Direito à cidadania
Olá pessoal, peço ajuda para o meu caso de direito à cadadania: tenho avós paternos e 2 tios portugueses, todos 4 já falecidos; meu pai nasceu aqui no Brasil depois da vinda da família, mas tb já faleceu, sem ter a cidadania portuguesa; quero saber se tenho direito à cadadania portuguesa ou não? Abraços. Brigaduuu.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
se seu avo eh portugues, e mesmo que ele e seu pai tenham falecido, voce tem direito a cidadania por naturalizacao.
que milagre você por aqui.
Não te falei que você tinha direito.
Abraço Bedua!
A única coisa chata é que vc não poderá transmitir a cidadania para os seus filhos (caso vc tenha filho)
transmite sim ,desde que eles nao tenham completado a maioridade
na naturalização os documentos necessários são os mesmos para a cidadania? e quais seriam as "questões comunitárias" (nem sei se é assim q se diz) q eles levam em conta pra me dar a naturalização?
com relação a essas questões comunitárias eu não sei.
Agora quanto aos documentos, coloque os que você possui desde seu vô até você. Assim aos poucos o pessoal vai te ajudando.
os documentos para naturalizacao nao sao os mesmos para atribuicao, o processo leva em media de 6 a 8 meses pra sair, mas voce nao tem outra opcao senao se naturalizar.
DOCUMENTOS PARA A AQUISICÃO DE NACIONALIDAE
Vai aqui a lista para os documentos para o processo de Aquisicao de Nacionalidade Portuguêsa por Naturalizacão:
- Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)
- Certidão de nascimento de Inteiro Teor do filho(a) do português(a), solteiro(a)*
- Sua Certidão de nascimento de Inteiro Teor, solteiro(a)*
* As certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR e ter a assinatura do Itamaraty e selo branco do Consulado Português no Brasil.
- Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento.
- Antecedentes Criminais da Policia Federal, só serve este para efeito
- Requerimento preenchido autenticado presencialmente em cartorio e legalizado no consulado.
- Xerox do RG ou passaporte autenticada e legalizada no consulado.
- O valor é de 175€. Pode Fazer em Lisboa, no Consulado ou pelo correio ( pagamento atraves de vale postal no proprio correio chamado dinheiro certo ).
Soh isso !
Cibele,
tenho muitas dúvidas e vou jogando-as aos poucos.
- quais são as relações com a comunidade portuguesa q o pessoal do consulado diz q eu tenho q ter?
não sei exatamente o que o consulado te disse, mas para o processo de naturalização passando a nacionalidade do avó/avô português para o neto não há necessidade de comprovar vínculos efetivos com a comunidade portuguesa; é só mandar os documentos que eles pedem devidamente legalizados/autenticados, pagar e aguardar de 6 a 8 meses.
O termo registro de batismo é igual ao de regiswtro de nascimento , em Portugal?
não preciso pedir a certidão da minha avó tb?
Os documentos sao distintos.
voce precisa pedir a certidao de nascimento da sua avo sim, se voce nao tem nenhuma, entao peca uma certidao narrativa atraves do Portal do Cidadao.
Então tenho q pedir registros de nascimento de meu avô e minha avó, inteiro teor, é isso?
no inteiro teor já vem averbado casamento e óbito?
qual a diferença com a narrativa?
nao precisa pedir a certidao dos dois, peca apenas de um, de preferencia aquele que foi o declarante do nascimento da sua mae.
O casamento e obito so vao estar averbados se ja foi feita a transcricao desses fatos em Portugal, ou se eles casaram e morreram la, do contrario, nao vira nada averbado. Pra naturalizacao nao tem necessidade de transcrever o casamento dos seus avos ( o mais provavel eh que um deles foi o declarante do seu pai ).
A certidao de nascimento de Inteiro Teor portuguesa eh conhecida como Certidao de Copia Integral, ela eh uma copia do livro de nascimento e eh complicada de ler devido a caligrafia da epoca, e a Certidao de Nascimento Narrativa eh equivalente a uma Certidao de Nascimento Comum Brasileira, facil de entender. Fica a seu criterio, pra Conservatoria tanto faz uma ou outra.
