Documentos Atualizados?
BRibeiro89
Member
Primeiramente obrigado a todos que disponibilizam este canal de extrema importancia.
A minha duvida esta em relacao ao que precisa ser feito para que o documento seja reconhecido pelos orgaos portugues, quando eu fiz a minha nacionalidade era preciso que a assinatura do escrivao fosse reconhecida em cartorio, porem vi que no site do consulado isso mudou, alguem consegue me dizer o que preciso fazer?
Outra coisa que ajudaria e saber qual o "melhor" local para iniciar o processo atualmente
Mais uma vez obrigado a todos
Me desculpa a falta de acentuacao.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@BRibeiro89 , que documentos?
Os Formulários e requerimentos precisam ter a assinatura reconhecida, em cartório, por autenticidade.
Os documentos brasileiros têm que ser apostilados.
A certidão de nascimento do requerente tem que ser por cópia reprográfica do livro, apostilada
A "melhor" Conservatória a ser escolhida depende de alguns detalhes específicos de cada processo, mas, atualmente, os processos de atribuição têm levado em torno de 1 ano; os de netos ou por casamento de 24 a 29 meses.
Atribuição de menores, por exemplo, devem ser mandadas para Tondela, que lhes dá prioridade.
@BRibeiro89
Nada mudou no consulado. Talvez seja somente sua percepção da maneira como está escrito.
O Consulado também faz a certificação de documentos. Documentos certificados no consulado, dispensam o apostilamento. É o caso do RG por exemplo, que se for feito em Cartório tem que apostilar, mas o consulado apenas pede a apresentação do documento original. Eles fazem.
Obrigado @Leticialele e @gandalf.
Talvez tenha sido mesmo a forma que escreveram, me desculpem o transtorno.