Só sei o nome completo do bisavo portugues e o neto dele, o meu pai, é analfabeto

Olá a todos. O nome do meu bisavo completo é Dionisio Bispo de Lira. Meu pai fala que ele nasceu em Portugal, mas não sei mais informações sobre ele. Tem como puxar a certidão de nascimento dele mesmo assim? Minha outra dúvida, é como comprovar conhecimentos de lingua portuguesa sendo meu pai analfabeto, ele tem 57 anos, e não tem como ele entrar numa escola.

Comentários

  • Eron8119Eron8119 Member
    editado September 2020

    Aí no caso do supletivo, precisa ser de quanto tempo para eles aceitarem? E o supletivo pode ser EAD?

  • @Eron8119 , consulte o Consulado de Portugal que atenda à área em que seu pai mora!

    Deve haver alguma solução.

    Veja esse comentário:

    https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/linha-registos/faq-s/1/"

    Pretendo adquirir a nacionalidade portuguesa, por naturalização, uma vez que resido legalmente em Portugal, há mais de 6 anos. No entanto, sou analfabeto. O que devo fazer?

       O conhecimento da língua portuguesa, é um dos requisitos para a aquisição da nacionalidade, que seja requerida ao abrigo do disposto no nº 1 do artigo 6º da Lei da Nacionalidade.

       Esse conhecimento engloba também o conhecimento escrito da língua portuguesa, pelo que, tendo em vista a obtenção de um certificado válido, deve frequentar previamente um Curso de Alfabetização de Adultos, ministrado em Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC).

       Existem, porém, casos excepcionais, de pessoas que não sabem ler ou / nem escrever, e a quem já não é exigível um conhecimento também escrito da língua portuguesa, designadamente as pessoas com idade superior a 65 anos ou com graves problemas de saúde. Nestes casos, os interessados devem dirigir-se a uma conservatória do registo civil, à Conservatória dos Registos Centrais ou a qualquer entidade com competência para receber requerimentos para fins de aquisição da nacionalidade por naturalização, a fim de aí serem inscritos numa prova oral do conhecimento da língua portuguesa, a realizar perante os serviços do Ministério da Educação.

  • Vou consultar o consulado. Obrigado pelas respostas.

  • Aguarde a nova alteração da lei .

    O conhecimento da língua portuguesa será presumido para nós brasileiros é países de língua oficial portuguesa sem necessidade alguma de diploma/histórico.

    Fonte : deputado Paulo Porto, um dos deputados envolvidos na alteracao .

    @Eron8119

  • Tomara que aprovem isso Solenir.

  • @solenir , faz todo sentido!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.