Agendamento prova de vida

Bom dia!

Alguém conseguiu agendar prova de vida pelo site do consulado? Tentei, mas não existe datas disponíveis. Tentei ligar e também não consegui falar. Alguém sabe como devo proceder?

«1

Comentários

  • @MrFreitas , em que Consulado você vai fazer? No Rio de Janeiro não precisa agendar, basta chegar lá no horário de funcionamento.

  • @MrFreitas, estou com o mesmo problema. Se conseguir algum retorno te aviso e se possível, peço que faça o mesmo, por favor.

    @Leticialele, no meu caso, é no escritório consular de Santos. Eu acredito ser algum problema. Olhei até os meses de 2021 e essa indisponibilidade aparece igual.

  • Boa tarde.

    Estou precisando de ajuda para encontrar a certidão de nascimento do meu pai Brasileiro , se alguém puder me ajudar pode mandar mensagem em particular . Já tentei no cartório onde minha mãe casou , o processo não está mais lá . Sou do Rio de Janeiro...obrigada .

  • @Mammamia , coloque sua dúvida no tópico adequado, "Busca de documentos brasileiros" , com todos os dados que você tem a respeito de seu pai - nome completo, data e local de nascimento, de casamento, nome dos pais, etc. Apenas assim conseguirá ajuda!

  • editado September 2020

    @Leticialele irei fazer no consulado de SP, mas pelo que percebi nos comentários que já li, era só chegar e fazer, e no momento estamos sem essa opção, somente com agendamento pelo site, e as datas estão indisponíveis. Estamos sem saber o que fazer...

    Obrigado@gilbertodiasx @gilbertodiasx e caso consiga agendar informo.

  • @MrFreitas , essa pandemia afetou a vida de todo mundo!

    No Consulado Português em Boston, só tem vaga para cartão cidadão em janeiro do ano que vem!!! Inacreditável!

  • @Leticialele, pensei em enviar o processo sem a prova de vida, uma vez que o rg de meu avô é bem recente. Aguardei até o dia 06 na esperança de que atualizasse o site e pudesse agendar a prova de vida, mas até agora nada e impossível conseguir falar por telefone com algum atendente.

  • @MrFreitas , mande o processo para Tondela. Uma forista relatou que teve dificuldades e falou com eles, em Tondela, que sugeriram que mandasse sem prova de vida!

  • @Leticialele, não sei se se recorda do meu caso. Não encontrei a certidão de nascimento da minha bisavó brasileira, então não irei transcrever o casamento. Em Tondela é possível solicitar a atribuição da nacionalidade de meu avô sem a transcrição de casamento de seus pais?

  • @MrFreitas , um forista escreveu, há poucos dias, que Tondela respondeu a uma consulta dizendo que a transcrição de casamento não era obrigatória em todos os casos, para justificar a rapidez na aprovação do processo de nacionalidade de menores meses antes da conclusão da transcrição de casamento.

    No seu caso, eu enviaria para lá, se foi o português o declarante na certidão de nascimento e o fez até 1 ano de vida do filho!

  • gilbertodiasxgilbertodiasx Member
    editado September 2020

    @Leticialele, eu li alguns relatos, falei com algumas pessoas que lidam com processos de cidadania e todos foram claros com relação à prova de vida. A orientação que obtive foi a de mandar sem fazer, pois, dependendo da conservatória, há a exigência de que a prova de vida seja feita após o pedido no meio do processo, e assim farei.

    Estou aguardando a certidão de meu bisavô ser liberada pelos Correios (está presa em Curitiba) e logo após, mandarei todas as documentações sem a prova de vida.

    Ainda assim, se quiseres seguir com o envio da prova, encaminhe um e-mail ao Consulado Geral de São Paulo. Eles cumprem a promessa de resposta em até 48h do envio e explicando o caso, é possível que eles encontrem algum encaixe.

  • @Leticialele, sobre a informação de Tondela, sem a transcrição... essa conservatória está com prazos rápidos também?

    Ainda estou no impasse de enviar o processo de meu avô para o ACP ou Almada... E agora, talvez, Tondela...

  • @gilbertodiasx , leia os tópicos de Atribuição por Tondela.

    Está levando pouco menos de 1 ano, pelo que foristas têm detalhado

  • editado September 2020

    @Leticialele

    Justamente o meu caso, meu bisavô foi o declarante com poucos dias do nascimento de meu avô e irei enviar para Tondela, conforme suas orientações.

