Duvidas Sobre documentos

Boa tarde, primeiro muito obrigado a toda ajuda que tenho tido no fórum!

estou no aguardo da mudança da lei e na jornada de juntar os documentos que vão precisar para atribuição da minha mãe , neta de portuguesa.

Ja esta a caminho a reprodução narrativa e certificada do assento de batismo da portuguesa, tirei a 2via da certidão de nascimento da filha da portuguesa, tenho a certidão de óbito da portuguesa (pra fixar o nome).

Dúvidas

O declarante da certidão de nascimento da filha foi outra pessoa, declarou que ''Dona Joana Maria da Costa (portuguesa) VIUVA, deu a luz a Maria Theresa...filha natural em primeiro lugar da mesma senhora''

Não existe nenhum registro de casamento da portuguesa, em nenhuma certidão consta o nome de quem ela foi casada, e o nome dela permaneceu sempre o mesmo, minha mãe conta que ela veio gravida de Portugal e aqui dizia que era viuva, (tanto que nas certidões de nascimento da filha e na certidão de óbito da portuguesa ela esta como viuva) mas que ela nunca se casou de fato.

Isso será um problema em algum momento quando eu for fazer o processo? Estou confuso , e gostaria da ajuda dos mais experientes pra me dar uma luz.

Agradeço desde já!

Comentários

  • @lipebade , se consta "filha natural", é porque não era fruto de casamento da mãe. Se fosse, constaria como "filha legítima". Só depois da Constituição de 1988 ficou proibido o uso desses termos nas certidões de nascimento. Para a atual lei brasileira, filho é filho.

    Certamente o pai deve estar incógnito, no registro.

  • Obrigado @Leticialele ! Nesse meu caso, não vou precisar de nenhuma certidão de casamento então ?

  • Me informei mais e acabei de descobrir que vou ter problemas pq o declarante nao foi a portuguesa , parece que preciso de algum outro documento que comprove a maternidade, consegui um testamento em que a portuguesa deixa os bens para a filha, vou procurar mais alguma coisa, seguimos na jornada

  • editado September 2020

    @lipebade , sim! Certamente deve haver documentos, se ela criou a filha sozinha! Matrícula em colégio, qualquer documento que tenha a assinatura da mãe na menoridade!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.