Relacao de Vapores que chegaram a Belem-PA (1895 a 1914)

Ola pessoal!

Estou tentando localizar a relacao de Vapores que chegaram a Belem-PA entre 1895 a 1914, voces sabem onde consigo consultar estes documentos?

Como minha familia nao lembra de qual lugar em Portugal meus bisavos portugueses sao originarios, acredito que isto poderia me ajudar a descobrir.

Aproveitando, sabem tambem onde eu poderia consultar os pedidos de passaporte em Portugal? E como 'e feita esta pesquisa?

Obrigada por qualquer informacao que possam fornecer!


Sds,

Milena Silva.

Comentários

  • Olá Milena, você tem algum dado dos seus bisavós?

  • Ola @carlos_sarmento boa tarde!

    Sim, tenho. Sao tres bisavos que vieram de Portugal: Irene, Edmundo e Adair.

    Segue abaixo os documentos e arvore genealogica que tenho deles. Apesar de na certidao de casamento de Edmundo e Adair dizer que ambos sao naturais de Belem do Para, minha avo (filha deles) afirma que os dois vieram jovens de Portugal.

    Caso possa me dar qualquer dica ou ajuda seriei extremamente grata!


    Sds,

    Milena Silva

  • @carlos_sarmento

    Abaixo os dados de acordo com os documentos da familia:


    Bisavó Irene

    NOME: IRENE AYRES BORGES

    Marido: FRANCISCO AYRES BORGES

    Filhos do casal: George (nascimento no Para em 14/09/1914, casamento no RJ em 26/12/1936)

    Ernani (nascimento no Para em 19/05/1918, casamento no Para em 06/05/1953, faleceu no Para por volta de 1981/1982)

    Edmundo (nascimento por volta de 1920, pois faleceu em 31/10/1964 com 44 anos no RJ)

    NASCIMENTO: por volta de 1895, pois na certidao de obito informa que faleceu em 02/10/1943 com 48 anos).

    O casamento deve ter ocorrido por volta de 1910-1915.


    Bisavo Edmundo

    NOME: EDMUNDO CLAUDIO CAMPOS

    DATA NASCIMENTO: 28/02/1907

    FILIACAO: ANTONIO CAMPOS / ANTONIO ALVES DE MEDEIROS (Morreu em 22/04/1912) e ANNA DE JESUS /ANNA DA CONCEIÇÃO MEDEIROS CAMPOS (Nascimento 25/07/1880)

    Veio para o Brasil crianca/adolescente, casou se em Belem-PA com Adair de Britto Alves / Adhair Alves Campos (Nascimento 22/06/1910)

    Dois dos filhos que tiveram no Brasil: Claudio de Jesus Alves de Campos (20/09/1933) e Raimunda do Carmo Alves Borges (03/09/1936)

    Nao sabemos se ele seria originario da Ilha da Madeira ou de Portugal, mas acreditamos que seria de Portugal.


    Bisavó Adair

    NOME: ADAIR DE BRITTO ALVES (CAMPOS)

    DATA DE NASCIMENTO: 22/06/1910

    CASAMENTO: 29/11/1930

    NOME DA MAE: EDELVIRA DOS SANTOS ALVES / EDELVIRA DE BRITO MANAO

    NOME DO PAI: JOSE DE BRITO MANAO

    Dois dos filhos que tiveram no Brasil: Claudio de Jesus Alves de Campos (20/09/1933) e Raimunda do Carmo Alves Borges (03/09/1936)


    Desde ja agradeco qualquer ajuda que possa me dar!


    Sds,

    Milena Silva

  • editado October 2020

    @MILENA

    Sua lista é bastante extensa.

    Se é somente pra compor a arvore genealógica da família, você deveria procurar por sua conta, lendo o que se discute no fórum. Tentando repetir os passos e obter a documentação de outras pessoas. E você aprende no processo.

