda de vocês estou cada vez mais perto, agora creio que o único documento que falte é a certidão de nascimento da Maria Oliveira Branco que nasceu em 1864 em Gaia, vou me informar ao máximo para a encontrar, sobre o pedido por no máximo 30 euros eu sabia que podia fazer sozinho mas não sabia ao certo como, agradeço a cada um de vocês, creio que juntarei todos os documentos próximo da data em que a lei dos netos for aprovada (torço por isso).

  • Como encontrar assento sem saber local só que nasceu em Portugal? Teria como rastrear pelo passaporte do ano que saiu de Portugal?

    O problema que é o primeiro marido de minha avó que ficou viúva e casou com meu avô todos portuguêses! Estou a mais de dois anos na busca! Tenho todos os documentos necessários mas ponta Delgada me pede o assento dele,o quê fazer? Ajudar-me por favor!

  • @Rita Cardoso

    Olá Rita, sim, creio que seja possível rastrear pelo cartão de imigração caso ele tenha entrado por algum navio aqui no Brasil vindo de Portugal.

    No caso do meu avô, eu consegui localizar por curiosidade o cartão dele, ele entrou por Santos, e lá consta onde ele morava e outras informações mais.

    Se puder, deixe as informações dele aqui para que o pessoal do fórum consiga tentar te auxiliar. Datas, locais, nomes, tudo é válido.

  • @Leticialele saberia me dizer como atestar prioridade no processo fazendo por intermedio do consulado, o Neto possui mais de 80 anos, já teve câncer, entre outros problemas de saúde, creio haver uma prioridade perante a netos de 30, 40 anos

  • @Isac Gabriel sobre divergência nos nomes você teria algum conhecimento? O Filho do Português já falecido na certidão de nascimento é José Gago, mas em TODOS os outros documentos dele consta José BRANCO Gago incluindo nome do pai em certidões de seus filhos tem o Branco, não queria ter de entrar no meio judicial pois sei que não é nada muito rápido, mas o único documento do filho do Português nascido e falecido Brasileiro que pedem é a certidão de nascimento, complicado a situação aqui, agradeço desde já

  • Isac GabrielIsac Gabriel Member
    editado October 2020

    @winygago Não consigo te dar nenhuma informação concreta sobre a questão da divergência.

    Quando fiz a atribuição da minha mãe, o nome da mãe dela estava sem um sobrenome, tivemos que entrar na justiça pro cartório retificar, porém era um cartório do interior.

    Sei que em cartórios mais "práticos", basta apenas um procedimento interno administrativo e eles conseguem retificar, sem necessidade de abrir um processo judicial.


    A @Leticialele, o @gandalf e o @Vlad Lopes conseguem te informar isso melhor.

  • editado October 2020

    @winygago , não há prioridade por idade! É bom não alegar problemas de saúde para pedir prioridade, a não ser que só houvesse tratamento para a doença dele em Portugal, o que não é o caso.

    Se a certidão do José Gago for anterior a 1911, mande uma certidão de casamento ou de óbito onde conste JOSÉ BRANCO GAGO, para fixar o nome usado na vida adulta.

    Se for posterior, tem que retificar todos os documentos e certidões.

    As Conservatórias estão a cada dia mais exigentes, não aceitam divergências. Consequencia de fraudes que foram sendo descobertas ao longo do tempo.

    É o justo pagando pelo pecador!

  • winygagowinygago Member
    editado October 2020

    @Leticialele José Gago nasceu em 1892, mas só uma pergunta, por que essa data tão específica, anterior à "1911" é aceito outros documentos para comprovar sua identidade, e após ela necessário retificar? Minha insegurança é mandarmos a de óbito que seja (ele faleceu depois de 1911 no caso) e negarem por não ser a de nascimento ou por ser um documento após esse ano. José Branco Gago (1892-1958)

  • editado October 2020

    @winygago , antes de 1911 os documentos de nascimento eram monopólios das igrejas - assentos de batismo, apenas com o primeiro nome , das crianças; na vida adulta é que se fixavam nome e sobrenome - ou no casamento ou no óbito.

