Refente ao rg e prova de vida

Boa tarde

Fiquei em duvida ao ler e me perdoe se nao entendi em outro post

Minha mae tem 74 anos ja estou com todas as certidoes prontas e apostiladas ..

Como aqui no brasil esta complicado tirar outro rg o da.minha mae tem 8 anos que foi tirado ele serve????

Referente a prova de vida se faz necessaria mesmo tendo o formulario reconhecido por autencidade e por fim é preciso atestado de antecedente???

Desde ja fico agradecido a todos ...

Comentários

  • @Alexandreperu , a prova de vida é exigida quando o requerente tem mais de 70 anos. Basta ir ao Consulado, não precisa de agendamento.

    Quanto ao documento de identidade, tem que ter menos de 10 anos. No caso de pessoas idosas, aconselha-se a fazer um novo, mas o da sua mãe ainda está dentro do prazo.

  • Muito obrigado pelos esclarecimentos....

  • editado October 2020

    @yasmim @Alexandreperu

    Como você pode ver, o critério de "recente" é subjetivo. Então use seu bom senso.

    Documentos em geral valem por 5 anos, e pode ter extensão automática por mais 5 anos. Já houve relatos aqui de uma pessoa com mais de 80 anos que aceitaram o RG com mais de 10 anos. Correu o risco e conseguiu. Mas excessões não fazem a regra.

    A pergunta a fazer é "e se não aceitarem?". Se não aceitarem terá exigência. O RG só pode ser feito presencialmente, pela própria pessoa. Se a pessoa está fazendo todo esse esforço pra obter um documento em PT, não parece inteligente deixar de fazer o para-casa no BR.

    Se o idoso adoecer, pode ficar + difícil (ou impossível) tirar um novo RG caso haja exigência. Vamos que ele pegue covid, dengue, ou um derrame, e fique impossibilitado de ir assinar (ou venha a falecer). O processo vai ficar parado até satisfazer a exigência. Sem falar do custo.

    Podem não aceitar por vários motivos, a maioria relacionada com o documento estar velho: amarelado, danificado, mais de 10 anos, documentos antigos são mais sujeitos a fraude, ser emitido em um estado onde houve grande numero de fraudes no passado (MT, MS, GO, TO).

    Relacionado: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/227501/#Comment_227501"

  • Muito obrigado pelos esclarecimentos ,e ja passando imformacao referente a prova de vida tem q marcar horario sim, nao pode ir quando quiser nao..fiz no site do consulado ..abcs e uma otima semana a todos

  • Só passando para agradecer as informacoes e a atencao ...dei entrada em outubro e o processo de minha foi concluido com sucesso so faltando agora tirar o cartao cidadao...agora fica bem.majs facil para dar entrada no meu ..da minha esposa e meu filho...meu muito obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.