- os meus avós morreram aqui, como faço com as certidões dos óbitos?
-só peço do meu avô? e aí fico com 2 documentos dele? (uma narrativa do nascimento e uma inteiro teor de óbito?)
esqueca o obito e o casamento, atraves do Portal do Cidadao voce pede apenas a certidao de nascimento narrativa do seu avo. Voce sabe onde ele nasceu, o ano e a cidade ?
O mais importante agora eh conseguir essa certidao.
Sim, Cibele, eu tenho esses dados.
- no caso dos documentos de meu pai, nascido , casado e falecido aqui, eu peço só a certidão inteiro teor no cartório onde está o registro de nascimento?
Obrigada
Ok.
-vivo uma relação estável há 21a com um separado concensualmente, de quem tenho uma filha de 20a.;preciso legalizar em cartório essa relação
ou ela não vai atrapalhar em nada o processo?
- o certificado de conclusão escolar pode ser o diploma da faculdade?
para os eu processo de naturalizacao vc nao precisa se preocupar com o seu estado civil. portanto nao precisa fazer nada alem do que providenciar os documentos ja listados pela Cibele.
infelizmente, como ja comentado aqui, no seu caso vc nao podera transmitir a nacionalidade para sua filha maior.
o certificado de conclusao escolar deve ser do ensino fundamental ou medio, nao da faculdade.
- posso contratar um despachante em Brasília para encaminhar os documentos ao Itamaraty? é confiável?
- o certificado de conclusão de curso tem q ser original ou posso tirar cópia e autenticar?
-o requerimento pra preencher eu encontro onde?
eu sei q minha filha não tem direito.
Aqui vai o link para o formulario:
http://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_regi
Nao precisa de despachante para o Itamaraty, nao sei ateh onde podem ser confiaveis, pode mesmo enviar pelo correio que eles te devolvem em media de duas semanas.
O certificado escolar tem que ser original, se nao tiver, tera que ir na escola onde voce concluiu o ensino e eles emitem segunda via.
Enviar para o Itamaraty é fácil rápido e o único custo é mesmo o sedex, eu mesmo mandei por carta registrada acho que gastei uns R$ 4,00 e me devolveram em 2 semanas.
Endereço para Legalização Consular de Documentos
Ministério das Relações Exteriores
Divisão das Comunidades Brasileiras no Exterior
Setor de Legalização
Esplanada dos Ministérios - Bloco H
Anexo I - Térreo
Brasília/DF - Brasil
CEP: 70170-900
Não esqueçam de mandar no mesmo envelope as informações abaixo:
1) o tipo: Legalização
2) a quantidade:
3) o país para onde se destinam os documentos a serem legalizados: Portugal
4) nome e endereço completo com indicação do CEP do destinatário:
5) número telefônico ou endereço eletrônico para eventual contato
Ok, pessoal, valeu!
- depois q estiver com td acertado, entrego no consulado, podendo ser de qualquer cidade? SP ou Curitiba?
voce nao precisa fazer o processo pelo Consulado, pode fazer via correio direto pra CRC em Lisboa, assim que tem feito a grande maioria aqui e os resultados tem sido positivos.
voce tem razao em relacao aos documentos que pedem o Consulado, exatamente o que voce disse.
O que eu passei pra Maria Adelaide foi uma relacao de documentos que foi entregue direto em Portugal, por um dos membros aqui, que ja tem a Naturalizacao. A Certidao de Inteiro Teor do filho de portugues, mesmo no site do IRN em Portugal diz "se possivel de Copia Integral ( equivalente ao de Inteiro Teor brasileira )", fica a criterio de quem for fazer, eu indico entregar o melhor.
E qto ao certificado, eu vou deixar a duvida para o Maestro Alex ou pra quem aqui ja recebeu a naturalizacao responder, ateh onde eu saiba eh a original do ensino fundamental, vi que pelo Consulado nao eh assim, entao, vamos esperar alguem nos responder essa.
E por fim, pelo Consulado de SP realmente eh possivel enviar as certidoes via correio pra legalizar, alias, eh a unica maneira, ja tem uns bons anos que eh assim.
cade vc ????? Minha resposta esta no ar !