Em caso de morte
No momento estou retificando alguns documentos judicialmente para, logo em seguida, fazer as devidas transcrições de casamento e óbito do meu bisavô e solicitar a cidadania do meu avô.
No entanto, meu avô já está com idade avançada e, no caso de demora extrema nessas retificações e caso meu avô venha a falecer (somente hipótese, ainda tá cedo pro veinho!), eu acabaria perdendo as chances de me tornar cidadão português.
Pergunta:
Estaria eu, resguardado deste imprevisto, caso tivesse uma procuração pública do meu avô, me dando totais direitos para lidar com os pedidos da cidadania em seu nome?
PS.: Tem um exemplo de procuração no site do consulado do RJ ( http://www.consuladoportugalrj.org.br/pa ges/documentos/procmaior.doc )
No entanto, meu avô já está com idade avançada e, no caso de demora extrema nessas retificações e caso meu avô venha a falecer (somente hipótese, ainda tá cedo pro veinho!), eu acabaria perdendo as chances de me tornar cidadão português.
Pergunta:
Estaria eu, resguardado deste imprevisto, caso tivesse uma procuração pública do meu avô, me dando totais direitos para lidar com os pedidos da cidadania em seu nome?
PS.: Tem um exemplo de procuração no site do consulado do RJ ( http://www.consuladoportugalrj.org.br/pa
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
voce disse "seu bisavo", foi ele o declarante do nascimento do seu avo ? Se foi ele voce nao vai precisar transcrever o casamento dos seus bisavos para pedir a atribuicao do seu avo. Ja eh meio caminho andado. Mas pra isso voce teria que pedir a atribuicao do seu avo via correio, direto pra CRC em Lisboa.
Eu nao sei quanto tempo mais pode demorar as suas retificacoes, mas pela minha experiencia, eu diria que, uma procuracao do seu avo seria uma saida, mas voce soh poderia estar usando em Portugal, o Consulado nao aceita pedidos de nacionalidade por procuracao.
Ou, o seu avo pode deixar assinado o formulario 1C presencialmente em cartorio, e ai eh soh mandar legalizar no Consulado, juntar com outros documentos e mandar pelo correio para a CRC.
A primeira opcao eh valida se voce for fazer pessoalmente em Portugal, a segunda opcao eh valida se voce fizer pelo correio, nenhuma dessas opcoes sao possiveis se voce for fazer atraves do Consulado.
Pensei que algum recem portuga morreu, vixi....Deus nos livres
kkkkkkkkkk
O meu avo (no caso, o requerente da cidadania) teria que apresentar certidao de nascimento da mae dele (minha bisavoh)?
O problema das certificacoes eh esse, a minha avoh nasceu com um nome e registrou os filhos com outro!!! E a mudanca do nome dela, provavelmente no casamento, nao esta registrada no cartorio. Eh como se ela tivesse recebido uma certidao de casamento manuscrita com a mudanca de nome que nao foi registrada.
No fim das contas, meu avo tem o nome da mae em seus registros, mas se formos procurar o registro esta pessoa nao nasceu, nem faleceu. Ela nao existe! E ai tenho que ficar provando que os dois nomes sao da mesma pessoa.
Enfim, tenho mesmo que correr atras da certidao de nascimento da mae do requerente neste caso?
Se seu bisavô que é o portugues e foi ele quem declarou o nascimento de seu avô, não precisa da certidão de sua bisavó, nem averbar nada, muito menos retificações, é mais facil do que vc imagina, mas deverá ser feita a atribuição de seu avô, via correios, direto em Portugal.
No caso do seu avô, como o pai dele que é o portugues e declarou o nascimento de seu avô, não precisa da certidão da sua bisavó, basta a certidão do bisavô(portugues).
como a Sandra ja disse, esta mais facil do que imagina, e voce esta retificando nomes de quem sequer eh portugues e que nao fara diferenca no seu caso.
Importante nessa historia toda eh que quem declarou o nascimento do seu avo foi o seu bisavo. Isso ja prova que ele foi reconhecido na menoridade pelo portugues, por isso nao precisa transcrever o casamento.
