Ingresso no Reino Unido com cartão cidadão (identidade ) sem passaporte

Bom dia,

Acabei de obter minha nacionalidade portuguesa, e tenho agendadamento para tirar o cartão cidadão 14/10/20, no consulado de Portugal- Rj, irei pedir com urgência pra ficar pronto o mais rápido possível... minha dúvida é:

tenho interesse de me mudar pra Inglaterra, e devido ao Brexit tenho até o fim desse ano pra chegar lá e adquirir residência...muito provável que meu cartão cidadão fica pronto até 14/11/20 ( se tudo ocorrer conforme planejado) mas se eu der entrada no passaporte provavelmente q demore mais um mês (data prevista 15/12/20) ficaria muito encima para poder viajar para Inglaterra e adquirir residência!

  • Eu consigo viajar apenas com o cartão cidadão para Londres? Apresento o passaporte brasileiro aqui no aeroporto do Brasil e No aeroporto de Londres apresento somente o cartão cidadão.
  • se positivo como proceder no controle de imigração? Tanto aqui no Brasil como na Inglaterra (Londres)?
  • precisarei comprar passagem de ida e volta? Para poder embarcar (já q n terei ainda o passaporte europeu, somente o cartão cidadão)

Comentários

  • editado October 2020

    @Lucas Rocha , se, quando você for buscar o cartão cidadão já pedir o passaporte e pagar urgência, ele chega em sua casa em 7 dias. O Consulado do Rio usa a DHL para entregar. Paguei urgência no meu, quase 900 reais. Fiz em uma sexta-feira e, na sexta seguinte, chegou em minha casa.

    Pague urgência também no cartão cidadão. Vai pagar um pouco mais caro, mas crio que, no seu caso, compensa.

  • @Leticialele

    A q bom se for dentro deste prazo que vc mencionou, acredito q de tempo de esperar de adquirir o passaporte, a ideia é ir até 20/11/20.

    vc poderia me tirar as dúvidas qnt as outras perguntas:

    • como proceder no embarque aqui no Brasil ( apresento passaporte brasileiro ou português) e como proceder no desembarque em Londres ( acredito q lá aí sim apresento o passaporte português)?
    • como nao vou pra Portugal, e sim pra Londres( Inglaterra) precisarei comprar passagem de ida e volta?
    • em Londres, como proceder no controle de migração? Preciso justificar minha ida pra lá? Também qnt tempo irei ficar? Se tenho dinheiro suficiente? Essas coisas...

    mt obrigado!

  • @Lucas Rocha , você sai do Brasil com seu passaporte brasileiro;

    Ao chegar em Londres, use seu passaporte eletrônico português.

    Cada oficial da imigração é único, mas não creio que você vá precisar de passagem de volta nem dizer quanto tempo vai ficar. Afinal, UK ainda será Estado membro da União Europeia...

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.