    Você já conseguiu a nacionalidade, pelo que entendi aqui. "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/223928/#Comment_223928"


    Sua fonte de busca seria o SIAN, Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Até 2 anos atras era aberto, agora tem que se cadastrar para acessar os dados.

    "http://www.arquivonacional.gov.br/br/?option=com_content&view=article&id=17"

  • Ola @gandalf !

    Muito obrigada pelo direcionamento, ja realizei o cadastro e fiz algumas buscas mas nao consegui encontrar nada infelizmente!


    Sds,Milena Silva

  • @gandalf

    Queria te fazer uma pergunta:

    No link que voce enviou para busca no arquivo nacional informa pode se fazer a busca para o porto de Belém a partir de 1939 ate 1962, porem acredito que nao esteja encontrando porque minha busca seria para um periodo anterior a esta data.

    Isso quer dizer que nao ha uma base de dados para busca para periodo anterior a 1939 em Belem ou que nao teve nenhum vapor que desembarcou em Belem antes de 1939?


    Muito obrigada desde ja!

  • @MILENA , creio que eles não tenham base de dados anteriores a 1939, porque meu avô veio para o Pará, Brasil (pelo menos era a intenção dele, segundo o processo de passaporte) em 1910.

  • Oi @Leticialele ,

    Obrigada por seu comentario :) Entendi, então uma opção seria neste caso fazer a busca pelos registros de solicitação de passaporte em Portugal ou você acha que seriam muitos e deste modo ja seria melhor mesmo buscar diretamente nos registros paroquiais o assento de nascimento deles?

    Ha alguma outra relação que eu possa consultar para descobrir a origem dos meus antepassados?


    Muito obrigada desde já,

    Milena Silva

  • Aos amigos do tópico, moro em Belém e posso dizer a vcs q as informações q vcs buscam são dificeis de conseguir, principalmente antas dos anos 30, a biblioteca do Grêmio Literario Portugues, possui alguns registros de entrada pelo porto de Belém, la consegui algumas informações.

  • Para quem precisa de informações quanto a origem portuguesa de seus antepassados pode tentar tambem uma consulta ao arquivo da beneficente portuguesa, foi lá q comecei a descobrir muita coisa sobre o meu avô, e a colonia Portuguesa quse toda era sócia, e eles mantêm o arquivo.

  • @MILENA , buscar os passaportes sem saber, pelo menos, o Distrito em Portugal seria uma busca insana! Idem nos registros paroquiais!

  • Ola @Leticialele

    Sim, são muitos livros!!! Estou verificando os registros paroquiais, cada dia vejo alguns, se eu não conseguir mais informações devo ficar muitos meses olhando estes livros rsrsrs O que me preocupa é que para algumas freguesias não tem registros até 1911 digitalizados, dai não sei se seria porque ainda não digitalizaram ou porque não teve o livro mesmo.

  • @MILENA , imagino! Estou montando a genealogia da família do meu avô e já li TODOS os registros do lugar onde viviam, de trás para a frente.

    Batismos, casamentos e óbitos. É mesmo uma insanidade, mas me divirto muito!! "Falleceu da vida presente", "Teve que pedir autorização ao Papa porque teve um coito com uma prima da noiva e foi público e notório". Imagine uma certidão de inteiro teor desse casamento??? Ri litros.

  • Ola @DárioJr

    Nossa, muito obrigada pelas dicas super valiosas!!!

    A minha familia esta no Rio de Janeiro e eu estou no momento no exterior, assim que infelizmente não consigo ir nestes lugares. Gostaria de poder ir lá amanhã mesmo!

    Voce acha que seria possível fazer esta busca junto a "biblioteca do Grêmio Literário Portugues" e ao "arquivo da beneficente portuguesa" de forma remota/à distancia? Voce teria algum email e nome de contato? Eu busquei no website mas não encontrei contato para estes assuntos.

    Se eu conseguisse qualquer informação nova seria ótimo, nos ajudaria muitíssimo!

