Validade das certidões
Estou tentando atribuição de nacionalidade portuguesa, e finalmente consegui reunir toda a documentação. Liguei para o Consulado do RJ nesta semana, e me marcaram somente para 18/05, para que possa apresentar a documentação.
Minha dúvida é a seguinte: li que as certidões tem que ser emitidas há menos de 180 dias. Até 18/05, terá certidão minha com prazo vencido.
A atendente do Consulado me informou, que a data que contaria para esse prazo seria a data que eu realizei o agendamento, ou seja, 10/02, não importando a data de apresentação. Gostaria de saber se esse procedimento é normal e esse informação está correta?
Minha dúvida é a seguinte: li que as certidões tem que ser emitidas há menos de 180 dias. Até 18/05, terá certidão minha com prazo vencido.
A atendente do Consulado me informou, que a data que contaria para esse prazo seria a data que eu realizei o agendamento, ou seja, 10/02, não importando a data de apresentação. Gostaria de saber se esse procedimento é normal e esse informação está correta?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Se vc fizer sua atribuição, enviando seus docs pelo correio direto para a CRC de Lisboa, é bem provavel, quase certo,que vc consiga sua cidadania antes da data que vc esta agendado para fazer pelo consulado, alem de precisar menos docs do que o consulado te pede.
Exatamente como a Sandra disse.
João, vc já está com a faca e o queijo na mão, não fique dependendo da boa vontade do consulado, manda já todos os docs direto pra CRC em Lisboa, é lá que vão parar todos os processos mesmo, os consulados são apenas intermediários, vc não precisa deles pra iniciar o seu processo de atribuição. Se vc explicar direitinho sua situação a gente confere seus docs e diz se tá faltando alguma coisa e o que mais vc precisa fazer!
Use os nosso escritorios virtuais gratuitos e seras um portuga. Huahauahauah
Que tal montar uma ONG? Nada mais em moda.
alguem resgata e convence o Joao a fazer tudo pelo correio com a CRC, gente.
Gente,
O pessoal aqui do site me orientou de forma bacana, no meu caso, pra fazer via correio, mandando beeeem menos documentos diretamente à CRC em Lisboa e me poupando de fazer 1 milhão de retificações em certidões que eu teria que apresentar aqui no Consulado em SP e não na CRC.
Enfim, o problema é que tem certas pessoas me falando que NÃO PODE-SE MAIS fazer via correio, que tenho que fazer via consulado.
Tentei achar alguma informação oficial com a negativa, mas não encontrei. No entanto, apesar de ter pego o link aqui na comunidade sobre atribuição via correio (http://www.irn.mj.pt/IRN/sections/irn/a
Parece que a página foi tirada do ar, no entanto como tínhamos o link antigo aqui na comunidade, ainda conseguimos acessar.
Pelo que vi, tem pessoas que fizeram pelo correio ainda no mês de janeiro!!! Mas a informação foi ventilada... não custa nada eu averiguar. Pq se eu confirmar que esta informação não existe (da proibição via correio) eu já saberei o porque do sensacionalismo da notícia... dividirei o pensamento com vcs posteriormente, com certeza.
E aí... alguém tem alguma informação nova sobre o lance dos processos via correio?
segue o que esta escrito no site do IRN. Entrar em cidadaos - nacionalidade.
A declaração pode:
a) constar de impresso de modelo aprovado (Impresso - Mod. 1C), preenchido e assinado pelos interessados.
O Impresso é:
►Enviado pelo correio para a Conservatória dos Registos Centrais, sita na Rua Rodrigo da Fonseca, n.º 200, 1099-003 Lisboa
ou
►Apresentado na Extensão da Conservatória dos Registos Centrais localizada no CNAI;
b) ser prestada perante funcionário competente:
Em Extensão da Conservatória dos Registos Centrais localizada no CNAI;
Em Conservatória do Registo Civil da sua escolha, ou
Em Consulado português da área da residência.
Se o interessado for representado por procurador, a procuração para a declaração de atribuição de nacionalidade deve revestir a forma prevista na lei.
o dia que mudar alguma coisa, nos vamos avisar, ninguem aqui vai brincar com assunto tao importante.
A diferenca das informacoes eh que aqui ninguem pensa em $$.
Esta página eu só consigo acessar por aquele link maior, que eu peguei na parte de eventos da comunidade.
Quando eu entro no http://www.irn.mj.pt/ e entro no site do IRN, as opções são:
# IRN
* Organigrama
* Contactos
* Horários
* Legislação
* Recursos Humanos
* Área Notarial
Versão para impressão
(copiei e colei). Não aparece o link "cidadão" dentro do IRN. Tô ficando louco ou é isso mesmo?
Inicio- Cidadaos - Empresas - IRN
Clica em cidadaos e depois entra em pedidos de nacionalidade.
O que eu tô querendo é só confirmar esses detalhes aí do site, pq tem gente de outra comunidade que "esconde" informação com segundas intenções e tem MUITA gente pagando $$ por isso.
Cibele, cliquei em Cidadão e copiei o conteúdo da página abaixo. Não tem a opção "pedido de nacionalidade". Tô começando a desconfiar que existe um firewall ou qualquer outra coisa que bloqueie o link para o Brasil. Você está acessando do exterior né?
----------------------------------------
Serviços para o Cidadão
Conheça os serviços que pode realizar
Registo Civil
* Nascimento
* Casamento
* Óbito
* Divórcio
* Certidões
Identificação civil
* Pedido de Bilhete de Identidade para cidadão nacional
* Em caso de retenção de Bilhete de Identidade
Registo de Veículos
* Registo de propriedade
Registo Predial
* Informações sobre o registo predial
* Pedido de certidão on-line
Registo Centrais - Nacionalidade
* Pedir certidão
* Vocábulos admitidos e não admitidos como nomes próprios
Notariado
* Compra e venda e permuta de bens imóveis
* Testamentos
Clique em Registos Centrais - nacionalidade
Falei errado, pedidos de nacionalidade vem depois que clicar nos registos centrais
rsrsrsrs, vocês devem estar pensando que eu sou doido né gente... deu certo.
Depois de abrir todos estes links tem que clicar ainda no link "consultar" que tá cinza, bem discreto... e aí finalmente aparece a página que temos no link da comunidade.
Cibele, tks pela paciência heim... acho que vc queria me socar pelo computer... rsrsrs
Bom, agora é dar entrada neste bendito processo e incentivar aos que estão pagando advogados a toa a fazerem via correio.
Tks Cibele (again)!
faz um favor, cola o que eu coloquei no topico acima na outra comunidade ou melhor no escritorio advocaticio, deixa eu me divertir por alguns segundos! Logo eles irao apagar !
Perdoe a ausência...
Já consegui juntar: minha certidão de inteiro teor (já legalizada no Itamaraty), certidão da minha mãe (brasileira) e certidão do meu pai (português), uma vez que ambos são solteiros. Não sei como funciona esse esquema de mandar pelo correio ... a vantagem seria em relação ao tempo?
Grato!
Fazer o que ne! Ainda bem que eu achei vcs aqui, rsrsrsrs