Documentos

Documentos necessários são RG apostilado e registrado em cartório? Cópia reprografica da certidão de nascimento de inteiro teor, apostilada ? Número do assento e formulário 1c.

Comentários

  • @Wander Rocha , além do pagamento da taxa de 175 euros!

    Isso se é processo de atribuição de pai para filho.

  • Isso minha mãe tirou,já tenho o assento dela é isso mesmo né.

  • @Wander Rocha , que foi o declarante do seu nascimento ? Foi antes de completar 1 ano de idade?

    Se foi seu pai e a mãe é a portuguesa, tem que transcrever o casamento dela em Portugal antes de pedir a sua atribuição.

    Os Consulados têm feito rapidamente. Ponta Delgada, nos Açores, especializada em transcrições, leva de 4 a 6 semanas.

  • Não meu avô era português já fiz o da minha mãe, então ela é portuguesa agora viu fazer a minha e do meu irmão

  • Minha mãe e meu pai nunca foram casados. Apenas me registraram

  • editado October 2020

    @Wander Rocha , vocês nasceram após 1978?

    Se nasceram, peça a sua mãe para fazer 2 declarações, uma para cada filho, com assinatura reconhecida por autenticidade, com o seguinte teor:

    Eu, Fulana de tal, portuguesa, documento de identidade nº XXX, CPF XXXXX, declaro, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, que não fui casada com BELTRANO DE TAL, pai de meu filho SICRANINHO DE TAL, nascido em XX/XXX/XXXX.

    Se nasceram antes, tem que juntar documentos que comprovem a maternidade na menoridade - declaração da maternidade, cópia de matrícula escolar, certidão de batismo... qualquer coisa que tenha a assinatura da mãe.

    Outra alternativa, se tiverem nascido antes de 1978, seria mandar para a Conservatória de Ovar, que é mais demorada e a Conservadora de lá entende que a lei de 1978 é retroativa e não vai exigir documento comprobatório algum.

    Os dois processos, ainda que tenham documentos em comum, têm que ser enviados completos, um em cada envelope e os dois envelopes dentro do envelope de envio, preferencialmente por DHL.

  • Precisa registrar em cartório esse documento?

  • Já li de novo e vi a resposta

  • Bom dia pessoal, tenho uma duvida sobre o preenchimento do 1C, no quadro 5 tem o LOCAL, DATA e 2 linhas de assinaturas com o numero 1 bem pequininho.

    A pergunta seria, e necessario assinas as 2 linhas ou apenas 1 ?

    agradeco a todos.

  • @jairo99

    Se o requerente for maior, ele assina na primeira linha, e certifica por autenticidade. Junta a cópia do RG autenticado/apostilado dele.

    Se o requerente for menor, os dois pais assinam, e por isso tem 2 linhas. Nesse caso os dois são certificados por autenticidade. A cópia dos dois RGs também são autenticados/apostilados. E se o menor tiver mais de 14 anos tem que juntar a copia certificada do RG do menor.

  • @gandalf Muito obrigado.

  • @Leticialele é obrigatório fazer isso? Não vi ninguém falar isso no site nem no de Portugal, tem que ser feita em próprio punho ou pode ser digital e apenas assinada ?

  • editado October 2020

    @Wander Rocha , não é obrigatório, mas não deixa dúvida de que a mãe não era casada com o pai. É menos uma possibilidade de exigência.

    Pode ser feita do próprio punho ou digitada. Mas tem que reconhecer a firma por autenticidade.

    Se quiser mandar sem a declaração, nada impede! Mas tem que estar claro, na certidão de casamento, que os pais não eram casados entre si.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.