Por favor ajuda na Busca de Local de Nascimento de Avô português

Olá. Sou neto de português e estou em busca do Local de Nascimento de meu avô para buscar sua certidão.

Não se sabe onde ele nasceu em Portugal e na Certidão de Casamento do Brasil dele consta apenas ele Natural de Portugal e não diz o estado. Nessa Certidão de Casamento do Brasil que ele casou-se com uma brasileira, consta também que ele apresentou para se habilitar "Carteira de Estrangeiro".

Como eu já vi encontrarem informações por aqui, estou recorrendo a vós. Se puderem ajudar a encontrar, obrigado!!


Dados até agora

Nome: Hilario Martins

Data de Nascimento: 07/07/1916

Pais: Manoel Martins e Deolinda Gonçalves

Avós Paternos: Maria Martins e Jose Maria

Avós Maternos: Adelina de Oliveira

Nome da Esposa: Ivone Mourão

Casou-se no Brasil em: 23/07/1942


Obrigado.

Comentários

  • @Matheus Martins , com esses dados, creio que você pode pedir a certidão de nascimento dele pelo civil online! Custa 10 euros.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1"

    Põe todos os dados de que dispõe.

    Use uma data para "driblar" o sistema deles, que não aceita pedidos com mais de 100 anos.

    Por exemplo - 07/07/1926

    Em observações, coloque que não sabe em que freguesia, concelho e distrito em que nasceu e a data de nascimento CORRETA.

    Eu já consegui uma certidão assim, só com o nome, a filiação e a data de nascimento.

  • editado October 2020

    @Leticialele Olá. Obrigado pela resposta.

    Acessei o site, fui em "Pedido de Certidão Online" em seguida "Entrar sem Autenticação" e na pagina fiquei meio confuso com o que fazer.

    Na parte "Dados do Pedido", os campos de Distrito, Concelho e Freguesia encontra-se o * que é obrigatório. Vai passar mesmo assim?

    É para colocar a data fake pra driblar o sistema deles, no campo "Data de Nascimento"?

    Em "Em observações" você se refere ao campo "Informação Adicional"? É nesse campo que eu Coloco que não sei o Distrito, Concelho e Freguesia e a Data de Nascimento Correta assim?


    Obrigado.

  • editado October 2020

    @Matheus Martins

    veja este registro brasileiro do Hilário

    casamento https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QPN7-PXKQ

    nos registros dos filhos consta também Hilário português? ...Guilhermina, Roberto e Paulo César.

  • editado October 2020

    @Kleber Silva Aguiar

    Obrigado pela resposta.

    Esse Registro Civil e a Certidão de Casamento já havia achado. Esses Não dizem o Local do Nascimento em Portugal.

    Há algum outro documento que possa constar essa informação do local? Na Certidão de Casamento consta "Carteira de Estrangeiro" que foi apresentado no ato.

    EDIT

    Esses filhos do Hilario Martins são completamente desconhecidos. Esses são os que ele teve com a Ivone Mourão.

    Meu pai filho dele foi com outra pessoa, minha avó Luiza Alexandre de Menezes. Na minha Certidão de Nascimento consta apenas o nome Hilario Martins em avós paternos. Na do meu pai também, em uma averbação que o fez reconhecido como filho legitimo do Hilario Martins.

  • @Matheus Martins , assim mesmo!!

    Já consegui uma certidão assim. Demora mais um pouco do que 24 horas, mas recebi pelo email

  • @Matheus Martins

    sabe se Hilário tinha irmãos e os nomes?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:KXQK-FQD

    pode ser informação dos pais https://digitarq.adavr.arquivos.pt/details?id=1130236

    Hilario pode ser da freguesia de Nariz concelho e distrito de Aveiro

  • @Matheus Martins , o @Kleber Silva Aguiar achou uma certidão de nascimento brasileira do Hilário!

    De onde vem a informação de que ele é português?

    A suposta irmã, Maria Amélia, veio para o Brasil em 1955, casada, tendo nascido em 1931 em Portugal.

  • editado October 2020

    @Kleber Silva Aguiar

    Então. Só sabe-se do Hilario Martins essas poucas informações. Os filhos com a Ivone Mourão são desconhecidos e provavelmente já faleceram. O Hilario Martins morreu 3 meses depois do nascimento do meu pai em 1971.

    Os nomes estão meio confuso ainda. Na Certidão de Casamento consta Manoel Martins e Deolinda Gonçalves, na Averbação consta Manuel Martins e no Registro Civil os nomes aparecem um tanto diferente. Não bate com os dos links ao meu ver. Você acha que os nomes possam estar errados? Inclusive eu achei no Family Search um Hilario Martins de Aveiro com os nomes dos pais semelhantes ao do meu avô. Agora mais esse achado fortalece a suspeita dele ser de Aveiro. Mas tá meio incerto ainda né?!

    @Leticialele

    Documentalmente, a Certidão de Casamento dele com Ivone Mourão é a única coisa que afirma que ele é português. De documento conhecido. De resto era só o que a minha avó Luíza falou pro meu pai. Que o pai dele era português. Aquela Certidão de Registro Civil não é de pessoas naturais e não consta nessa categoria. Também não sei como funciona essas coisas.

  • @Matheus Martins , a certidão que o @Kleber Silva Aguiar é de nascimento, emitida pela 8ª Pretoria Cível, que agora são a 13ª e 14ª RCPN., é uma certidão em que o próprio Hilário Martins foi o declarante. É um registro tardio!

  • @Leticialele Ah sim. Mas tem como esclarecer essas coisas ou o que aconteceu? Está muito confuso todos esses documentos.

  • @Matheus Martins . infelizmente não posso presumir o que aconteceu. Só estou relatando o que está escrito na certidão. Creio que a data é 1939, mas está difícil decifrar!

  • editado October 2020

    @Leticialele Eu mandei um e-mail para o Cartório da Certidão de Casamento dele, para saber qual foi o documento que ele usou pra dar entrada no Casamento e o prazo máximo para desarquivamento é de até 5 anos. Tambem não consta nenhum documento dele na Certidão de Óbito. Ta em branco. Então, não sei o que fazer.

  • editado October 2020

    @Matheus Martins , chegou a pedir a certidão dele pelo civil online? O máximo que vai acontecer é perder 10 euros para acabar com essa dúvida!

    Eu tentaria!

  • editado October 2020

    @Matheus Martins

    Primeiro solicite informações por email na CRC para verificar a existência do registro, informe nome, filiação, data e a freguesia de Nariz, e ainda pode dizer que há duvida na freguesia.


    CRC de Aveiro

    civil.aveiro@irn.mj.pt

  • @Leticialele Eu já vou tentar sim lógico!! Tenho que arrumar alguém com Cartão de Crédito primeiro ;-;

    @Kleber Silva Aguiar Meu pai confirmou que o Hilario tinha irmãos sim. Só não se sabe o nome dele(s). Vou mandar o email na CRC de Aveiro antes de pedir a certidão e atualizo aqui depois.

  • Você conseguiu pedir mesmo sem botar distrito, concelho e freguesia?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.