Processo de Convolação
Boa noite,
Minhã mãe é filha de portuguesa, e já está na fase 7 o processo de atribuição dela, o mesmo só aguarda o registro de cidadão ser emitido.
Gostaria de saber o que é esse processo de convolação?
Para que eu possa iniciar o meu processo de atribuição, terei que primeiro fazer o de convolação da cidadania portuguesa da minha mãe?
Alguém pode me explicar?
Agradeço desde já.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@CAMILA_ACCIOLI , se sua mãe fez o processo de atribuição de nacionalidade, não precisa de convolação.
A convolação seria se ela tivesse feito o processo pela lei antiga, em que o neto recebia a nacionalidade por aquisição e não poderia passar para os descendentes . Com a convolação, a nacionalidade se transformava em atribuição, que dá direito aos descendentes.
Não sei se consegui explicar direito.
Bom dia, Letícia.
Obrigada, conseguiu explicar, sim.
Uma outra dúvida é, minha sogra tem nacionalidade por atribuição, ela pode passar a nacionalidade pelo casamento para o meu sogro?
@CAMILA_ACCIOLI , sim, pode. Basta demonstrar, como vínculo para ele, o casamento há mais de 5 anos.
Ela precisa transcrever o casamento antes de ele mandar o pedido de nacionalidade pelo casamento.
Obrigada, Letícia.
Uma outra dúvida, o processo de atribuição da minha mãe foi feito no Porto, e agora está aguardando para o registro de cidadão português ser criado.
Queria saber se sabem informar quanto tempo leva para o registro ser criado?
E se somente com o registro dela em mãos, é que posso iniciar o meu processo?
Att
@CAMILA_ACCIOLI o registro pode demorar até 8 meses e tem que aguardar ser finalizado.