Atribuição no exterior sem Artigo 1C?

Olá,

Desculpe se meu Português da um pouco de confusão. Inglês virou a minha lingua principal depois de eu morar nos EUA desde minha infância.

Eu nasci no Rio de Janeiro e moro no Estados Unidos. Eu comecei meu processo de atribuição de nacionalidade em Dezembro 2018 no consulado Português aqui nos EUA.

O consulado pediram somente esses documentos de mim:

1. Minha certidão de nascimento Brasileiro com o apostilamento

2. Meu passaporte Brasileiro

3. Identificação Português do meu pai: passaporte e certidão de nascimento

4. Passaporte da minha mãe para obter a data de nasimento dela

5. O meu endereço, telefone, e e-mail

Foi a primeira vez que eu usei o consulado e eles criaram um perfil para mim, também. O consulado me disseram que eu NÃO tinha que preencher o documento artigo 1c.

Vai fazer 2 anos que o processo foi iniciado. O ano passado eu fui para o consulado para pergunta se o processo esta sem problema e eles me diz que eu tinha que preencher o documento artigo 1c se eu ainda ouvi nada do centrais, mais originalmente falou pra mim que eu nao tinha que preencher esse documento. Então eles comunicou com o centrais para saber o estado do meu processo e que a resposta vai demorar. Finalmente 2 meses atrás em agosto, eu recebi uma telefonema do consulado falando que o centrais ainda estão a trabalhar no meu processo. Quando terminar, o centrais me enviam a minha certidão de nascimento.

Eu perguntei sobre precisando preencher o documento artigo 1c, e o consulado explicou que se eu precisar de mais documentos, o centrais vai me informar disso e do que eu preciso. Então, eu não preciso do documento artigo 1c? Quando que esse documento é necessario para preencher? Eu estou entendendo que só tinha que preencher se eu tinha feito o processo pelo correio sem a ajuda do consulado, mas não sei se estou correto e ainda tenho muita confusão.

Muito obrigado a todos que podem ajudar,

Pedro

Comentários

  • @perdidonoexterior , se você fez através do Consulado, tem que seguir as regras deles.

    Você preencheu algum requerimento manifestando que queria ser português? Pagou a taxa de 175 euros, mais as taxas consulares?

    Mantenha contato com eles, esse processo, até mesmo para Lisboa, está demorando demais!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.