Nome do declarante errado no registro brasileiro

Boa Tarde a todos.

Paralelamente ao meu processo de atribuição, estou juntando os papéis para naturalização da minha esposa, pois o caso dela é diferente do meu, porque o pai dela já morreu e ela só poderá pedir por aquisição.

O caso é o seguinte:
O nome do avô (portugues) na certidão de nascimento portuguesa é "José do Carmo Bravo" e foi o declarante do nascimento do pai(brasileiro), porém na certidão de nascimento do pai, o nome do avô(portugues) está errado, está apenas como "José do Carmo" e não foi erro recente do cartório, pois realmente foi declarado com esse nome.

Alguém já passou por algum caso parecido? O que deve ser feito em relação a isso, antes de enviar os documentos para a CRC?

Comentários

• Quando comecei a pensar em cidadania, vereifiquei que o nome do meu pai, que é portugues, estava incorrreto não só na minha certidão, como na de casamentos deles, na dos meus irmãos, e consequentemente de todos os 9 netos.
    Fui atra´s, descobri que o cartório, quando se trata de erro de grafia como seu casa - ou seja- se na certidão de nascimento do portugues o nome era esse - quem errou foi, nem que faça 100 anos, foi quem registrou na certidão brasileira errado, pois ele é ou deveria ser habilitado para ajudar quem não sabe.
    Trancrevi a lei no ítem principais dúvidas. O cartório vai dizer que tem que constituir advogado , entrar na justiça, e outras mentiras. Esfregue a lei na cara deles. Acertei de todos assim.
  • Eliana

Obrigado pela ajuda, vou dar uma olhada no tópico que você falou e ver o que a gente vai fazer por aqui.
  • João

esse eu não acho um erro muito grave....

O que eu posso te dizer é que a situação oposta é super comum em Portugal, ou seja, nome incompleto nas certidões antigas dos portugas. Por exemplo, na do meu avô só tinha os primeiros nomes dele: Antonio Maria, não tinha o sobrenome da família. E não deu nenhum problema. Na certidão de nascimento de meu pai tinha o nome completo do meu avô.

Agora vc disse que o nome incompleto de seu avô está na certidão de nascimento brasileira do seu pai, hmmm... acho que só o José do Carmo já bastaria, pois acredito que seu pai deve ter herdado o Bravo de seu avô, certo? Acho que não haveria dúvidas sobre a filiação. Vamos tentar confirmar isso.

O que vc poderia fazer tb era mandar um email pra CRC e perguntar o que eles te recomendam fazer.
  • Sandra

Então, o problema é justamente esse.
    Além do nome do avô da minha esposa estar incompleto na certidão de nascimento, do pai da minha esposa não herdou o "Bravo", também ficou somente com o "Carmo", quer dizer que o erro passou para a frente e o sobrenome "Bravo" ficou perdido.

Na certidão brasileira ficou assim:

José do Carmo (avô portugues)
    José do Carmo (pai brasileiro)

Na certidão portuguesa o nome do avô está assim:

José do Carmo Bravo

Você viu que salada? O pai da minha esposa foi registrado com o mesmo nome do avô e ainda por cima com um sobrenome incompleto, sem aquele complemento para filhos com o mesmo nome do pai: "Junior" ou "Filho".

Não sei o que fazer para desenrolar isso.
  • Lara

Desculpe Lara, a mensagem acima era para você e acabei escrevendo o nome da Sandra... rsss
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.