Caminho traçado!
Olá pessoal!!
Depois de algumas dúvidas, pesquisas, conversas e d ver alguns relatos postados nesta comunidade, resolvi q seria melhor pedir a minha nacionalidade por atribuição do q por naturalização. Acredito eu q, além d ser mais fácil é tb menos burocrático.
Meu caso é o seguinte:
- Avô e avó (maternos) portugueses (já falecidos);
- Minha mãe não possui a nacionalidade portuguesa;
- Tenho 25 anos.
Eu tenho um irmão q mora na Suiça, e conversei c/ ele sobre pedirmos a nacionalidade da nossa mãe primero, até pq ele tb não possui a cidadania, o q facilitaria MUITO a vida dele na Europa. Eu irei p/ lá em dezemdro.
Enviarei a documentação da minha mãe, e ele dará entrada direto em Portugal.
Acredito q sairá em bem menos tempo do q se eu fizesse tudo por aqui.
Acho q ainda dará tempo d tirar a minha cidadania antes d ir p/ lá em dezembro.
Tomara... se Deus quiser... e a conservatória ajudar... rsrsrrsrsrsrsss
Depois postarei mais notícias a respeito!
Abraço!
Depois de algumas dúvidas, pesquisas, conversas e d ver alguns relatos postados nesta comunidade, resolvi q seria melhor pedir a minha nacionalidade por atribuição do q por naturalização. Acredito eu q, além d ser mais fácil é tb menos burocrático.
Meu caso é o seguinte:
- Avô e avó (maternos) portugueses (já falecidos);
- Minha mãe não possui a nacionalidade portuguesa;
- Tenho 25 anos.
Eu tenho um irmão q mora na Suiça, e conversei c/ ele sobre pedirmos a nacionalidade da nossa mãe primero, até pq ele tb não possui a cidadania, o q facilitaria MUITO a vida dele na Europa. Eu irei p/ lá em dezemdro.
Enviarei a documentação da minha mãe, e ele dará entrada direto em Portugal.
Acredito q sairá em bem menos tempo do q se eu fizesse tudo por aqui.
Acho q ainda dará tempo d tirar a minha cidadania antes d ir p/ lá em dezembro.
Tomara... se Deus quiser... e a conservatória ajudar... rsrsrrsrsrsrsss
Depois postarei mais notícias a respeito!
Abraço!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Vc com certeza tera tempo em atribuir sua mae e depois vc. Boa decisao.
Creio ser este o melhor caminho msm.
Alguém sabe informar qto tempo leva, em média, para ser concluído o pocesso, qdo é feito direto em Portugal???
Obrigado...
Abraço!
em media dois meses para atribuicao, pode ser um pouquinho mais agora porque a CRC esta em processo de digitalizacao, mas nao demora a sair.
Estou c/ uma dúvida... o tempo do proceso será o mesmo se eu enviar a documentação p/ o meu irmão dar entrada ou se eu enviar diretamente p/ a CRC ???
acho que leva o mesmo tempo. Mas entre enviar pelo correio e pessoalmente, eu prefiro pessoalmente ( se tem essa possibilidade ! ), nao que pelo correio nao seja seguro, mas pessoalmente eles ja checam todos os documentos e voce ja sai com o numero do processo.
Obrigado Cibele!