    @gilbertodiasx

    Também estou aguardando a certidão de nascimento de meu avô, irei apostilar todos os documentos, e após enviar sem a prova de vida.

  • @MrFreitas, Almada tem apresentado um prazo menor que o de Tondela.

    Como já frisamos, é um risco mandar para lá, pois poucos foram os casos de atribuição sem transcrição, mas o processo tem sido muito rápido, em alguns casos, chegando à metade do tempo de Tondela.

    A certidão do seu bisavô também encontra-se "presa" nos Correios em Curitiba?

  • @gilbertodiasx @MrFreitas

    Das pessoas que preencheram seus dados na planilha de Almada, Somente 3 concluíram, sendo 2 da mesma família.

    Sem um volume maior de relatórios, não há como saber como eles se comportam em casos especiais. (ja não tem nem nos normais!)

    A maior parte dos nomes da planilha foram "importados" de relatos em outros grupos de rede social.

    Embora seja tentador fazer com os tempos relatados em Almada, quem chegou primeiro pode até ter bebido a agua limpa. Desde então não houve relatos de conclusão. Pelo contrário. Há relatos de que a conservatória recebeu uma sobrecarga de processos. Pela proximidade, esses processos excedentes podem ser remetidos para Lisboa, com os tempos de Lisboa. 2 anos ou mais.

  • @gilbertodiasx, estou como você pensando nas corservatorias de Tondela, Acp ou Almada, nesta ordem de relevância.

    A certidão de meu bisavô encontra-se presa em SP.

    @gandalf, boa colocação, também estou acompanhando os processos de Almada. A princípio estava pensando em enviar o processo de meu avô para lá, mas tive bastante receio, depois de acompanhar a sobrecaega de processos.

  • editado May 2021

    Só para dar o feedback sobre o processo de meu avô que concluído por Tondela no dia 14/04/21 sem prova de vida, mas a segunda via do rg era recente. Também sem a transcrição do casamento de seus pais, pois o português foi o declarante de seu nascimento ate 1 ano de idade. Boa sorte a todos!

  • @MrFreitas , parabéns para seu avô!!!

  • @Leticialele, sem você não teria conseguido nada, muito obrigado!

  • @MrFreitas , bom ter podido ajudar!! Agora, às gerações seguintes!!

  • editado May 2021

    Sim verdade @Leticialele , logo logo estarei com a minha...quantas dúvidas, quantas perguntas e todas foram sanadas. O fórum sem dúvidas é referência, obrigado a todos os responsáveis por nos proporcionar este espaço incrível.

  • EderEder Member

    nao ha necessidade de mandar prova de vida se nao pedirem isso nao faz parte dos documentos que pedem .. Fiz o processo de minha mae com idade de 91 anos de idade o RG recente e nao pediram prova de vida e o processo foi aprovado .

  • Bom dia!

    Quando liguei ontem para o consulado do RJ a moça que me atendeu falou que preciso agendar e estar com o pedido da conservatória para realizar a prova de vida. Mas eu li aqui no forum e no site do consulado que não precisava de agendamento. Queria saber se vale a pena arriscar e ir no consulado ou se mando os documentos sem a prova de vida. Obs: meu avô tem 89 anos.

    Obrigada!

  • @nananairam , não precisa agendar!

    Basta chegar lá e pedir para falar com um dos rapazes que ficam em um balcão à direita de quem entra. Diz que quer fazer prova de vida.

    Quase ao lado do Consulado tem um estacionamento pago, com preços acessíveis. Tem o Consulado, um Colégio e o portão do estacionamento.

  • @Leticialele ah show, vou lá então com meu avô. Obrigada!

  • @Eder, qual conservatória foi aprovado o processo da sua mãe sem a prova de vida?

  • @Lopes_alvs , já disse que Tondela não exige prova de vida prévia.

  • editado June 2021

    @Leticialele obrigado pelas informações!

  • @MrFreitas e @Eder Qual a data de RG recente que vocês falam? Seria do ultimo ano? Porque meu pai tem 71 anos e a ultima identidade ele tirou a 6 anos (li em algum lugar que recente seria de 5 anos pra cá) .. Mas estou com medo de enviar sem a prova de vida.

    Não consigo agendar no consulado do Rio de Janeiro.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.