Consigo fazer sem transcrever?

Boa noite, meu bisavô era português e veio para o Brasil. Se casou á 1 vez e teve uma filha nesse casamento. depois, ele ficou viúvo e quando minha vó nasceu eles ainda não eram casados. Na certidão de nascimento da minha vó ele está como casado, mas foi o declarante do nascimento. Consigo tirar fazer o processo da minha vó sem precisar transcrever o casamento?


Minha vó é filha do segundo casamento.

Comentários

  • @Luiz Carlos Moura , como está o estado civil de sua bisavó, na certidão de nascimento de sua avó?

    Sua avó consta como "filha natural"?

    Se estiver assim, comprova-se que não eram casados e não há casamento a transcrever.

  • Boa noite , na certidão ela está com o nome de solteira, pq minha vó nasceu em 1935 e eles só casaram em 1950. na época que minha vó nasceu ele estava com o status de casado do primeiro casamento ainda.

  • @Luiz Carlos Moura , não consta "filha natural? Antigamente havia ainda essa discriminação. Não tem que transcrever casamento algum

  • Não, não. consta somente "filha legitima do declarante que é natural de Portugal."

  • E a mãe aparece como solteira???

    Não vejo necessidade de transcrever o casamento, a não ser que ele tenha legitimado a filha quando casou.

    Você está com a cópia reprográfica?

  • editado October 2020

    A mãe aparece como solteira.

    tenho a copia reprográfica sim.

  • Não tem casamento a transcrever.

  • Obrigado por tirar a duvida. sabe informar quais documentos eu preciso para dar entrada?

  • Sua avó está viva?

    Se ela é a filha do português tem que mandar os seguintes documentos:

    1 - Certidão de nascimento do português, copia simples. Se tiver nascido antes de 1911, tem que ser assento de batismo, pedido no Arquivo Distrital correspondente, certidão narrativa certificada e mandar um certidão de óbito inteiro teor para fixar o nome adotado na vida adulta;

    2 - Cópia reprográfica da certidão de nascimento de sua avó, apostilada;

    3 - Cópia autenticada e apostilada de documento de identidade - RG, emitido há menos de 10 anos;

    4 - Pagamento de taxa de 175 euros, preferencialmente por cartão de crédito. Neste caso, em até 24h após a confirmação do pagamento, vai receber um Formulário 1C com o recibo no cabeçalho e as instruções de preenchimento;

    5 - Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com a assinatura reconhecida por autenticidade (assina na frente do funcionário do Cartório)

    6 - Como sua avó tem mais de 70 anos, prova de vida feita no Consulado que atenda à região em que você mora.

    Coloque tudo em um envelope e envie, preferencialmente por DHL, para a Conservatória que escolher

    Aqui no Fórum, recomendamos

    ACP - os processos têm levado aproximadamente 12 meses para conclusão;

    Tondela - 8 meses;

    Vila Nova de gaia e Almada, mas ainda não dispomos de dados suficientes para saber o prazo médio.

  • 5 - Formulário 1C impresso colorido, frente e verso, com a assinatura reconhecida por autenticidade (assina na frente do funcionário do Cartório)

    Neste caso teria que fazer uma procuração pois minha vó tem dificuldade para se locomover por causa da idade.


    muito obrigado por tirar as duvidas !

  • @Luiz Carlos Moura , leve o formulário preenchido , sem assinar, quando for leva-la para fazer a prova de vida no Consulado.

    Ela assina na frente do Cônsul e ele reconhece a assinatura e carimba.

  • @Luiz Carlos Moura

    Não tem como fazer por procuração a menos que:

    1. a procuração seja autenticada no consulado, ou
    2. o procurador seja um advogado

    Ja que ela tem que ir ao consulado de qualquer forma, ela assina o form-1C diretamente, e já faz uma Prova de Vida. Tem que ser os dois documentos. Não faça a assinatura somente, mesmo que digam que serve como PV. Se quiser fazer a procuração, fica a seu critério.

    E certifique-se de que o RG é bem recente. Recomendo fazer um novo se tiver mais de 5 anos, estiver amarelado, ou danificado.

    São as únicas coisas que dependem dela. Em todo o resto, se houver qualquer exigência você mesmo consegue resolver.

    A única coisa que você precisaria a procuração seria para poder ligar por telefone (se precisar ligar para a LR ou conservatória) e falar por ela. Caso contrário somente conversam com a requerente. Sua chance de precisar dessa procuração é mínima. Talvez 1%.

  • @gandalf muito obrigado pela ajuda.

  • editado October 2020

    Boa noite!

    Tirei todas as minhas dúvidas no fórum há cerca de 3 meses atrás, mas infelizmente ainda não consegui dar entrada no processo do meu pai.

    Venho por aqui perguntar se o Arquivo Central do Porto ainda não exige a Transcrição do Casamento do português para o caso do meu pai (filho (homem) de português (homem), sendo o pai o declarante do nascimento).

    Agradeço desde já.

  • @LucasMesquitaOrnelas , ACP não exige a transcrição se o pai português foi o declarante do nascimento do filho e o fez até que este completasse 1 ano de idade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.