MSilva5

prezados,

Estou reunindo a documentação para solicitar a cidadania portuguesa para minha mãe que está com 86 anos. Porém, na certidão de nascimento dela, consta que minha avó era casada com neu avó. Porém, nunca houve o casamento de fato (os dois eram portugueses, nascidos em Portugal). E, o declarante foi um funcionário da maternidade. Peguei a certidão de batismo de minha mãe para comprovar a filiação. O que vocês acham? Tenho chance de conseguir?

Comentários

  • @MSilva5 , será difícil, porque sendo um terceiro a declarar o nascimento, apenas a transcrição do casamento vai estabelecer, legalmente, a paternidade e a maternidade.

    Você tem o assento de batismo de seus avós?

  • Sim, tenho. Do meu avô e da minha avó

  • @MSilva5

    As chances são praticamente zero.

    Mande os assentos por MP para @Leticialele (envelope no canto direito superior) para que ela dê uma olhada se há algo que possa ajudar.

    Sua mãe não conseguirá comprovar o jus sanguinis (direito pelo sangue) pela legislação da época. Não conseguindo comprovar a linha de filiação, vocês também não conseguirão comprovar como netos.

    Sempre se pode recorrer a outras modalidades, mas provavelmente não como filho(a) ou neto(a).

  • Bom dia,

    Amigo, não estou conseguindo.

    Quando coloco @Leticialele , aparece "no results".

    Abç

  • @MSilva5

    Clique aqui: @Leticialele

    Depois no botão "Mensagem"

  • Oi...


    Consegui mandar.

  • @gandalf , a questão é provar que os avós não eram casados. e, como foi um terceiro o declarante, estabelecer tanto a maternidade quanto a paternidade.

    Sugeri que ela consultasse as certidões de 2 irmãos, em que o declarante foi o pai, para ver se dá para estabelecer uma linha do tempo , SE e apenas SE o declarante se disse solteiro nas certidões.

  • Boa tarde


    Vc pode enviar o endereço de Ovar?

  • @MSilva5 , já respondi sua mensagem privada

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.