Certidão de Nascimento de meu pai brasileiro nascido em Maceió - AL (1941)

Pessoal, boa tarde.

Minha mãe já conseguiu a cidadania Portuguesa, contudo, em seu nome de solteira. Ou seja, estou na fase de averbar a certidão de casamento dela.

Pois bem, juntei tudo que o consulado aqui no RJ pede, menos a certidão de nascimento de meu pai (nubente estrangeiro, nascido em Maceió) visto que ele já faleceu. Pensei que enviando a certidão de óbito dele, de inteiro teor, substituirira a de nascimento. Contudo, o consulado devolveu e exige a certidão de nascimento dele...

Não tenho a certidão dele. A cópia de identidade dele é aquela antiga, não tenho o cartório folha do livro etc.Aí pedi pela internet, pelo registrocivil.org com os dados que eu tinha, mas ele acabaram de rejeitar dizendo que tiveram problema com o assento. Ou seja, não deve ser esse o cartório :(

"Chutei" que seria o 1 distrito de Alagoas por ser o mais perto de onde ele nasceu...mas eles naõ acharam. Socorro...alguem pode me ajudar? Só falta isso pra enviar pro consulado e o tempo está correndo, os outros documentos emitidos só valem 180 dias

O que tenho segue abaixo:

Nome: João Batista Alves Feitosa

Data de nascimento : 23/06/1941 (Ele costumava dizer que havia uma confusão sobre a data - pessoas da familia diziam que era 1940 a data real mas nos documentos era 1941)

CPF: 10429328753

Filiação

Filiação 1: Sebastião Alves Feitosa

Filiação 2: Antonia Maria da Conceição

Nascido no Bairro Trapiche da Barra / Maceió / Alagoas

Comentários

  • @belle3 , tem certeza de que seu pai nasceu em Maceió? Ele tinha um irmão chamado Amaro? Se sim, era de Pernambuco, segundo os registros do Family Search

  • Oie! Grata pelo retorno breve!


    Maceió temos certeza que foi. Só não sei se o registro foi num cartorio proximo ao bairro que ele viveu, o tal trapiche da Barra ( seria o mais provavel até pq ele era bem pobre...). Inclusive, na certidão de casamento dele diz nascido em Maceió, mas só diz a cidade e nada mais...


    Como ele casou aqui no RJ com minha mãe e sabemos o cartorio (ela , a filha de portuga, é viva e mora comigo) ainda tentei ligar para o cartorio e perguntar se eles não teriam o registro das pessoas que ali se casaram. Mas infelizmente ele disse que esse tipo de coisa é guardada por uns 5 anos e depois destruida.


    Eu confesso que fiquei encucada com isso...ora bolas, será que se eu for casar agora e emitir uma certidão de casamento, eles não têm um livro onde anotam meus registros de nascimento? Não casei então nao sei dizer, mas imaginava que tivesse esse trâmite.

    Eu só precisava saber o cartorio e as folhas, livro etc...não precisava nem o cartorio que fez o casamento emitir nada. Mas, segundo eles, não há registros assim depois de 5 anos ( e eles casaram em 1970 né).


    O que dá mais agonia é que minha mãe diz ter entregue a certidão de casamento qdo tirou a cidadania. Foi lá em Portugal quando ela estava em viagem...mas quando vc pega o assento a cidadania está para o nome de solteira dela e não o de casada.

    Ela jura de pé junto que entregou certidão de casamento e deu entrada com o nome de casada...mas acho que ela deve ter se confundido. O fato é que o documento dela que concede o assento português é no nome de solteira e o nome dela há 50 anos é o de casada.

    AChei u8m absurdo o consulado nao ter aceito o óbito de inteiro teor de meu pai...se uma pessoa morreu é pq nasceu algum dia né. Não sei o que fazer rs. De qq forma, muito grata!

  • Ah!! E não há irmão amaro...não que saibamos...

  • @belle3 , a certidão de nascimento portuguesa de sua mãe saiu com o nome de solteira porque ela "nasceu" em Portugal quando recebeu a cidadania.

    O Cartório do casamento certamente tem o livro do casamento, de onde pode extrair a certidão de casamento Inteiro Teor. Mas os documentos eventualmente entregues para o processo de casamento são, de fato, incinerados após 5 anos (também acho um absurdo). Somente a partir de 2012 é que começaram a microfilmar!!

    Você descobriu se esse Amaro era irmão dele? Tem os mesmos pais.

    Dá uma olhada. Esse Amaro era de Escada, Pernambuco.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-C91S-KSQ?i=283&cc=2016195"

  • @belle3 , chegou a pedir busca no 4º Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais?

    Telefone: (82) 3234-1202

    Rua Boa Vista, s/n, Trapiche da Barra, Maceió, AL

    CEP 57 010-736

  • Não...pedi só no 1º Ofício . Acho que o jeito vai ser esse né? ir pedindo um a um por Maceió toda rs.


