Onde posso fazer o pedido de naturalizacao?

Posso fazer o pedido de naturalizacao na Comarca de Manchester- UK ou em Portugal ? qual o melhor e mais rapido?

Sou neto de Portugueses e de pai falecido. Ja me informei no site do consulado e sei que posso pedir a cidadania Portuguesa direto dos meus avos, sem ter que passar pelo meu Pai. Tenho os passaportes dos meus avos, certidado de nascimento deles e Casamento.
Outra duvida. Quanto tempo demora?

POR FAVOR PRECISO URGENTE DE ORIENTACAO...Sao tantas as informacoes que nem sei qual e a correta. O Consulado em SP diz uma coisa o site diz outra e assim por diante.

Desde ja agradeco a atencao de todos
«1

Comentários

• Primeiro lugar, esqueça o consulado, é tudo enrolação, o que eles dizem nem sempre é o que realmente precisa ser feito.

-> Os documentos podem ser levados para dar entrada diretamente em Lisboa ou através do correio, ambos exigem o pagamento da taxa de 175 Euros..

-> Prazo para naturalização: Não menos que 6 meses.

Especifique melhor a documentação que voce tem, pois a maioria deles tem prazo de validade
  • WES

Tenho Passaportes originais deles, Certidao de nascimento e casamento que foram solicitados em 2003.
  • lista de documentos para naturalização

- Certidão de nascimento do Nacional Português(sa), (Inteiro Teor)- (emitida a 180 dias - ou numero do assento e ano de nascimento)
    - Certidão de nascimento do filho(a) do português(a), solteiro(a)* (emitida a 180 dias)
    - Sua Certidão de nascimento, solteiro(a)* (emitida a 180 dias)
    * As certidões brasileiras tem que ser de INTEIRO TEOR e ter a assinatura do Itamaraty e selo branco do Consulado Português no Brasil
    - Certificado de Conclusão Escolar de qualquer serie com aproveitamento(Eu mandei o historico escolar, tem as notas de português). Nao precisa de selo consular. Eu coloquei, melhor pecar pelo excesso que pela falta.
    - Antecedentes Criminais da Policia Federal - Tem validade, tirar assim que for dar entrada na documentação
    - Requerimento preenchido com autenticaçao da assinatura no Consulado-
    Xerox dos documentos, RG + CPF ou coloque o passaporte, é seu documento internacional (se tiver)
    - O valor é de 175€. Pode Fazer em Lisboa, no Consulado ou pelo Sedex com cheque nominal as CRCs. Serve vale postal em nome das CRCs.
  • WES

Mas eu posso solicitar esses documentos ai em Portugal? E os documentos Brasileiros com firma reconhecida aqui no Brasil e isso?
  • Ricardo

para iniciar seu processo de naturalizacao, vc so precisa de um documento portugues: a certidao de nascimento de seu avo portugues, e vc pode pedir pelo Portal do Cidadao, eh enviada em poucos dias pra vc.
    www.portaldocidadao.pt
    Todos os demais documentos brasileiros e as devidas legalizacoes/autenticacoes vc pode conseguir com ajuda de familiares/amigos no Brasil.
    se vc tiver facilidade pra ir pra Lisboa, pode dar entrada no seu processo diretamente la.
  • ...ou pode mandar tudo pelo correio pra CRC em Lisboa tb, sem precisar sair da Inglaterra.
  • Lara

O meu caso e que estou me mudando pra Preston-UK . posso ir a Lisboa e dar entrada la ou ate via correio. Levo meus documentos daqui e posso fazer isso mesmo morando la?
  • sim, com certeza pode, nao ha nenhum problema.
  • vc não precisa da certidão de nascimento do seu avô não, se tiver o número do assento já basta, você só coloca ele no requerimento, A certidão vai ser localizada por eles...é o que eles chamam de documentos internos oficiosos...
  • e outra, pra saber o numero do assento, você pode pedir a certidão de nascimento do seu avô pelo portaldocidadao.pt mas para menores de 18 anos, porque assim eles te enviam a certidão sem custo, mas ela não tem validade, só vai servir pra você ver o numero do assento...
  • Ricardo,

eu tambem estou na Inglaterra, e foi facil ir a Lisboa dar entrada na nacionalidade
    (alias, estando na Europa eh facilimo o deslocamento ). Se voce tem essa possibilidade, entao va, bate e volta, sai pela manha e volta no fim do dia.
  • Cibele/Lara?Wes

No caso da minha esposa e filha dou entrada junto ou tenho que esperar sair a minha primeiro?
  • Ricardo,

tanto no processo por atribuicao quanto por naturalizacao tem que ser feito por etapa, primeiro tem que se tornar portugues e depois pode-se fazer o processo dos filhos e conjuge. Tudo eh feito separado, termina um comeca o outro e nao pode dar entrada tudo junto.

