CERTIDOES NECESSARIAS PARA NETO DE PORTUGUES

Repostando em tópicos

1- Sou neto de Português , de pai e avô falecido

2- Meu avô nasceu em 1970 , e eu possuo a certidão de batismo original dele.

3- Meu avô casou-se no Brasil (ambos avós são de portugal)

4- Estou esperando a Lei nova sair para continuar o processo

5- Já tenho a certidão de inteiro teor minha , do meu pai

6- Já vi a lista de documentos para fazer o processo de netos

DUVIDA :

Com relação as certidões de nascimento / batismo

  • Apenas a certidão de batismo do meu avô(português) , de nascimento do meu pai e a minha servem para comprovar que sou neto ?
  • Tenho que pegar algum documento da minha mae , ou da minha avó também?
  • Certidão de casamento dos avós precisa ou não ?

Se puderem me ajudar , fico Grato!!

Comentários

  • @jeferson maduro , 1970 ou 1870?

    Se for 1870, o assento de batismo só tem o primeiro nome. Você tem que mandar uma certidão de casamento ou de óbito para fixar o nome do seu avô na vida adulta.

    Verifique se foi seu avô o declarante no nascimento de seu pai, até 1 ano de vida.

    Idem em relação a você - se foi seu pai o declarante do seu nascimento, até 1 ano de vida.

    Como ambos avós são portugueses, se tiverem casado no Brasil, precisa transcrever o casamento de seus avós em Portugal. Se casaram lá, não precisa.

    Se tiver que transcrever o casamento deles, sim, vai precisar da certidão de casamento e da certidão de sua avó.

    Da sua mãe, não. Você não pode transcrever o casamento em Portugal de quem não é português!!

  • @Leticialele Obrigado pelas informações , meu avô nasceu em 1870 !

    Eu tenho uma copia da certidao de obito do meu avô serve ?

    Meu avô foi o declarante no nascimento de seu pai, até 1 ano de vida , o mesmo caso do meu pai , foi declarante do meu nascimento até 1 ano de vida .

    Com a certidao de obito do meu avô ja serve ? ou precisa transcrever o casamento deles ?

  • editado September 2020

    @jeferson maduro , a certidão de óbito serve. Mas você vai precisar de uma recente, Inteiro Teor, apostilada.

    Sugiro que peça logo uma certidão de batismo, narrativa , certificada, no Arquivo Distrital.

    Você tem provas de laços efetivos com Portugal ou está aguardando a nova lei?

    Eu correria o risco e não transcreveria o casamento. Se cair em exigência, você transcreve

  • editado September 2020

    @Leticialele

    Oi querida , então eu estou esperando a nova lei , mas já quero estar por dentro de tudo . Eu to vendo se é possivel sem a transcrição de casamento pq é outro processo longo kkk. Eu tenho a certidao de batisdo do meu avô com carimbo (aquele carimbo branco) original de 2017 ( tenho que pegar outra nova ou essa serve ?) , Eu consigo uma certidao de obito recente sim . A duvida mesmo era se dava pra fazer sem transcrever o casamento , pq daí é outro processo

  • @jeferson maduro

    Você pode usar a certidão de batismo que tem, porque documentos portugueses não vencem. Terá que mandar esse original. Se for fazer transcrição e atribuição vai precisar de 2 originais desses. Um para cada processo.

    Vai precisar de uma certidão de nascimento ou de óbito junto.

    Pode tentar sem a transcrição.

  • @jeferson maduro , corre o risco de cair em exigência, porque a transcrição quando os dois são portugueses é obrigatória. Mas, se acontecer, você faz o processo em um Consulado ou em Ponta Delgada.

  • @Leticialele @gandalf

    Engraçado que no site do consulado de Sao Paulo nao fala de transcrição de casamento ..acho que eles deveriam atualizar la .

    Entao acho que vou tentar sem a transcrição mesmo , meu avô e meu pai sao declarantes até 1 ano e eu tenho a certidao de obito do meu avô português. VOCÊS sabem se alguém ja conseguiu a cidadania assim ? sem transcrição do casamento ?

  • " Visto que os seus pais são portugueses, têm que ter o casamento transcrito."

    Mário Vales - Arquivo Central do Porto

    Janeiro/2012

  • editado September 2020

    @jeferson maduro

    O fato de os dois serem portugueses, casados no BR me escapou. A transcrição de casamento será obrigatória.

    Portanto precisará de novas certidões de batismo de ambos, originais do Arquivo Distrital correspondente, mais a certidão de casamento para fixação do nome de ambos.

    Essa certidão de batismo que já possui do avô, pode usar depois para a atribuição, novamente junto com outra certidão de casamento.

    Se quiser mandar sem a transcrição, e dar uma de que não sabia, funciona. Mas já peça as outras certidões e faça a transcrição, para que quando houver a exigência (daqui a alguns meses), você já fez e pode somente mandar o numero de processo e conservatória dessa transcrição e o processo de atribuição prossegue. As duas coisas podem correr em paralelo, e você ganha alguns meses se coordenar bem.

    De fato tanto no consulado de São Paulo como no do Rio não menciona a transcrição de casamento dos avós no caso de neto. Possivelmente isso se deve a uma brecha na lei. Como os pais não são portugueses, não se pode pedir a transcrição deles. E a dos avós, tecnicamente teria que ter, mas podem ter se esquecido disso na lei e passou assim. Vou verificar depois.

    Mas o pior que pode acontecer é exigirem e você não ter os documentos. Se decidir não fazer a transcrição, pelo menos tenha os documentos localizados e em seu poder para sanar a exigência em 30 dias e seguir em frente. Eu faria a transcrição antes, com certeza.

  • @gandalf

    Nossa Excelente Explicação !!!! Me deu um norte agora

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.