    Estava pensando com meus botões: tem algum lugar que eu consiga ver a data de criação de um cartório? Porque, por exemplo, meu pai nasceu em 1941. Parece que há uns 7 cartorios em Maceió (segundo o rapaz do 1º disse). Assim, aqueles que tenham sido criados após 1941 eu descartaria de procurar...de qualquer forma teria que catar uma a um rs.

    Vopu tentar o 4º então, é o jeito. Fiz pelo registrocivil.org, achei um preço justo, esse é o melhor lugar mesmo?

    Desde já agradeço demais a ajuda!! Uso esse espaço há dois anos e sempre sou super ajudada! Agora vou até o fim pra resolver isso, não aguento mais o Brasil rs. Gratidão!


    Ah, sim, quanto ao nascimento dela em 2011...faz todo sentido! O que não aceito é não aceitaram a certidão de óbito de meu pai entende? Poxa vida se ele faleceu é porque morreu rs. Vou ver o tal Amaro sim...mas deve ser uma coincidencia absurda de homonimos rs. Ele tinha muitos irmãos mas, do mesmo pai e mãe acho que só um, meu tio que é conhecido. Mais uma vez, obrigada!!

  • @belle3 , não conheço esse registrocivil.org, por isso não tenho como opinar.


  • Se ele faleceu é porque nasceu um dia * rs

  • Tem algum que o pessoal fale bem por aqui? Vi que alguns têm muitas reclamações no reclame aqui. Esse registrocivil.org eu usei pq o proprio cara do cartorio (eu liguei pra lá achando que deveria ser direto com eles) me falou da existencia.

  • editado October 2020

    @belle3 , vi agora que é um site ligado à ARPEN.

    Não deve ser fake.

    https://www.registrocivil.org.br/"

    "O Registro Civil é o canal oficial da ARPEN Brasil (Associação dos Registradores de Pessoas Naturais) destinado ao cidadão para solicitar 2ª via de certidões, entre muitos outros serviços.

    O valor das certidões e emolumentos é tabelado de acordo com a Corregedoria Estadual, por isso o valor que consta no site é o mesmo do cartório. Alterações de valores ocorrem apenas quando há inclusão de taxa do frete (nos casos de certidões impressas) e se você optar por receber em outro local."

    Mas só tem busca em Pernambuco (a partir de 1976) ou São Paulo

  • É sim. Como o rapaz do cartório indicou e vi que tinhas essas questões legalizadas, confiei.

    Pois é, não tem busca em Alagoas. Eu terei que pedir em cada cartorio. Vou pro proximo, fazer o que né?


    Meu pai foi da marinha, por pouco tempo e há muito tempo. Mas tb to tentando ver com uma amiga como eu poderia fuçar registros dele por dentro da marinha. inclusive ele foi pra fora do país pela marinha. De repente é uma saída. O que não posso é desistir . Obrigada mesmo!

  • @belle3 , pode ser que a Marinha tenha os registros!

    Já entrou em contato com eles? Ele era militar? Veja onde fica a Diretoria de Pessoal Militar e telefone para lá.

  • Sim estou já vendo como fazer isso mesmo!

    Mas agora até fiquei esperançosa do 4º registro civil pq é exatamente no Trapiche da Barra. Tenho um grupo do trabalho que tem gente de todo Brasil. Lá perguntei pra alguém da região qual cartório seria o mais perto desse bairro. A menina me deu que era o 1 e o 4...de repente é o quarto pq é dentro do Trapiche!


    Muito grata! Volto pra contar!

  • Curioso...


    Esse endereço que me passou não aparece direito pela internet. Onde vc achou como sendo o 4º

    4º Ofício do Registro Civil das Pessoas Naturais?

    Telefone: (82) 3234-1202

    Rua Boa Vista, s/n, Trapiche da Barra, Maceió, AL

    CEP 57 010-736

  • Pois é...esse Floriano Peixoto é bem longe do Trapiche. Eu vou ver se falo novamente com a menina de Maceió do grupo do trabalho e vejo qual é o próximo mais perto. Valeu o apoio! :D

  • @belle3 , o endereço é o mesmo. Só que em um está s/n e no outro tem o número!

    Ao longo dos anos, esses Cartórios vão mudando!

    Aqui no Rio houve várias mudanças , alguns os livros foram espalhados, outros juntos, uma confusão só!

    Não custa tentar o 4º . Na pior hipótese, você vai ter que consultar todos!

  • @belle3

    Recentemente tive que pedir busca em cartórios de 3 cidades distintas de Alagoas, usei a lista do link abaixo e aparentemente estava bem atualizada com os nomes, telefones e e-mail corretos.

    Espero que te ajude.

    https://www.tjal.jus.br/teletrabalho/CartoriosAlagoasv8.pdf

  • Gente, vocês são maravilhosos!

    Leticia, é verdade!! Inclusive um que era perto da minha casa mudou mesmo! Vou no 4º sim :) :)


    Marcelo, antes de deitar havia achado essa lista mesmo...só havia ficado na dúvida se era extrajudicial o caso rs. Aí vocês são tão fera que tiram as dúvidas antes de perguntarmos kkk


    Gratidão!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.