Nacionalidade mãe portuguesa

Olá. Minha mãe ano passado contratou um advogado para tirar a nacionalidade dela pelo meu avô. O processo foi feito pela CRC de Guimarães. Foi deferido e ela recebeu o documento. Agora eu quero tirar a minha nacionalidade através dela. Já fiz inúmeras buscas e vi que posso enviar por conta própria para a CRC de Guimarães também. Minha dúvida é, preciso transcrever casamento dos meus pais primeiro? Quais são as chances do processo ser indeferido se eu não fizer a transcricao? Na cópia repografica só diz que meu pai é casado, não aparece o estado civil da minha mãe. Tenho receio de enviar o documento e dar problemas.

Comentários

  • @thaiscoelho92

    • sim, quando a mãe é a portuguesa a transcrição é obrigatória.
    • Aqui no fórum se evita fazer recomendação de conservatórias que não seja conhecido como operam. Quando intervém um advogado, eles costumam ter tratamento diferenciado nessa ou naquela conservatória. Quando você faz pessoalmente, busca aquela que seja conhecida, que aceita por correio/DHL, e que tem capacidade para lidar com grande quantidade de processos. Conservatórias menores tendem a enviar para Lisboa quando ficam sobrecarregadas, ou se o caso não se enquadra no padrão deles.
    • Se não fizer a transcrição não será indeferido, mas terá 99% de chance de exigência, e o processo ficará parado até que você faça. Acompanhar um processo depois que teve exigência geralmente fica tenso. Sai do caminho normal, e nada mais se diz sobre o processo até que se complete. Quem já passou pelo problema, não arriscaria.
    • Geralmente quando os pais são casados, só menciona uma vez. filha de fulano e fulana, casados. Senão teria o estado de casa pai separadamente. Salvo referência em contrário, se assume que o pai era casado com a mãe. E sendo declarante o pai, antes de um ano, a maternidade é assumida automaticamente, como consta na certidão.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.