NETO DE PORTUGUÊS , AVÔ FALECIDO e PAI Falecido

Bom dia , Sou neto de português e avô falecido e Pai Falecido , meu pai não adquiriu sua cidadania antes de morrer , com a nova LEI tirando os vínculos , surge uma esperança, agora gostaria de saber a lista de todos documentos, ou passo a passo de como fazer para pedir a cidadania ?

OBS: Meu avô veio a Brasil e casou-se aqui , meu pái também , casou-se no Brasil

Eu possuo a certidão de batismo do meu bisavô , mas a data é de 2018 não sei se tenho que pedir outra ?

Comentários

  • Sou neto de português e quero dar entrada da minha cidadania mas preciso do acento de batismo dele tanto ele como meu pai morreram e eu não sei onde meu avô nasceu em Portugal preciso de ajuda meu nome é Roberto

  • estou tentando conseguir minha cidadania e tenho as informações do meu avô português, NOME: Manoel Pereira NOME DO PAI: João pereira NOME DA MÃE: Ana de Jesus, DATA DE NASCIMENTO: 18 de Fevereiro de 1887, LOCAL DO NASCIMENTO: Aveiro . Porem não consegui encontrar o número do assento, como fazer?

  • @Dinha , precisa buscar todas as informações possíveis tanto de seu avô quanto de seu pai, para alguém tentar ajudar!

  • @pedro1703 , sabe a Freguesia em que seu avô nasceu?

    Pode, também, pedir uma busca no Arquivo Distrital de Aveiro

    https://digitarq.adavr.arquivos.pt/" , Serviços em linha

    Eles fazem um orçamento, você aprova e paga.

    Peça uma certidão certificada.

    Em "Ajuda" tem uns vídeos ótimos explicando como fazer.

  • @Leticialele Criei esse tópico , mas nem responderam minha pergunta aff

  • @jeferson maduro , desculpe não ter respondido a você! Só li os dois últimos tópicos.

    A certidão de batismo de seu avô, obtida em 2018 é certificada? Tem um carimbo em relevo? Se for, pode ser usada, não é muito antiga.

    A nova lei que retira os vínculos ainda não foi promulgada, o Presidente vetou um artigo e a lei voltou para ser analisada no Parlamento, que só volta a se reunir dia 15 de setembro.

    A permanecerem os mesmos critérios quanto à documentação, seriam necessários:

    1 - Certidão de nascimento do requerente emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano e apostilada;

    2 - Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e apostilada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do seu progenitor;

    3 - Certidão de nascimento do cidadão português. (se o assento for de batismo, tem que ser certificado e mandar uma certidão de casamento Inteiro Teor ou de óbito Inteiro teor, para fixar o nome)

    4 - Cópia autenticada e apostilada de diploma de conclusão de ensino fundamental, médio ou superior, emitido por estabelecimento de ensino brasileiro;

    5 - Atestado de antecedentes criminais brasileiro (se for maior de 16 anos).

    6 - Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG). Se este não for recente, juntar também cópia autenticada e apostilada do passaporte (somente as página das quais conste assinatura, foto e identificação);

    7 - Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos, se for o caso, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira.

    8 - Requerimento 1D preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade (assina na frente do funcionário do Cartório);

    9 - Pagamento de 175 euros, por vale postal ou cartão de crédito.

    Como a lei ainda não foi promulgada e regulamentada, ainda não se sabe se apenas a CRC Lisboa será a responsável pela análise,

    Reze e cruze os dedos para a alteração na lei saia logo!!

  • editado September 2020

    @jeferson maduro todas suas duvidas ja foram exaustivamente respondidas aqui.Se vc olhar todas as páginas do tópico de nacionalidade para netos, as respostas estão todas lá.

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-lei-71-2017-processos-e-acompanhamento#latest

Esta discussão está fechada.