    Assim, apenas os católicos eram "registrados"

    Com a proclamação da República, o Estado Português conseguiu finalmente impor a existência de um Registo Civil para todos, com a publicação do Código de 18 de Fevereiro de 1911. Este código, além de obrigar ao uso do registo civil para registar os atos de nascimento, casamento e óbito (entre outros), impõe a primazia do registo civil sobre a versão religiosa.

    Dai a diferença entre os assentos de antes de 1911 e os de depois.

    Para os processos de nacionalidade, somente são aceitos os assentos de batismo, certificados pelo Arquivo Distrital correspondente (onde foram guardados após a criação do Registro Civil, acompanhados de um documento que comprove a fixação do nome quando adulto.

    No caso de o português ter nascido após 1911, sua certidão já terá o nome completo.

    Por isso você precisa comprovar que o José Gago, batizado em 1982, é o José Branco Gago falecido em 1858.

    No registro de nascimento de seus filhos, tem que constar JOSÉ BRANCO GAGO.

  • winygagowinygago Member
    editado October 2020

    @Leticialele No caso o José que me refiro é o que será pulado, nascido no Brasil, ainda sim por ser antes de 1911 é aceito outro documento? Nos documentos de seus filhos consta o Pai como José BRANCO Gago, e nos documentos do próprio José sempre foi Branco, mas na de nascimento esqueceram de botar o Branco pelo jeito. O "Branco" do José veio do sobrenome de sua mãe.


    Pai- Manuel (Nascido em Portugal - 1840) ***>>Filho- José Gago (Nasceu NO BRASIL antes de 1911)<<*** e o Neto que vai pedir a dupla cidadania.

  • @winygago , nos processos de cidadania, são necessárias as certidões (ou assentos) de nascimento. Não são aceitos outros documentos, a não ser certidões de casamento ou de óbito apenas para fixar o nome na vida adulta.

    Você vai precisar:

    1 - Assento de batismo do Manuel, cópia certificada pelo Arquivo Distrital, acompanhado de uma certidão de casamento ou de óbito para fixar o nome dele;

    2 - certidão inteiro teor, apostilada, do José Gago;

    3 - certidão, por cópia reprográfica, apostilada, do neto

  • @Leticialele onde mostra essa possibilidade de usar outra certidão além da de nascimento da geração que será pulada, sites dos consulados portugueses ou algum do gov.pt?

    Achava que para pedir a dupla cidadania era OBRIGATÓRIO as 2 certidões de Baptismo do casal português, certidão de casamento deles, certidão de nascimento do filho deles que nasceu e morreu Brasileiro, e documentos do neto, e que não aceitavam menos que isso, melhor assim como você disse, mas nunca havia visto essa possibilidade em lugar algum, se puder compartilhar o site com essas informações, facilitaria muito, desde já agradeço

  • @winygago , se foi o português que declarou o nascimento do filho até 1 ano de idade, não precisa transcrever o casamento dele. E onde eu disse que tem possibilidade de usar outra certidão?

    Olhe o site oficial do IRN português.

    https://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nacionalidade/"

  • @Leticialele me expressei mal, a pergunta seria, >Brasileiro< nascido antes de 1911 e falecido depois de 1911 posso apresentar algum documento (Casamento,Óbito) dele sem ser a certidão de nascimento? Os documentos do Português já estão todos certos, minha dúvida é só a respeito do Brasileiro com o nome divergente

  • @winygago , a certidão de nascimento é um documento imprescindível!

  • @Leticialele Segui sua recomendação e fui atrás de botar créditos no skype e o pacote de ligações para Portugal, as certidões dos Portugueses estão em Aveiro e Porto, e queria ligar para Lisboa onde vão todos os pedidos de neto, você saberia os números para essas 3 localidades, Lisboa o que mais necessito pois tenho algumas dúvidas, como os sites são muito antigos há alguns números que não existem mais, como você disse já ter feio essas ligações imaginei que poderia me recomendar os funcionais

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.