Busca de informações e documentos

Boa tarde!

 

Meu nome é Edson Manchini, nascido em Guaratinguetá-SP, atualmente moro em Rio Branco no Acre e estou buscando informações sobre meu avô, por parte de mãe, chamado ANTONIO JOSÉ FERNANDES, filho de JOSÉ ANTONIO FERNANDES e de ANGELINA ANTONIA FERNANDES que nasceu em Portugal no dia 14/01/1869, acreditamos ser no logar de Agualonga onde sua família morava.

Ele veio para o Brasil, por volta da década de 1880, constituiu família e veio a falecer em Matias Barbosa/MG em 08/02/1945.

Todos os documentos relativos a eles foram perdidos/extraviados ainda naquele ano do falecimento.

Ele tinha os seguintes irmãos:

Abílio Antonio Fernandes - nasceu em Portugal, era lavrador, casado com Anna Maria da Costa e eram moradores do Monte da Gandra - freguesia de Rubiães – Portugal.

Manoel Antonio Fernandes - nasceu em Portugal e morava em Barra do Pirai/RJ.

Carolina Fernandes Lage – nasceu em Portugal e morreu em 03/08/1925 em Matias Barbosa com 61 anos. Era viúva de Júlio José Lage e não teve filhos.

Rosa Maria Fernandes – nasceu em Portugal, era lavradora e era moradora da Felgueiras, freguesia de Agualonga – Portugal).

Antonio Joaquim Fernandes – nasceu em Portugal e era morador de Barra do Pirai/RJ.

Já fiz pela internete diversas buscas em alguns arquivos distritais de Portugal em documentos disponibilizados tentando descobrir onde exatamente ele nasceu.

Descobri que em um processo de Inventário aberto no Brasil dos bens do espólio de Angelina Antonia Fernandes (minha bisavó) moradora do logar da Felgueiras, existe uma procuração pública feita em 16/fevereiro/1925 no Cartório da Villa e Comarca de Paredes de Coura, sito à Rua Albano Barreiro. Notário: Júlio César Gomes Barbosa, onde foram outorgantes Abilio Antonio Fernandes e sua mulher Anna Maria da Costa que moravam no logar de Monte da Gandra freguezia de Rubiães e Rosa Maria Fernandes que morava no logar de Felgueiras, freguesia de Agualonga.

O Cartório da Villa e Comarca de Paredes de Coura funcionou até o ano de 1925 e segundo informações obtidas pela internete, os arquivos foram enviados para o Cartório Notarial de Paredes de Coura localizado no Largo Frei Redentor da Cruz, em Paredes de Coura.

Eu gostaria de saber se vocês teriam alguma disponibilidade de me ajudar nessa busca sobre os documentos de meu avô português, tais como: local de nascimento, certidão de batismo, de nascimento, chegada no Brasil, ou, o que for possível de conseguir.

Eu já fiz buscas junto ao arquivo do Rio de Janeiro e não obtive nenhuma informação que pudesse me ajudar.

Agradeço desde já a atenção dispensada e possível ajuda.

Com minhas saudações,

Edson Manchini

Comentários

  • @ManchaSS

    Irmãos, freguesia de Agualonga concelho de Paredes de Coura

    Manuel Antonio nº 11 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099982 ...m0015.tif

    Antonio Joaquim nº 14 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099979 ...m0014.tif

  • Obrigado pela atenção!

  • @ManchaSS

    Carolina nº 6 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099974 ...m0009.tif

    Abilio Antonio nº 7 https://digitarq.advct.arquivos.pt/viewer?id=1099983 ...m0010.tif

    Rosa e Antonio José não encontrei

  • Kleber, bom dia!

    Mais uma vez muito obrigado pela sua disponibilidade em ajudar.

    Valeu!

    Se cuide!

  • Boa tarde!

    Meus avós paternos eram portugueses e eu tenho os dados do local onde minha avó nasceu (Matança, Guarda, Portugal).Sendo que meu pai já faleceu, portanto eu teria que pedir como neta, mas como não tenho como cumprir as atuais exigências para netos, teria que aguardar a aprovação da nova lei.

    Minha mãe é viva e filha de português, o que facilitaria o processo, acontece que o meu avô materno veio ainda bebê e o único documento que temos é a RNE dele onde não consta o local de nascimento para tentarmos procurar a certidão portuguesa. Minha mãe lembra que ele falava que era do Porto, mas não temos mais detalhes. Vocês acham que tenho alguma chance de encontrar a certidão de nascimento/batismo do meu avô?

    Nome: Antonio Machado Junior

    Pai: Antonio Machado

    Mãe: Francisca da Conceição

    Data de nascimento: 08/11/1907 em Portugal.

    Data de entrada no Brasil: 15/06/1908

    Minha dúvida é: qual seria o melhor caminho?

    Grata, Mônica.

  • Boa noite, Ao dar entrada na solicitação de nacionalidade portuguesa, lá na conservatória e foi veriifcado que o sobrenome do meu avo tá diferente da certidão de nascimento.

    na carteira de trabalho tá Amaro Pereira e na certidão de nascimento também, mais na certidão de casamento tá Amaro pereira Cabral. Te o acréscimo do Cabral, Acredito que foi quando ele entrou no Brasil e teve a inclusão desse sobrenome, como faço para descobrir?

  • @Dricacabral , tem que retificar a certidão de casamento. Para isso, vai precisar da certidão de nascimento apostilada em Portugal.

  • editado March 29

    Olá @ManchaSS tudo bem?

    O meu nome é Rafael Fernandes, sou de Niterói, Rio de Janeiro, porém vivo em Cascais, Portugal, há 16 anos. Sou o bisneto de Manuel António Fernandes e que viveu em Barra do Piraí. Parabéns pela sua pesquisa e fico feliz de saber que temos esse parentesco em comum. Eu não tenho informações sobre o seu pai, que era irmão do meu bisavô, assim como não tinha a informação do nome do trisavô. Na certidão de casamento, tenho apenas a informação de ANGELINA ANTONIA FERNANDES.

    [removido]

    Uma Páscoa Feliz!

    Rafael Fernandes

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.