Validade das certidões

Estou tentando atribuição de nacionalidade portuguesa, e finalmente consegui reunir toda a documentação. Liguei para o Consulado do RJ nesta semana, e me marcaram somente para 18/05, para que possa apresentar a documentação.
Minha dúvida é a seguinte: li que as certidões tem que ser emitidas há menos de 180 dias. Até 18/05, terá certidão minha com prazo vencido.
A atendente do Consulado me informou, que a data que contaria para esse prazo seria a data que eu realizei o agendamento, ou seja, 10/02, não importando a data de apresentação. Gostaria de saber se esse procedimento é normal e esse informação está correta?

Comentários

• João

Se vc fizer sua atribuição, enviando seus docs pelo correio direto para a CRC de Lisboa, é bem provavel, quase certo,que vc consiga sua cidadania antes da data que vc esta agendado para fazer pelo consulado, alem de precisar menos docs do que o consulado te pede.
  • esquece o consulado, rssss

Exatamente como a Sandra disse.

João, vc já está com a faca e o queijo na mão, não fique dependendo da boa vontade do consulado, manda já todos os docs direto pra CRC em Lisboa, é lá que vão parar todos os processos mesmo, os consulados são apenas intermediários, vc não precisa deles pra iniciar o seu processo de atribuição. Se vc explicar direitinho sua situação a gente confere seus docs e diz se tá faltando alguma coisa e o que mais vc precisa fazer!
  • Profecia

Use os nosso escritorios virtuais gratuitos e seras um portuga. Huahauahauah
  • Maestro,
    Que tal montar uma ONG? Nada mais em moda.
  • Joaoooo

alguem resgata e convence o Joao a fazer tudo pelo correio com a CRC, gente.
  • CRC via correio

Gente,
    O pessoal aqui do site me orientou de forma bacana, no meu caso, pra fazer via correio, mandando beeeem menos documentos diretamente à CRC em Lisboa e me poupando de fazer 1 milhão de retificações em certidões que eu teria que apresentar aqui no Consulado em SP e não na CRC.
    Enfim, o problema é que tem certas pessoas me falando que NÃO PODE-SE MAIS fazer via correio, que tenho que fazer via consulado.
    Tentei achar alguma informação oficial com a negativa, mas não encontrei. No entanto, apesar de ter pego o link aqui na comunidade sobre atribuição via correio (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao-da7435/ ), tentei entrar na página inicial http://www.irn.mj.pt e navegar até o link do processo de atribuição via correio e não consegui chegar!
    Parece que a página foi tirada do ar, no entanto como tínhamos o link antigo aqui na comunidade, ainda conseguimos acessar.
    Pelo que vi, tem pessoas que fizeram pelo correio ainda no mês de janeiro!!! Mas a informação foi ventilada... não custa nada eu averiguar. Pq se eu confirmar que esta informação não existe (da proibição via correio) eu já saberei o porque do sensacionalismo da notícia... dividirei o pensamento com vcs posteriormente, com certeza.
    E aí... alguém tem alguma informação nova sobre o lance dos processos via correio?
  • Fabio,

segue o que esta escrito no site do IRN. Entrar em cidadaos - nacionalidade.

A declaração pode:

a) constar de impresso de modelo aprovado (Impresso - Mod. 1C), preenchido e assinado pelos interessados.

O Impresso é:

►Enviado pelo correio para a Conservatória dos Registos Centrais, sita na Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 200, 1099-003 Lisboa

ou

►Apresentado na Extensão da Conservatória dos Registos Centrais localizada no CNAI;

b) ser prestada perante funcionário competente:

Em Extensão da Conservatória dos Registos Centrais localizada no CNAI;

Em Conservatória do Registo Civil da sua escolha, ou

Em Consulado português da área da residência.

Se o interessado for representado por procurador, a procuração para a declaração de atribuição de nacionalidade deve revestir a forma prevista na lei.
  • Fabio,

o dia que mudar alguma coisa, nos vamos avisar, ninguem aqui vai brincar com assunto tao importante.

A diferenca das informacoes eh que aqui ninguem pensa em $$.
  • Cibele

Esta página eu só consigo acessar por aquele link maior, que eu peguei na parte de eventos da comunidade.
    Quando eu entro no http://www.irn.mj.pt/ e entro no site do IRN, as opções são:
    # IRN
    * Organigrama
    * Contactos
    * Horários
    * Legislação
    * Recursos Humanos
    * Área Notarial
    Versão para impressão
    (copiei e colei). Não aparece o link "cidadão" dentro do IRN. Tô ficando louco ou é isso mesmo?
  • Esta la em cioma, ao lado da palavra Inicio esta:

Inicio- Cidadaos - Empresas - IRN

Clica em cidadaos e depois entra em pedidos de nacionalidade.
  • Sim Cibele, o pessoal daqui, inclusive você tem sido show de bola, credibilidade total.

O que eu tô querendo é só confirmar esses detalhes aí do site, pq tem gente de outra comunidade que "esconde" informação com segundas intenções e tem MUITA gente pagando $$ por isso.
  • Não aparece

Cibele, cliquei em Cidadão e copiei o conteúdo da página abaixo. Não tem a opção "pedido de nacionalidade". Tô começando a desconfiar que existe um firewall ou qualquer outra coisa que bloqueie o link para o Brasil. Você está acessando do exterior né?
    ---------------------------------------------------------------------------------------

Serviços para o Cidadão
    Conheça os serviços que pode realizar

Registo Civil

* Nascimento
    * Casamento
    * Óbito
    * Divórcio
    * Certidões

Identificação civil

* Pedido de Bilhete de Identidade para cidadão nacional
    * Em caso de retenção de Bilhete de Identidade

Registo de Veículos

* Registo de propriedade

Registo Predial

* Informações sobre o registo predial
    * Pedido de certidão on-line

Registo Centrais - Nacionalidade

* Pedir certidão
    * Vocábulos admitidos e não admitidos como nomes próprios

Notariado

* Compra e venda e permuta de bens imóveis
    * Testamentos
  • ok

Clique em Registos Centrais - nacionalidade

Falei errado, pedidos de nacionalidade vem depois que clicar nos registos centrais
  • Finalmente!

rsrsrsrs, vocês devem estar pensando que eu sou doido né gente... deu certo.

Depois de abrir todos estes links tem que clicar ainda no link "consultar" que tá cinza, bem discreto... e aí finalmente aparece a página que temos no link da comunidade.

Cibele, tks pela paciência heim... acho que vc queria me socar pelo computer... rsrsrs

Bom, agora é dar entrada neste bendito processo e incentivar aos que estão pagando advogados a toa a fazerem via correio.

Tks Cibele (again)!
  • Fabio,

faz um favor, cola o que eu coloquei no topico acima na outra comunidade ou melhor no escritorio advocaticio, deixa eu me divertir por alguns segundos! Logo eles irao apagar !
  • Cola o meu primeiro post desse topico ! rsrsrs
  • Lara

Perdoe a ausência...

Já consegui juntar: minha certidão de inteiro teor (já legalizada no Itamaraty), certidão da minha mãe (brasileira) e certidão do meu pai (português), uma vez que ambos são solteiros. Não sei como funciona esse esquema de mandar pelo correio ... a vantagem seria em relação ao tempo?

Grato!
  • Cibele, fiz uns questionamentos la no "escritorio", mas eh dificil viu, eh uma equipe fazendo a barreira pra proteger o big boss.

Fazer o que ne! Ainda bem que eu achei vcs aqui, rsrsrsrs
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.