Necessidade de transcrição de casamento

Olá!

Antes de abrir uma nova discussão, busquei pelo assunto referido e encontrei algumas informações que divergiam entre os fóruns. Meu caso é o seguinte:

Meu bisavô era português, natural de Viseu. Já temos sua certidão de nascimento, bem como de sua esposa que era brasileira. Estamos com dificuldades de encontrar sua certidão de casamento, na realidade, não sabemos se eles eram casados ou se somente moravam juntos. Ressalto que já fiz uma solicitação de pesquisa no cartório de registro civil de Santos, onde, se houve casamento, ele foi lavrado.

Verificando a certidão de meu avô, que é filho do português e pessoa que dará entrada no processo de cidadania, percebi que ele foi registrado pelo seu pai, o cidadão natural de Portugal. Nestes casos, eu preciso, ainda assim, transcrever o seu casamento para dar início no processo de cidadania?

Em caso positivo e caso não encontre a certidão de casamento dos dois, tem algum outro documento que eu possa utilizar para solicitar a isenção deste documento?

Por fim e fugindo do assunto da transcrição de casamento, meu bisavô é falecido. Preciso também, transcrever seu óbito antes do início do processo de meu avô?

Um abraço!

Comentários

  • @gilbertodiasx , se seu bisavô registrou seu avô at´1 ano de idade, pode mandar a atribuição de seu avô para o ACP - Porto, sem fazer a transcrição de casamento

    Se seu avô tiver mais de 70 anos, precisará mandar, junto com os outros documentos, prova de vida feita no Consulado.

  • @Leticialele, obrigado pela ajuda!

    Você fez seu processo pelo ACP e indica ele para o processo de atribuição?

  • @gilbertodiasx

    Como foi dito, sim. Esse seria recomendado porque sabidamente permite fazer sem a transcrição.

    A aprovação sai em 3 meses, e o processo leva pouco mais de 1 ano pra concluir (desde a entrega na conservatória).

    Há outras conservatórias que dizem estar sendo mais rápidas, e que também fazem sem transcrição, mas ainda não foram plenamente testadas no tempo e volume, e você não deve correr o risco no momento. Se você seguir o "ouvi dizer que", alguém pode lhe indicar outro local, mas ACP é uma conservatória de referência. Já foi mais rápida, hoje nem tanto. Mas continua confiável.

  • @Leticialele e @gandalf, obrigado pelos comentários.

    Seguirei com o processo pela ACP, então.

    Um forte abraço!!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.