Na naturalizacao, filhos nascidos apos a naturalizacao soh poderao obter a nacionalidade se provarem vinculos efetivos com Portugal, e para conjuges, soh eh possivel apos tres anos de casamento e tambem com prova de vinculo efetivo.
  • Ricardo,

voce nao precisa de advogado para dar entrada no seu processo, nao tem segredo algum, acredite ! Soh voce ver o pessoal aqui que conseguiu, e nao vai te custar mais do que 1.000,00 reais o processo, as certidoes e legalizacoes.
  • Cibele

Fico meio receioso em ficar andando pela Europa, sair de Manchester a Lisboa e voltar isso nao pode causar algum problema. Tipo nao deixarem eu retornar a Manchester. Desculpe se to falando bobagens. Eu morei nos USA e nao tinha esse problema na Europa eu ja nao sei como funciona.
  • Ricardo, vc está indo pra Inglaterra com visto (de trabalho)?
  • Lara

Nao nao.
    Estou indo para a casa de uns amigos em Preston e vou ficar la um tempo. Nao vou trabalhar ou estudar e sim visita-los ou seja Turismo.
  • ida uk-portugal

o problema e q o seu visto e de turista ai no reino unido ou nao,se for turista a complicacao para enviar o documento para portugal pois o endereco tera q ser dai so q junto a documentacao e preciso enviar a copia do seu visto de residencia ou estudante com permanencia acima de 6 meses.estou no mesmo problema e minha solucao foi vir para portugal.se vc tiver visto de turista ao retornar para uk vc tera q passar por todo processo novamente na imigracao britanica tendo em vista q uk nao faz parte do acordo de scheng.
  • Ricardo

ok, achei que vc ja tava indo pra morar, talz. e quando vc tava pensando em ir? logo ou daqui uns meses?

Vc tem duas opcoes, ou vc da entrada no seu processo ai do Brasil mesmo, mandando tudo pelo correio direto pra Lisboa e vai do Brasil direto pra Inglaterra e nao se preocupa mais com o processo.

OU

vc pode ir primeiro pra Lisboa, vc da entrada no seu processo pessoalmente e depois vai pra Inglaterra. Assim vc nao vai precisar entrar e sair mais de uma vez da Inglaterra. Mas isso so compensa se vc estiver viajando logo. Caso contrario faca pelo correio mesmo, no fim da na mesma. (acho melhor fazer pelo correio)

A imigracao britanica eh a mais cricri da Europa, a Inglaterra nao faz parte do tratado Schengen e sempre ha controle de passaportes na entrada. e os brasileiros sao super visados, sao campeoes de deportacao...
  • Marco/

A Inglaterra nao esta mais exigindo visto de turista a Brasileiros.
  • Ricardo

mas mesmo assim, eles sao bem rigorosos e costumam fazer um monte de perguntas, eh bom vc vir preparado. Ate mesmo quem vai com matricula em escola de ingles ja foi barrado e teve que voltar pro Brasil. Isso pq a quantidade de imigrantes brasileiros ilegais no Reino Unido que entraram como turistas eh muito grande.
  • ricardo

sim nao e exigido mas ao chegar ai e colocado em seu passaporte o numero do portao a data eo numero do agente de imigracaoonde vem escrito (leave to enter for six months.job and recourse to public funds prohibited)q quer dizer livre a entrada por 6 meses.trabalho e ajuda de recursos publicos(assistencia social )e proibido.mesmo eu ter vivido por 4 anos legal e tendo minha esposa portuguesa e filha de 2 anos nascida ai e de nacionalidade portuguesa meu visto venceu e por erro meu nao renovei e fui ao brasil por 1 mes na volta fui barrado e removido ao brasil porem meu aviao fez escala na holanda e como tenho titulo de residencia portugues vim a portugal aonde estou tratando da nacionalidade pelo casamento espero ter ajudado qualquer duvida e so postar
  • Lara

Por favor, novamente, me oriente.

Eu tenho um casal de amigos que vive em Lisboa eu posso enviar os meus documentos a eles para que deem entrada por mim?
    outra questao: E se eu for a Lisboa onde devo ir pra dar entrada nessa papelada?
    Nao tenho minima ideia.

Por favor me oriente.

Obrigado
  • Ricardo

Vc parece o Jack Bauer nessa sua foto do perfil, rssssssssss
    falando sério agora.... seguinte, seus amigos em Lisboa podem dar entrada no seu pedido sim, basta vc passar uma procuração pública assinada em cartório pra eles. Tem modelo aqui na comunidade.
    Eu dei entrada no meu pedido (de atribuição) pessoalmente em Lisboa e foi bem tranqüilo!
    Dá uma olhada nesse link
    http://www.orkut.com/Main#CommMsgs.aspx?cmm=31227596&tid=5212365953875693874
    qq dúvida é só falar!
  • Lasura

Help me please.

Me disseram que se eu tentar entrar em Portugal com portando os documentos dos meus avos eu terei problemas. Nao creio nisso, mas, e verdade? Terei problemas com a Imigracao Portuguesa? Os brasileiros costumam ter problemas pra entrar em Portugal?

Mais uma vez obrigado, ja to ficando com vergonha de tanto te perguntar as coisas.

Minha foto nao parece o Jack Bauer parece o Jason Stahan, rsrsrsrs

Ricardo Pires
  • Ricardo

Nao fala nada sobre processo quando entrares, o melhor e entrar feito turista mesmo. Imigracao nao tem nada haver com processos em PT. Entende?
  • Outra Ideia

Baseado na sua Foto de Exibicao, constatei que vc, Jason Statham, tera condicao de entrar em PT pelas fronteiras terrestres num Audi A6 a 200 Km/h pelas fronteiras na Regiao da Guarda. A POLICIA NUNCA O PEGARA.
    Huahauahauahauahauahauahauahauah
  • Ricardovsky

o conselho eh o mesmo do Maestro, deixa os docs quietinhos la no fundo da mochila, entre normalmente como turista. Vai dar tudo certo!
  • Lara/Maestro

Duvida - pra variar. rsrsrsrs

Fui ao cartorio hoje, ca em Sao Paulo, pra solicitar a minha certidao de nascimento de inteiro teor e chegando la no cartorio me disseram que a certidao ira sair com a averbacao do meu casamento junto. Ou seja minha certidado de nascimento nao sai como se fosse de solteiro.

Isso atrapalha ou pode me dar problemas? Alguem sabe?

Valeu gente
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.