Confirmação Documentos Necessários
Olá pessoas!
Primeiro quero agradecer porque essa comunidade é realmente ótima!
Agora o meu caso, que é bem simples, só queria confirmar antes de fazer o processo.
Meu avô era portugues e vou primeiro tirar a dupla nacionalidade para o meu pai, para logo em seguida tirar a minha. Sou do Rio de Janeiro e planejo ir morar em Londres assim que tudo isso ficar pronto. Algumas perguntinhas, novamente, só para confirmar.
1) O meu avô - ja falecido - foi o declarante da certidão do meu pai. Sendo assim, eu não preciso declarar que ele se casou e que morreu, certo?
2) Como meu pai não tem tempo de ir em cartório, consulado, Itamaraty, ele pode me passar uma procuração para fazer todos os processos por ele? Inclusive a legalização no consulado e no Itamaraty? É aquele modelo que eles disponibilizam no site?
3) Eu preciso legalizar a certidão de nascimento do meu pai no consulado e no Itamaraty e legalizar o RG autenticado no consulado, certo?
4) Quanto ao formulário 1C, que é assinado em presença, como proceder se eu for o procurador do meu pai?
Desde já muito obrigado e mil desculpas por tantas perguntas.
Primeiro quero agradecer porque essa comunidade é realmente ótima!
Agora o meu caso, que é bem simples, só queria confirmar antes de fazer o processo.
Meu avô era portugues e vou primeiro tirar a dupla nacionalidade para o meu pai, para logo em seguida tirar a minha. Sou do Rio de Janeiro e planejo ir morar em Londres assim que tudo isso ficar pronto. Algumas perguntinhas, novamente, só para confirmar.
1) O meu avô - ja falecido - foi o declarante da certidão do meu pai. Sendo assim, eu não preciso declarar que ele se casou e que morreu, certo?
2) Como meu pai não tem tempo de ir em cartório, consulado, Itamaraty, ele pode me passar uma procuração para fazer todos os processos por ele? Inclusive a legalização no consulado e no Itamaraty? É aquele modelo que eles disponibilizam no site?
3) Eu preciso legalizar a certidão de nascimento do meu pai no consulado e no Itamaraty e legalizar o RG autenticado no consulado, certo?
4) Quanto ao formulário 1C, que é assinado em presença, como proceder se eu for o procurador do meu pai?
Desde já muito obrigado e mil desculpas por tantas perguntas.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
CERTO
AS LEGALIZACOES QUALQUER UM PODE FAZER, NAO PRECISA DE PROCURACAO.
E TBEM NAO PODE SER FEITO O PROCESSO POR PROCURACAO ATRAVES DO CONSULADO, SOMENTE SE FOR DIRETO EM PORTUGAL.
CERTO. PRIMEIRO LEGALIZA NO ITAMARATY E DEPOIS CONSULADO.
SO ELE PODE ASSINAR O FORMULARIO SE VOCE FAZ ATRAVES DO CONSULADO, DE QUALQUER FORMA A PROCURACAO DEVE SER PUBLICA, ELE TERIA QUE SE DESLOCAR AO CARTORIO PARA ASSINAR, NAO TEM COMO ESCAPAR DO DESLOCAMENTO !
SUGESTAO: SE A PESSOA ESTA IMPOSSIBILITADA DE SE DESLOCAR, ALGUNS CARTORIOS OFERECEM SERVICO DOMICILIAR, ELES VAO ATE O LOCAL COMBINADO E RECOLHEM A ASSINATURA, MAS ESSE SERVICO COSTUMA SER CARO, MAS SE NAO TEM OUTRA OPCAO . . .
Toda parte de cartório (obtenção de certidões de inteiro teor e xerox autenticadas) e as legalizações no Itamaraty e no consulado vc pode fazer pelo seu pai sem necessidade de procuração. A única coisa que vc precisa dele é da assinatura no formulário! Tente convencê-lo e mostre como tudo é simples e como esta pequena colaboração dele vai te ajudar enormemente a realizar seus sonhos!
NO consulado do Rio, não precisa de senha nem agendar se for somente autenticar os docs, e a assinatura tambem é na hora, cada autenticação custa 11 euros , e é feito o cambio na hora e vc paga em real, a assinatura e o reconhecimento do req.1C é gratis, o tempo de demora é o tempo que vc tem que ir no caixa pagar e esperar te devolverem os docs ja carimbado, não demora muito, geralmente o tempo que leva é em cerca de 1 hora.
Gente eu adoro vocês! hahah