Ajuda para encontrar certidão de avô português nascido em 1930 ou 1926

Olá, boa noite.

Tentei fazer as pesquisas com as orientações passadas aqui, mas não encontrei nenhuma informação adicional sobre o assento de nascimento do avô do meu marido.

Temos apenas o documento de estrangeiro dele feito aqui no Brasil.

Com as seguintes informações:

Nome: Antônio Magalhães.

Filiação: José Magalhães e Elisa Alves

Temos duas datas nesse documento escrito: Português Portugal 19/11/1930 e Guanabara 15/04/1926

Não temos certeza do local de nascimento, apenas o relato da esposa dele que diz que ele é de Amarante.

É possível encontrar os documentos para tirarmos a cidadania portuguesa com essas informações?

Entrei em contato com uma empresa que informou que pelo ano de nascimento, o documento de assentamento dele, provavelmente já estaria integrado no sistema de registro civil, e que nesse caso não importa o local de nascimento.

Mas eu não sei onde procurar por isso e pelo que venho lendo não parece tão simples assim.

Agradeço se puder me orientar.

No family search, encontrei alguma informação sobre ele, e a certidão de óbito, mas nada que acrescente algo ao que já sabemos.

Obrigada Wanessa

Comentários

  • editado October 2020

    @WanessaMello , se ele nasceu em 1930, peça uma certidão pelo civil online. Coloque todos os dados de que dispõe:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

    Custa 10 euros, a serem pagos com cartão de crédito.

  • Boa noite Letícia, eu vou tentar isso novamente.

    Ano passado eu já havia tentado dessa forma e não consegui finalizar o pedido.

    Na época recebi uma mensagem assim: "pagamento com cartão de crédito apenas se encontra disponível para os requerentes que tenham efectuado o pedido com autenticação, sendo necessário para o efeito aceder ao pedido em curso"

    E não consegui fazer esse pedido de autenticação, acabei desistindo.

    Mas agora vou recomeçar a busca.

    E essa informação procede? De que se for 1930 ou 1926 o nascimento, não importa saber o local?

    Obrigada

  • WanessaMelloWanessaMello Member
    editado October 2020

    E me dê uma sugestão, qual data coloco como nascimento?

    Temos duas datas no documento de estrangeiro dele escrito: Português Portugal 19/11/1930 e Guanabara 15/04/1926.

    E aqui no fórum, no tópico que explica como solicitar a certidão on line tem essa informação:

    "Em naturalidade escolha o país em que ela nasceu, caso seja Portugal escolha o Distrito, Concelho e Freguesia.¨"

    Está como campo obrigatório para preencher e não temos essa informação de distrito, conselho e freguesia.

    Será que é possível tentar mesmo sem as informações completas?

    Obrigada

  • @WanessaMello , não é bem assim, importa saber o local, ou você não consegue fazer o pedido.

    MAS, como você não tem certeza de que é Amarante. preencha Freguesia de Amarante, Concelho de Amarante, Distrito do Porto. Na data, coloque a data em que consta "Portugal".

    Em informações adicionais, coloque que não tem certeza do local de nascimento . Pode escrever, também, que tem dúvida quanto à data de nascimento e coloque a outra data que você tem.

    Entre sem autenticação. No link que mandei, tem tudo muito bem explicado.

    Talvez eles demorem um pouco a responder (não mais que uma semana) e, no máximo, você vai perder 10 euros, se ele não for português.

  • Obrigada...farei dessa forma então.

    Estou achando mesmo muito estranha essa informação de que não importa o local de nascimento.

    Português, ele é, isso temos certeza...só não sabemos se o local de nascimento (Amarante) está correto.

    Caso não consiga a certidão dessa forma, vou precisar de orientações sobre como descobrir o local de nascimento dele com base nas informações que temos.

    Muito obrigada pela ajuda.

    Boa noite

  • editado October 2020

    @WanessaMello , creio que, se ele for, de fato, português, o civil online vai encontrar!!

    Não acredite se quiserem cobrar de você para encontrar! Você vai acabar encontrando! Aqui há muitos que ajudam!

  • WanessaMelloWanessaMello Member
    editado October 2020

    REGISTO DE PASSAPORTE

    Requerente: António Magalhães Idade: 36 anos Lugar: Aveção do Cabo Freguesia: Campeã Concelho: Vila Real Distrito: Vila Real Destino: Brasil

    Datas1926-11-12 - 1926-11-12

    Código de referênciaPT/ADVRL/AC/GCVR/H-D/010/49/2842

    Cota atualF. 637v

    Registo completo Adicionar à lista Adicionar à lista


    @Leticialele acabei de encontrar essa informação...é possível confirmar se é o avô que procuro? Como faria isso?

    O ano é 1926 e a data fica próxima das que temos no documento de estrangeiro, embora não bata totalmente.

    E fiquei em dúvida se essa data aqui no registro de passaporte se refere a data de nascimento dele?

    E agora fico em dúvida tbm se no civil on line coloco essa informação de local ou a do relato da esposa (Amarante).

    O que sugere?

    Se puder me ajudar a entender isso, te agradeço.

    E sim, não vou pagar agora não, estou vendo aqui tantas informações uteis e pessoas dispostas ajudar!!!

    Muito bom!!!

  • @WanessaMello , não tem visualização? Ou só pedido de reprodução?

    Ele veio para o Brasil sozinho?

    Por que você não pede o processo de passaporte, descarregando pela web? sai a uns 0,50 euros por folha

    Tem que pedir no Arquivo Distrital de Vila Real

    Os assentos de batismo só vão até 1911.

    Será que ele tinha 36 anos em 1926?? Quando sua avó nasceu?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.