Exigência: "Declaração de Nascimento"

Bom dia!

Meu pai teve o processo de cidadania por atribuição para neto aprovado dia 18 de setembro de 2020.

No entanto a CRCentrais enviou um email solicitando uma "declaração de nascimento".

Alguém aqui que já passou por essa etapa, pode me dizer como conseguiu?

O consulado do RJ disse que a conservatória quem precisa enviar esse formulário para mim por email, no entanto a conservatória informa que isso deve ser feito diretamente pelo Consulado.

Quem conseguiu fazer essa declaração de nascimento?

Teve que agendar? Levou quais documentos? Esse formulário conseguiu com quem?

Estou preocupada, pois o prazo é de apenas 6 meses para resolver, caso contrário o processo é extinto.

Se puderem me ajudar, agradeço.

Comentários

  • Olá pessoal.

    Vou deixar escrito aqui como foi a resolução dessa situação, para ajudar a quem poderá a vir passar por isso.

    Escrevi para ouvidoria.cgrio@mne.pt , do Consulado do Rio de Janeiro.

    Eles solicitam no corpo do email: nome completo, endereço, data de nascimento, CPF, telefone de contato e email. Junto envie o email recebido do CRC centrais e o despacho da sentença deferida como favorável para a cidadania para netos por atribuição ( que foi o meu caso )

    Eles responderam o email em 24 horas. Com a data de agendamento.

    Junto enviaram um formulário para a auto declaração de nascimento que já deve ser levado preenchido. Pediram para levar os seguintes documentos também: um documento de identificação original válido (que permita a identificação do declarante), fotocópia da certidão de nascimento de inteiro teor do requerente e cópia do despacho da Conservatória dos Registos Centrais de Lisboa.

    O atendimento foi realizado 7 dias após ter recebido esse email. No local, fizeram atendimento na hora marcada, e ao final me entregaram um numero de protocolo que enviei a CRC centrais conforme me foi solicitado.

    Agora estamos a aguardar o número de assento (certidão de nascimento transcrita), finalizando assim o processo de cidadania.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.