Registro de Casamento errado ou Coincidência de Mesmo nome?

Pessoal, deixa eu compartilhar com vocês um caso que me parece irreal, e aproveitar para pedir uma ajuda.

Em 2017 eu fiz uma busca pelos bisavós Portugueses. o único documento que tinha era um registro de enterro deles no Brasil.



Bom, com isso eu acreditava que o nome da localidade onde nasceu seria, São Martinho da Arvore (pela grafia)

Com isso efetuei as pesquisas e encontrei em São Martinho da Arvore.


Registro de Nascimento - José


Registro de Casamento



Registro de Nascimento- Emilia

Na certidão de nascimento da Emilia, tem a transcrição de outro casamento pois eles viveram juntos até o final da vida, e estão enterrados juntos no Brasil


Acontece que agora eu encontrei a certidão de Casamento de um dos filhos no Brasil, e lá consta Sâo Martinho do Campo.


Preciso de uma ajuda para vasculhar São Martinho do Campo, e tentar encontrar nascimento e casamento dos dois, pois, voltei a estaca zero.


Será que eu tive a proeza de encontrar duas pessoas com o mesmo nome de pai e mae, em cidades diferentes?


Segue a foto da Certidão do Meu Avô no qual consta o nome dos avós maternos e paternos



Comentários

  • caso único, o @Kleber Silva Aguiar talves possa te ajudar.

    Ele me ajudou a encontrar do meu bisavô

  • Levando em consideração que a primeira filha nasceu em 1916 já no Brasil. Creio que Emilia tenha que ter nascido pelo menos em 1900 (16 anos) e ter tido uma liberação dos pais para casar-se antes de viajar.

    Seria possivel pesquisar a chegada deles no Brasil?

    Como na Certidão do meu avo , esta escrito que vieram casados de portugual, creio que pode ser outra possibilidade.

    ps: Lembrando que estou assumindo que a primeira pesquisa esta errada (mesmo com todos os nomes, datas e indicios apontando que trata-se de apenas um erro na transcricao errada de outro casamento no registro de nascimento da Emilia)

  • Olá @brenolsaraiva

    Sabe se José e Emília vieram com mais alguém? Possível cunhada do José?

  • Olá @Kleber Silva Aguiar , infelizmente não temos relato da chegada deles no Brasil. Não sabemos nada sobre esse periodo.

  • @brenolsaraiva

    http://www.inci.org.br/acervodigital/livros.php

    Livro: 02B / Página: 042 / Família: 33960 / Número Ordem: 1/ Chefe: 1/ Nome: JOSÉ LIMA COSTA / Parentesco: CHEFE / Nacionalidade: PORTUGUEZA / Idade: 26 / Estado Civil: CASADO / Destino: PORANGABA / Vapor: ZEELANDIA / Chegada: 27/01/1913 / Nacionalidade: PORTUGUESA - 23 / Sexo: M / Religião: CATHOLICA / Ler: NÃO / Profissão: AGRICULTOR / Fazendeiro: CANDIDO PEREIRA LIMA / Observação: INTRODUSIDO DE ACORDO COM O AVISO 814 DE 20 DE JUNHO DE 1910. CHAMADO 1796 / Res_Local: COIMBRA / Res_Pais: PORTUGAL / Res_Tempo: SEMPRE / DesemBra: SANTOS / Não Bra: N / Data Nasc.: 01/06/1886 / Data Part.: 13/01/1913 / Filiação: MANOEL : Introductor: ANTUNES DOS SANTOS & CIA / Condição: ACEITO / Lugar Nasc.: COIMBRA

    EMILIA / 22 anos / MULHER / Data Nasc.: 21/03/1890 / Lugar Nasc.: COIMBRA

    MARIA / 18 anos / CUNHADA / Data Nasc.: 14/04/1894 / Lugar Nasc.: COIMBRA

    http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L02B_042.pdf N° 316, 317 e 318

    "Lima" ou "Luro", lido numa grafia ruim pode gerar essa alteração.

  • Pela idade deles do José e Emília, realmente bate, inclusive, com os documentos que postei inicialmente em São Martinho da Arvore.


    Creio que precisarei então tentar encontrar um passaporte ou outro documento para tentar ir afinando isso.


    Sera que consigo checar a lista da data de partida 13/01/1913? Creio que posso tentar achar um passaporte pra essa época.

    (apesar de estar olhando todos os docs de São Martinho do Campo) vou enviar um e-mail para a conservatória onde foi transcrito aquele casamento no registro de nascimento da Emília, me parece ser um erro mesmo.

    http://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=133789&FileID=950857

    Mas vou tentar achar algo em São Martinho do Campo ou algum outro registro de passaporte deles.

  • Encontrei outro Desembarque em um ano de 2010, mas parece que estava sozinho.

    Vou tentar achar um passaporte deles ou tentar ver se encontro a saida deles de portugal para cruzar as datas e documentos


    Obrigado a todos pela ajuda por enquanto

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.