Processo de Convolação

Boa noite,

Minhã mãe é filha de portuguesa, e já está na fase 7 o processo de atribuição dela, o mesmo só aguarda o registro de cidadão ser emitido.

Gostaria de saber o que é esse processo de convolação?

Para que eu possa iniciar o meu processo de atribuição, terei que primeiro fazer o de convolação da cidadania portuguesa da minha mãe?

Alguém pode me explicar?

Agradeço desde já.

Comentários

  • @CAMILA_ACCIOLI , se sua mãe fez o processo de atribuição de nacionalidade, não precisa de convolação.

    A convolação seria se ela tivesse feito o processo pela lei antiga, em que o neto recebia a nacionalidade por aquisição e não poderia passar para os descendentes . Com a convolação, a nacionalidade se transformava em atribuição, que dá direito aos descendentes.

    Não sei se consegui explicar direito.

  • Bom dia, Letícia.

    Obrigada, conseguiu explicar, sim.

    Uma outra dúvida é, minha sogra tem nacionalidade por atribuição, ela pode passar a nacionalidade pelo casamento para o meu sogro?

  • @CAMILA_ACCIOLI , sim, pode. Basta demonstrar, como vínculo para ele, o casamento há mais de 5 anos.

    Ela precisa transcrever o casamento antes de ele mandar o pedido de nacionalidade pelo casamento.

  • Obrigada, Letícia.

    Uma outra dúvida, o processo de atribuição da minha mãe foi feito no Porto, e agora está aguardando para o registro de cidadão português ser criado.


    Queria saber se sabem informar quanto tempo leva para o registro ser criado?

    E se somente com o registro dela em mãos, é que posso iniciar o meu processo?

    Att

  • @CAMILA_ACCIOLI o registro pode demorar até 8 meses e tem que aguardar ser finalizado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.