Fazendo pelo correio, voce ja pode pedir a atribuicao de nacionalidade da sua avo, os documentos necessarios sao:
1. CERTIDAO DE NASCIMENTO DE INTEIRO TEOR do seu avo, com firma reconhecida legalizada no itamaraty e consulado.
2. Xerox autenticada do RG do seu avo ( legalizar no consulado )
3. Formulario 1C preenchido e assinado em cartorio ( legalizar no consulado )
4. Certidao de nascimento do seu Bisavo portugues.
Quando estiver com todos esses documentos prontos, enviar para a CRC em Lisboa por Sedex Mundi, fazer um vale postal de 175 euros, referente ao valor da atribuicao e prontinho, chega em 3 dias na CRC e voce espera uns 10 dias para ligar la e pegar o numero do processo !
resumindo a sua duvida:
Voce NAO vai precisar da certidao de nascimento da sua bisavoh brasileira !
Bom, tô muito feliz com as informações, vcs estão me ajudando mto!
Mas vou aproveitar para tirar todas as dúvidas então!
1) No consulado aqui de SP, eles me pediram a certidão de nascimento da mãe do requerente (minha bisavó). Isso significa que SE eu fizer direto em Portugal - via correios - não preciso definitivamente desta certidão? Ainda que o consulado daqui exija isso?
2) Outra coisa, na certidão de baptismo do meu bisavô (o portuga), consta como "João", apenas isso, sem sobrenome. O pai chama-se Antonio Pereira da Silva.
Na certidão de nascimento do meu avô (o requerente da cidadania), o nome do pai dele aparece como João Pereira da Silva (aqui aparece o sobrenome completo). E aí gente, isso dá problema, ele ter sido registrado apenas como "João", apesar de no registro do filho mostrar o sobrenome completo?
3) Na certidão de nascimento do Portuga (Antônio, meu bisavô) os nomes dos pais são Antonio Pereira da Silva e Jesuina Gomes. Mas na certidão de nascimento do filho/requerente aparecem os avós Antonio Pereira da Silva e Jesuina Gomes DA SILVA. (tem esse "da silva" a mais). E aí, o que devo fazer? Isso passa assim?
4) O doc que eu tenho é "certidão narrativa de registo de baptismo". Esse serve né?
5) Meu bisavô (o portuga), já faleceu, não preciso fazer a tal transcrição em Portugal? Pq na lista de docs que a Cibele mandou não diz isso (tks Cibele!).
Bom gente, desculpe o bombardeio de perguntas e algumas talvez até desnecessárias.. mas é pra matar todas as dúvidas!
Obrigado!
Cibele, vc falou sobre a xerox do RG e o formulário 1C ter que ser "legalizado" no consulado.
Isso significa que eu tenho que autenticar o formulário + a cópia do RG do meu avô (requerente) lá no consulado? E meu avô precisa comparecer lá ou pode ser EU?
1) O consulado exige porque se voce fizer atraves dele ou de advogados, sera pedido que primeiro seja feita a transcricao de casamento para depois comecar a atribuicao da sua avo, pelo correio nao precisa da certidao dela, apenas do seu bisavo.
2) Eh assim mesmo, as certidoes de batismo nao veem com o nome completo, o sobrenome eh dado posteriormente, veja que o sobrenome do seu bisavo eh o mesmo do pai dele. Nao tem problema isso.
3) Nao vejo problema, a Jesuina herdou o sobrenome no marido. Em Portugal eu fiquei com 3 sobrenomes, no Brasil eu tenho apenas um sobrenome, meus filhos estao registrados com o meu nome "brasileiro", e me disseram que nao tem problema, da pra entender que eh a mesma pessoa.
5) Respondido ! Nao precisa !
seu avo tem que ir ao cartorio assinar o formulario, nao pode ser voce, somente ele. Depois todos os documentos ( certidao de nascimento, rg, formulario ) tem que ser enviados ao Consulado de SP para legalizacao, alias, o Consulado de SP soh faz legalizacoes pelo correio.
O formulario e o endereco do Itamaraty em SP voce encontra na parte de eventos da comunidade, tem varios links, o seu formulario eh de atribuicao de nacionalidade ( imprimir colorido, eh cor de rosa !!!! )
Ahh, então não quero mais. hehehe, brincadeira gente..
Pessoal, obrigado a todos pela hospitalidade, principalmente a Cibele que foi rápida no gatilho e respondeu quase antes de eu terminar o texto, rs..
A comunidade está de parabéns, pois passei vários meses questionando coisas em uma outra comunidade e essa informação que vocês me passaram aqui foi "dificultada"... provavelmente por interesses de terceiros.
Com certeza, depois que finalizar meu processo e ser cidadão estarei aqui tbm passando a experiência aos que forem surgindo com dúvida, afinal este deveria e deve ser o papel de todas as comunidades.
Mais uma vez, tks! Logo logo eu volto com mais dúvidas, rsrsrs
Abs,