Dúvidas Ref Obtenção de Cidadania

Boa tarde gente, estou prestes a dar entrada na cidadania do meu pai e me surgiram algumas dúvidas..

A primeira: Eu possuo um valor em euro, consigo realizar o pagamento da taxa da cidadania direto no consulado ou o pagamento pode ser feito somente em Reais ?

A segunda: Em 2018 eu emiti as certidões do meu pai e apostilhei, autentiquei tudo certinho. Mas por alguns motivos tive que adiar a solicitação da nacionalidade, essas certidões perderam a validade ?

Obrigado!!

Comentários

  • @Rgomes96 , se você der entrada pelo Consulado, vão mandar para Lisboa, que é a Conservatória mais lenta, pelo volume de processos.

    Os Consulados recebem o dinheiro com cartão de débito, não sei se algum aceita euros.

    Há a opção de pagar com cartão de crédito, internacional, desbloqueado, através da plataforma de pagamentos do IRN:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C"

    Quanto à validade das certidões, por conta de inúmeras fraudes já descobertas, só valem por 1 ano entre a emissão e a numeração do processo.

    Assim, você tem que tira-las e apostilar novamente!

  • Obrigado Leticia!

    Caso eu opte pelo pagamento via Cartão de Crédito, como eu faço com o envio da documentação ? envio para a conservatória e efetuo o pagamento através do site do IRN ?

    Se tiver alguma postagem aqui no fórum que possa solucionar minhas dúvidas referente a solicitação de nacionalidade através dos correios e você puder me passar o link, serei grato.

  • @Rgomes96 , os documentos para o processo de Atribuição são os seguintes:

    1 - Cópia simples do assento do português. Se for assento de batismo, tem que pedir uma cópia certificada no Arquivo Distrital correspondente e mandar certidão de casamento ou óbito para fixar o nome usado na vida adulta;

    2 - Certidão de nascimento, por cópia reprográfica do livro, apostilada, emitida há menos de 12 meses;

    3 - Cópia autenticada e apostilada do RG ou Passaporte que contenha filiação, com emissão menor que 10 anos;

    4 - Pagamento da taxa de 175 euros, por cartão de crédito, através da plataforma de pagamentos do IRN:

    https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C"

    Em até 24 horas úteis até a confirmação do pagamento, receberá, no email cadastrado, um Formulário 1C com o recibo no cabeçalho.

    5 - Formulário 1C (obtido como descrito acima) impresso colorido, frente e verso, preenchido sem rasuras e com a assinatura reconhecida por autenticidade (assina na frente do funcionário do Cartório);

    6 - Se o requerente tiver mais de 70 anos, precisa fazer prova de vida (é grátis) no Consulado que atenda à região em que mora.

    Coloque todos os documentos em um envelope, escreva na frente "Processo de atribuição 1C ´em nome de XXXXX).

    Faça o envio, preferencialmente, por DHL . Custa mais 60 reais que os Correios, mas tem seguro e é mais rápida e eficaz

    Pode mandar os documentos para qualquer Conservatória que aceite os documentos por Correios

    Aqui no Fórum, recomendamos - Arquivo Central do Porto (ACP) - em torno de 12 meses para conclusão;

    Tondela - em torno de 8 meses para conclusão;

    Vila Nova de Gaia ou Almada - parecem ser bem rápidas, mas não temos relatos suficientes para calcular uma estimativa de prazo.

    Aqui no Fórum tem um tópico para cada uma dessas Conservatórias.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.