Ajuda com certidão de nascimento/batismo - Maria Leonor Pinto Maia nascida em 1906

hmanjoshmanjos Member

Olá! Estou em busca dos documentos da minha bisavó para o processo de atribuição de nacionalidade para minha mãe. Minha bisavó e bisavô foram de Portugal para o Brasil no início do século XX. Consegui encontrar a certidão de batismo do meu bisavô e acredito que ela nasceu no mesmo local/perto:

Dados que tenho:

Nome: Maria Leonor Pinto Maia

Data de nascimento: 11.08.1906

Encontrei o registro do meu bisavô em: Igreja Parochial de Santa Maria d'Alvarelhos, conselho de Santo Tirso, distrito do Porto (acredito que ela seja do mesmo local/perto)

observação: O sobrenome (apelido) Maia é provavelmente de casada, uma vez que meu bisavô se chamava  Ascensão Alves Maia  

Não consegui encontrar nada sobre ela e sei que basta 1 dos avós ser portugues para prosseguir, mas acredito que seria mais beneficial ter ambos.

Aprecio qualquer ajuda possível, muito obrigada!!

Comentários

  • editado October 2020

    @hmanjos

    sendo ambos portugueses com casamento no exterior (fora de Portugal) precisará do registro dos dois e transcrever o casamento.

    Filho de Ascenção e Maria Leonor https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QLW2-B947 para verificar a filiação.


    deve ser a emigração da Maria Leonor com a mãe... http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    ID 2379 / Maria Leonor / ID Titular 102484 / Ana Augusta Pereira Pinto / Filha / 5 / Feminino / Solteiro

    ID Titular 102484 / Ana Augusta Pereira Pinto / Baião / Baião / Augusto Coelho da Silva / Sem Indicação / Não Indica / 32 / Rio de Janeiro / Casado

    ...e do pai e irmãos

    ID 332254 / Manuel Pereira Pinto / Cinfães/ Baião / António Pereira Pinto / Margarida Pereira de Jesus / Proprietário / 43 / Pernambuco / Casado

    ID 101997 / Vitorino Pereira Pinto / Cinfães / Baião / Manuel Pereira Pinto / Ana Augusta / Empregado / Comercial / 18 / Pernambuco / Solteiro

    ID 324400 / Armando Pereira Pinto / Cinfães / Baião / Manuel Pereira Pinto / Ana Augusta / Empregado / Comercial / 17 / Pernambuco / Solteiro

  • @Kleber Silva Aguiar Muito obrigada!! Estou há meses procurando quaisquer informações sobre ela e até agora só sabia a data da nascimento/óbito e o nome. Agora com todas essas informações ficou bem mais fácil, já encontrei até dados de passaporte do pai dela no site do Arquivo Distrital de Viseu (eu não havia encontrado nada dela pois estava procurando no Arquivo Distrital do Porto!) e já sei também onde se casou em Pernambuco.

    Uma coisa importante- certidão de nascimento/batismo. Não consegui encontrar ainda nas minhas buscas pois não achei no Arquivo Distrital de Viseu algum documento de 1906 de registros de batismo. Você saberia me ajudar neste quesito? Acho que é um documento essencial para a atribuição de nacionalidade para netos..

    De qualquer forma, agradeço imensamente pela ajuda! Você descobriu mais hoje do que eu consegui em meses hahaha obrigada!!

    (estarei postando minhas outras dúvidas sobre o processo em outras salas que não são a de busca de certidões)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.