Documentos Atualizados?

Primeiramente obrigado a todos que disponibilizam este canal de extrema importancia.

A minha duvida esta em relacao ao que precisa ser feito para que o documento seja reconhecido pelos orgaos portugues, quando eu fiz a minha nacionalidade era preciso que a assinatura do escrivao fosse reconhecida em cartorio, porem vi que no site do consulado isso mudou, alguem consegue me dizer o que preciso fazer?

Outra coisa que ajudaria e saber qual o "melhor" local para iniciar o processo atualmente

Mais uma vez obrigado a todos 

Me desculpa a falta de acentuacao.

Comentários

  • editado September 2020

    @BRibeiro89 , que documentos?

    Os Formulários e requerimentos precisam ter a assinatura reconhecida, em cartório, por autenticidade.

    Os documentos brasileiros têm que ser apostilados.

    A certidão de nascimento do requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada

    A "melhor" Conservatória a ser escolhida depende de alguns detalhes específicos de cada processo, mas, atualmente, os processos de atribuição têm levado em torno de 1 ano; os de netos ou por casamento de 24 a 29 meses.

    Atribuição de menores, por exemplo, devem ser mandadas para Tondela, que lhes dá prioridade.

  • editado September 2020

    @BRibeiro89

    Nada mudou no consulado. Talvez seja somente sua percepção da maneira como está escrito.

    O Consulado também faz a certificação de documentos. Documentos certificados no consulado, dispensam o apostilamento. É o caso do RG por exemplo, que se for feito em Cartório tem que apostilar, mas o consulado apenas pede a apresentação do documento original. Eles fazem.

  • Obrigado @Leticialele e @gandalf.

    Talvez tenha sido mesmo a forma que escreveram, me desculpem o transtorno.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.