Atribuição e transcrição de casamento
Gente, primeiro gostaria de agradecer a Cibele e a Lara que me indicaram esta comunidade, é demais!!!!! Depois de muito pesquisar e meditar (hehehe) resolvi que vou dar entrada na minha atribuição diretamente em Lisboa (meu pai é portugues). Tenho uma amiga que mora em lisboa então pensei em já levar a documentação para a transcrição do meu casamento (depois que sair a atribuição) e da atribuição do meu filho (menor, depois que fizerem a transcrição). Como os documentos tem validade de 1 ano acho que dá tempo, o que vcs acham? Queria então repassar os documentos com vcs... pra ter certeza de não esquecer nenhum, e tirar algumas dúvidas, é claro.
1 - minha atribuição: Minha certidão de nascimento de inteiro teor (legalizada no itamarty e no consulado); certidão de nascimento do meu pai (pelo menos os dados); cópia autenticada do meu RG (ou passaporte, legalizado no consulado); formulário 1C assinado com firma reconhecida por autenticidade (legalizado no consulado); e pagar a taxa.
2 - transcrição do casamento: Certidão de casamento de inteiro teor (legalizada no consulado, não precisa passar pelo itamaraty); dados da minha certidão de nascimento portuguesa; Procuração pra minha amiga dar entrada (procuração pública, legalizada no consulado); tem algum formulário pra preencher? Paga-se quanto?
cont.
1 - minha atribuição: Minha certidão de nascimento de inteiro teor (legalizada no itamarty e no consulado); certidão de nascimento do meu pai (pelo menos os dados); cópia autenticada do meu RG (ou passaporte, legalizado no consulado); formulário 1C assinado com firma reconhecida por autenticidade (legalizado no consulado); e pagar a taxa.
2 - transcrição do casamento: Certidão de casamento de inteiro teor (legalizada no consulado, não precisa passar pelo itamaraty); dados da minha certidão de nascimento portuguesa; Procuração pra minha amiga dar entrada (procuração pública, legalizada no consulado); tem algum formulário pra preencher? Paga-se quanto?
cont.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
3 - atribuição do meu filho. Certidão de nascimento de inteiro teor dele (legalizada no itamaraty e no consulado); dados da minha certidão de nascimento portuguesa(já transcrito o casamento); cópia autenticada do RG (ou passaporte, legalizado no consulado), formulário 1C (eu assino e reconheço firma por autenticidade, legalizado no consulado), procuração pra minha amiga (pública, legalizada no consulado); e não precisa pagar taxa porque ele é menor.
É isso??? ou precisa de mais algum documento? Dúvidas:
1- pra transcrição do casamento tem formulário? paga-se quanto de taxa?
2- As taxas podem ser pagas em dinheiro na hora?
3 - Preciso reconhecer firma do tabelião nas certidões de nascimento e casamento? em qq cartório?
Obrigada
se voce for dar entrada pessoalmente na sua atribuicao, nao precisa da copia autenticada do RG ou passaporte, basta uma xerox simples, as vezes nem pedem a copia, mas nao custa levar.
Para a transcricao de casamento esta faltando a certidao de nascimento de inteiro teor do seu marido com firma reconhecida legalizada no Itamaraty e consulado. Nao tem nenhum formulario para a transcricao.
Para a atribuicao do seu filho, seu marido tambem tem que assinar o formulario..
Sua atribuicao 175 euros, a transcricao de casamento 100 euros, do seu filho eh de graca.
A certidão de casamento precisa ser legalizada no itamaraty? Vc sabe se precisa pagar alguma taxa pra transcrição?
Quanto ao formulário 1C pro meu filho, eu preencho o quadro 3 com os meus dados e do meu marido e os dois assinam no quadro 5, é isso?
a taxa para transcricao eh de 100 euros.
Nao precisa reconhecer a certidao de casamento no Itamaraty, soh no Consulado.
E agora estou vendo que eh sua amiga quem vai dar entrada na atribuicao do seu filho, normalmente quem assina o formulario eh o procurador no ato em que vai dar entrada no processo, os pais assinam apenas quando dao entrada pessoalmente ou via correio. Eu fiz do meu filho pelo correio, eu e meu marido assinamos o formulario.
Na duvida assinem e facam a procuracao, e imprimam duas vezes o formulario 1C, assim, qdo chegar na CRC, ja estara preenchido e na hora eles dizem qual formulario fica, o que voces assinaram ou o que o procurador pode vir a assinar.
E nao esqueca que os formularios devem ser impressos coloridos.
benvinda, Alessandra!
a Cibele pegou o 'shift' do fim de semana, rssss e já te passou as infos básicas. Mas qq coisa estamos aqui pra ajudar! )
Estou pedindo a certidão do meu pelo portal do cidadão e não sei qual opção de envio eu coloco, alguém sabe qual o melhor (mais rápido)?
Pelo que li,vc ira pedir a uma amiga para dar entrada na transcrição do seu casamento, então vc tera que fazer uma procuração publica para ela, com firma reconhecida e legalizada no consulado e tambem precisa da copia auitenticada do RG do seu marido e legalizada no consulado, tambem.
Gente, acho que é muita informação mas não tenho certeza se entendi uma coisa. Preciso reconhecer firma dos tabeliões que emitem as certidões ,de nascimento e casamento, é isso?? Reconheço no proprio cartório que expendem as certidões? ou tem que ser em outro cartório?
A cópia do Rg é só do meu marido ou minha tbm?
Aliás vc falou de firma reconhecida na procuração..... reconheco a firma do tabelião, é isso?
Tô cada vez mais confusa com relação a isso, heheheeh
Quando vc solicitar as certidões e a procuração, ja pede com firma reconhecida, se não puder se reconhecida no proprio cartorio que emitir, é so perguntar em qual vc pode reconhecer.
A xerox autenticada do RG , é so do seu marido, para fazer a averbação do casamento.