Saída do cônjuge com passaporte brasileiro

Bom dia à todos.

Minha atribuição está prestes a ser concluída e em seguida farei a transcrição de meu casamento e a atribuição dos meus três filhos.

Gostaria de saber se há algum problema em minha esposa ser a única entre nós a sair do Brasil com o passaporte brasileiro e depois dar continuidade no processo de aquisição em Portugal.

Obrigado.

Comentários

  • @m_ferreira , sugiro que todos saiam do Brasil com o passaporte brasileiro e entrem em Portugal com o passaporte português. Sua esposa pode entrar com vocês, apresentando o passaporte dela e um documento que comprove que vocês são casados.

  • @m_ferreira

    Você ainda tem um caminho de alguns meses ainda a ser percorrido. Também tem restrições de viagem por covid.

    Você ja teria CC e passaporte emitido pra você? Leva alguns meses.

    Quando a situação se normalizar, ela pode entrar como turista e pedir autorização de residência como cônjuge. Assim ela poderá entrar e sair.

    No momento há restrições mesmo para você tendo somente o assento. É possível, somente pela TAP, direto pra PT. É uma situação de excessão.

    As viagens estão liberadas do BR somente para residentes (com CC ou passaporte) e seus familiares. Sua esposa, com a transcrição consegue entrar junto com você. Para entrar sozinha, teria muito mais dificuldade, porque como turista não permitem ainda.

  • Obrigado @Leticialele e @gandalf .

    A ideia, à princípio, é deixar todos, eu e meus filhos, com CC e passaporte português e somente a minha esposa com passaporte brasileiro.

    Após o assento vou prosseguir com a transcrição do casamento em Ponta Delgada e, quando tiver o número do processo, dar entrada nas atribuições das crianças em Tondela. Neste ínterim, dar andamento na aquisição do meu CC e passaporte.

    Não sei se é viável somente eu com CC e passaporte e deixar as crianças somente com assento e minha esposa com a transcrição para regularizar o restante lá.

    Sei que ainda tenho alguns meses de espera e por isso estou tentando montar um formato que permita minha saída com relativa rapidez (na medida do possível) e documentação, ao menos, encaminhada.

    Obrigado mais uma vez pela ajuda.

  • @m_ferreira

    Crianças menores viajando sem a companhia de ambos os pais, exige-se que seja feita uma autorização de viagem, assinada presencialmente no consulado ou no juizado. De outra forma não sairá do BR. Mesmo que tenha nacionalidade, passaporte e CC. Da mesma forma, para sair de PT também precisa de uma autorização igual, mas feita em PT ou no consulado.

    Não é que não tem jeito, mas vai complicando.

    Com a covid, há um regime de excessão. As coisas não funcionam igual.

    • Se os filhos menores tiverem a carta, CC, e a mãe estiver em companhia deles, não teria problemas em entrar... Desde que a Cia Aérea aceite que ela embarque. No momento seria somente a TAP onde você teria chances de negociar isso.
    • Se os filhos estiverem viajando junto dos pais, sua esposa com assento de transcrição, e você tiver o CC, não vejo maiores problemas.
    • Se os filhos forem maiores, viajando em companhia da mãe, faça uma carta pedindo ao SEF a liberação de sua esposa para que possam dar entrar e pedir reagrupamento familiar, ou algo parecido (no caso é apenas a residência). Nesse tempo, sua esposa já terá um processo em andamento, e eles acessarão e confirmarão a informação.

    Quando você tiver feito sua transcrição, seus filhos tiverem concluído a nacionalidade, e todos vocês tiverem o CC, 5 meses já terão se passado. Com algumas vacinas disponíveis, digamos no início de 2021 (Fev), as coisas estarão bem diferentes a partir de junho. Uma grande população terá sido vacinada, diferentes vacinas no mercado, a resposta e duração já razoavelmente avaliada.

    Voltarão a uma boa normalidade a partir de Jan/2022.

    Você nem recebeu o assento ainda, está querendo planejar algo para esse ínterim. Seu assento e passaporte vai levar 3+ meses.

    Sugiro que planeje em torno dessas datas, e se for o caso de ter que ir antes a PT, conseguir onde morar e se organizar, volte ao BR pra buscar a família e entre junto com todos. Coloque no seu "custo de viajar durante a pandemia".

    Tudo o que lhe disse acima é apenas uma aposta razoável. Pode antecipar ou atrasar ligeiramente.

  • @gandalf

    Revisei minha postagem e acho que acabei me expressando mal. O que eu queria dizer era:

    Eu, munido de CC e passaporte, transcrição de casamento realizada e as crianças (todas menores) com a atribuição concluída. Viajando juntos. E, nessas condições, concluir a documentação da esposa e filhos lá.

    Seus esclarecimentos foram muito valiosos. Vou continuar acompanhando as postagens do fórum. Obrigado.

  • @m_ferreira

    Iniciar o processo da esposa em PT pode lhe complicar na hora de juntar os documentos no BR e remeter para PT. Terá que conseguir alguém que faça pra você. Não há motivo (exceto financeiro, talvez) para não iniciar antes de ir. É um processo demorado, 2 anos, vai ter muita gente aplicando com a mudança da lei, e pode demorar mais ainda, a menos que seja permitida a entrada em qualquer conservatória, o que não se sabe ainda como será. Mas saberá. Deve ser assinado nas próximas semanas, e quando você estiver pronto pra fazê-lo já saberia pra onde dar entrada.

    Uma mudança de país tem um certo stress, as coisas não funcionam a princípio. Muita coisa a aprender. Não deixe pra fazer depois.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.