AJUDA SOBRE PROSSEGUIMENTO DE PESQUISA

Oi gente!

Estou um tanto quanto desesperada atrás do local de nascimento dos meus bisavós portugueses...Não tenho informações além dos registros em livro no Brasil. Há muitas variações na idade tb.


O nome do meu bisavô era Joaquim Ferreira Marques, filho de Francisco Ferreira Marques e Maria das Dores (ás vzs Ferreira Marques, ás vzs Martins). O atestado de óbito diz que morreu em 1948 com 70 anos. O livro de casamento não está legivel a idade mas é algo em torno de 30 a 35 anos em 1913. 


Casou no Rio de Janeiro na 8ª pretoria civel (acredito ser Campo Grande) com Virginia Pacheco (em alguns registros com Ferreira Marques, dezoito anos em 1913. Não vejo nenhum registro dela anterior à data de 25/10/1913 quando casou. Ela também era portuguesa. Seus pais aparecem nos registros como Manoel Jacintho Pacheco e Maria Victorina Fraga (não tenho certeza pois só vi esse sobrenome no registro de casamento, na maioira das vezes aparece com o sobrenome do marido)


Encontrei muitos nomes que sugerem ser dos irmãos de minha bisavó Virginia e até dos pais, mas o nome dela mesmo não encontrei nas buscas além do que eu incluí. 


Joaquim e Virginia tiveram diversos filhos, acredito que 8, sendo uma falecida aos 17 anos e que se chamava Maria da Esperança Ferreira Marques. Os outros filhos eram Emilio, Mario, Alberto, Manoel (meu avô), Irene, Zilda e Hilda. Encontrei a maiorias dos registros de nascimento, casamento e óbito desses tios-avós, mas nada relevante. Exceto pelo livro onde está registrado o casamento de um dos filhos dele, Alberto Ferreira Marques, onde consta a data de nascimento dos pais: Joaquim teria nascido 15/12/1881 e Virginia em 14/12/1896.


Em nenhum lugar fala de qual região de vieram, apenas consta Portugal.


Como sigo na pesquisa dessa forma, gente? Peço humildemente que me ajudem e desde já fico imensamente grata!

LIINK DO GOOGLE DRIVE COM ALGUNS DOCUMENTOS QUE REUNÍ: https://drive.google.com/drive/folders/14a2Tjn0v8rm1cec0Nfcg9FRpJlDfPiu_?usp=sharing

Comentários

  • @BrunaMarques

    Caso um dia precise do registro casamento solicite no https://www.decimaterceira.com.br/2viadecertidao

    A imigração da família no RJ


  • Eu tenho um mesmo pdf com essa lista de meu bisavô, consigo algo a mais com esse documento além do que está escrito neles ?

    Boa noite !!!

  • @kleberfilho07 Exatamente! Te agradeço imensamente, pois graças a essa informação consegui consultar e encontrar os dados da minha bisavó e seus antepassados, vieram de Açores (Angra do Heroísmo)! <3 Além de tudo deixei minhas tias e mãe super felizes! <3

    Esttou na dúvida se opto pelos dados da Virginia para sugerir a minha mãe no que tange ao pedido de cidadania, pois minha bisavó era analfabeta e seus documentos possuem mais coisas para retificar. O fato de ter sido meu bisavô quem registrou e assinou no cartório a ficha de nascimento do meu avô imagino que seja mais fácil comprovar a ligação, estou correta?

    O problema é que não achei nada ainda sobre sua origem. O registro mais antigo que consegui dele foi o de casamento com minha bisavó em 1913 no Rio, mas sem dados sobre a origem dele...Alguma sugestão? Obrigada novamenteee

  • @BrunaMarques

    Vai precisar do registro de nascimento português dos dois, Virginia e Joaquim, e transcrever o casamento.

    Sobre Joaquim... pesquise com os familiares.

    ...sabe se tinha irmãos e os nomes?

    ...sabe detalhes da emigração? ...idade, ano, veio só ou com parentes?

  • @Kleber Silva Aguiar infelizmente minhas tias e minha mãe sabem pouco sobre esse avô delas...Ele morreu antes delas nascerem e meu avô, pai delas, não falava muito sobre, tinham mais contato com a familia da avó, minha bisa, que tb era portuguesa...E por isso foi mais fácil achar registros. Mas de Joaquim tudo o que eu tenho são coisas a partir de 1913 aqui no Brasil e ainformação que ele já era adulto quando veio pra cá, possivelmente sem família. Tem um registro de casamento de um tio avô, filho dele, que mostra data de nascimento dos pais, ou seja de joaquim e virginia, mas não bate exatamente com as datas do registro de obito. A de csamento nao consegui entender, mas sei que era algo entre 30 e 35 quando casou. Até a data de virginia nao batia muito com a que achei no assento de batismo dela. Estou perdida quanto a joaquim, a nao ser que eu olhe nos livros os ultimos 20 anos antes de 1913...=(

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.