Filho maior de portugues naturalizado

Oi Amigos do Fórum,

Tenho duas duvidas que não compreendi muito bem sobre se eu Posso pega a Cidadania.

Meu Nome é Matheus tenho 21 anos, estou no processo da cidadania da minha avó, falta somente Portugal deferir a certidão de óbito da minha bisavó (portuguesa) para podermos requisitar a cidadania, entretanto minha avó já se encontra muito idosa e com saúde delicada, então gostaria de saber se minha avó falecer eu ainda tenho a possibilidade de conseguir a cidadania.

A segunda dúvida é que meu pai se casou ha 5 anos com uma portuguesa, Eu tinha apenas 16 anos, gostaria de saber se eu posso requisitar a cidadania se meu pai requisitar a dele pelo casamento e se tornar um português naturalizado.

Vi em alguns lugares que a segunda opção é impossível, mas vi aqui no fórum que é possível se eu comprovar minha ligação com meu pai quando eu ainda era menor de idade mas fiquei sem entender exatamente como isso funciona.

Agradeço desde já,

Matheus

Comentários

  • @MatheusVitali , a aquisição de cidadania só produz efeitos a partir da criação do registo português. Assim, mesmo que você fosse menor quando seu pai se casou, não teria direito.

    Não compreendi porque você precisa da certidão de óbito de sua bisavó para pedir a cidadania por atribuição de sua avó! Ela não é necessária em nenhuma etapa do processo!

    Os pais dela casaram em Portugal? Ou, se casaram no Brasil, o casamento está transcrito em Portugal? Seu bisavô era português ou brasileiro?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.