    Desde já agradeço,

    Milena Silva

  • @Leticialele Verdadeee!!!

    Eu tambem sinto um certo gosto quando estou buscando nestes registros, parece que algo nos toca em relação as nossas origens!

    Tambem tenho me divertido bastante! hehehehe

    Fico feliz que você já saiba o lugar onde viviam, nossa isso facilita muitoooo!!!

    Desejo muito sucesso na sua pesquisa. Ate breve!!!

  • @MILENA Uma lista pra você começar a buscar como encontrar o Arquivo, e sua aventura.

    @DárioJr Essa foi de fato a melhor dica.

    "https://www.gremioportugues.com.br/sobre" História do Gremio e a lista de telefones ao final

    "https://www.beneficenteportuguesa.com.br/page/quem-somos-2" História do Beneficente e contato (mais como hospital mesmo)

    "https://www.cadastronacional.com/cnpj/04928479000181/ceqBjfsy" Uma lista de telefones diferente, institucional e financeiro

    "https://www.mundolusiada.com.br/comunidade/benemerita-sociedade-portuguesa-do-para-recebe-condecoracao/" Artigo recente mostra que o Hospital é o centro

    "https://www.mundolusiada.com.br/comunidade/embaixador-e-secretario-das-comunidades-entregam-ordem-do-merito-nos-150-anos-do-gremio-portugues/" Artigo recente sobre o Grêmio

    Em algum deles você conseguira o telefone do Arquivo e os dados históricos. Provavelmente não por Internet, mas por telefone. Conversando com pessoas mais idosas, que sabem da história.

  • @MILENA, bom dia quando descobri q o consulado Português encaminhou a biblioteca do Grêmio os registros de entrada pelo porto de Belém, fui pessoalmente lá e falei com a Sra. Nazaré Góes, muito atenviosa e solicita e depois comecei a tratar pelo e-mail biblioteca@gremioportugues.com.br, quanto a Beneficente portuguesa, eles tem os livros de registros de todos os sócios, eu consegui pelo telefone falar com o setor administrativo e consegui q a pessoa, não lembro mais o nome já faz algum tempo e perdi o contato, mandasse a imagem do registro do meu avô pelo Zapp, e assim descobri o local de nascimento e ate o endereço dele a época em q se associou ao hospital, o @gandalf ,relacionou alguns links q tem os contatos, boa sorte, mo começo é buscar uma agulha no palheiro e vc as vezes desanima, mas quando começam a aparecer os resultados é muito bom, não desista, quando comecei tinha apenas o nome de meu avô, hj minha árvore esta bem adiantada, boa sorte.

    Ia esquecendo vc pode procurar também no site do Centro de Memoria da Amazonia, eles já estão disponibilizando alguns arquivos p busca virtual e vc pode solicitar, caso encontre algum registro, cópias q podem ser encaminhadas a vc.

  • @DárioJr @gandalf

    Ola!!!

    UAUUUUUUU!!! Nossa, estou muito animada com as dicas! Voces sao sensacionais!!! Muito obrigada de verdade!!!

    Ja anotei estas fontes novas no meu caderninho de pesquisa e iniciei as buscas, segunda feira vou fazer as ligacoes, se Deus quiser terei novidades!!! :)

  • @MILENA

    Como foi dito, o Consulado português do Pará transferiu seu acervo para o Grêmio Literário de Belém.

    Você teve algum progresso?

  • Ola @gandalf !

    Sim, contactei a Sra Nazare, que o amigo Dario Jr indicou e ela me respondeu no inicio deste mes que iria realizar uma busca "Em nosso acervo pois temos livros de inscrição consular". Estou aguardado o retorno dela sobre a pesquisa.

  • @MILENA

    Faz como eu fiz... manda um lembrete pra ela... :-)

  • Ja estou em contato agora pelo whatsapp com ela, sempre muito gentil :) mas ate o momento nao encontrou nada infelizmente

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.