Certidão de Nascimento

Olá! Sou nova por aqui! Gostaria de saber como que funciona a consulta de documentos, pois vi alguns posts que perguntaram os dados para consulta. Eu também posso passar os dados que preciso pesquisar!?

Gratidão.

Comentários

  • Hoje passei o dia pesquisando os registro de 1887 da Madeira no site https://tombo.pt/i/ilha-da-madeira mas obtive sucesso.


    Nome: João José de Gouveia Esposa:  Maria Magdalena da Conceição (casado em São José dos Campos livro B 7, fls 103, termo nº 64, casados em 13/11/1909)


    Acredito que a migração tenha sido em 1895 já que familiares comentam que ele chegou no Brasil com 08 anos.

    Pai: Manoel Gouveia

    Mãe: Maria Gouveia (certidão de óbito), o nome de solteira dela pode ser Maria de Jesus

    Nascimento: 04/12/1887 (Ilha da Madeira)

    Falecimento: 24/05/1969 (Astorga - PR)


    OBS.: Mandei sem querer a certidão de óbito do meu tio João Gouveia e não soube como tirar o arquivo.


    Gratidão.

  • @Tatyanne

    Sabe se João tinha irmãos?

    Deve ser a imigração da família

    Livro: 019 / Página: 171 / Família: 02954 / Chefe: 1 / Nome: MANOEL DE GOUVEIA / Parentesco: CHEFE / Nacionalidade: PORTUGUESA / Idade:36 / Procedência: SANTOS / Vapor: RHEIN / Chegada: 16/02/1889 / Nacion. Trad: 23 / Notas: NO DOCUMENTO ORIGINAL CONSTA: IMIGRANTES, VINDOS EM 29 DE JANEIRO DE 1889 DA ILHA DA MADEIRA NO VAPOR ALEMÃO "RHEIN" POR CONTA DO CONTRACTO DE ANGELO FIORITA COM O GOVERNO PROVINCIAL DE S. PAULO E REMETTIDOS POR JOSÉ ANTUNES DOS STOS

    Deve ser o registro do João https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=265885

    N° 166 https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/viewer?id=3484&FileID=1199600 freguesia e concelho de São Vicente

  • Bom dia!

    Sim ele tinha! Um eu sei que se chamava Manoel e outro parece que se chamava Antônio, não sei quantos irmãos eram.

    Estou emocionada! E muito Grata! Este arquivo que me mandou L019_171 condiz com vários dos nomes que eu salbia, só fiquei em dúvida porque neste documento a data de chegada era 16/02/1889 e que o João teria 4 anos também não bateria porque neste caso o ano de nasciemnto seria 1885.

    E no registro 166º que não está batendo o ano e a data de nascimento pelos documentos que tem mandei.

    Será que são estes mesmo!?

    Naquele tempo os registro eram meio doidos mesmo será que nenhum dos documentos brasileiros estão com os dados corretos?

    Se este for o caso primeiro eu teria que correr atrás de uma retificação!? (E pensar que nos meus pensamentos estava querendo me esclarecer sobre transcrição, se eu teria que transcrever o casamento e o óbito dele, como que seria!?)


    Agradeço imensamente sua ajuda!

    Tatyanne

  • Será que a esposa dele Maria Magdalena da Conceicao poderia se portuguesa também? Dificil saber né!? É que fiquei pensando que se os registros brasileiros do João José estiverem com dados incorretos tendo-se em vista os dados que encontrou, que talvez se os dados dela estivessem corretor e ela também fosse portuguesa que seria mais fácil talvez.

    Considerando que há correção nos dados que buscou terei que solicitar uma retificação dos dados do João José para depois verificar qualquer coisa (é difícil fazer isso? Como faço?). Sobre o casamento dele é necessário transcrevê-lo em Portugal!?

    Grata, muito grata!

  • @Tatyanne

    acredito que estamos tratando do mesmo "João", e é bem comum divergências entre o registro português e brasileiros.

    Chegou a solicitar o registro de casamento de inteiro teor para coletar informações de ambos, "João José e Maria Magdalena"? ...isso é necessário

  • Oi @Kleber Silva Aguiar! Boa noite! Sim eu pedi hoje! E encaminhei por e-mail, já paguei a taxa da certidão. Pedi de forma reprográfica e com reconhecimento de firma. Não pedi de forma na forma digitada (porque aí eu teria que pagar duas certidões e porque na forma reprográfica já vi várias pessoas falando que precisa já na forma digitada nem todo mundo diz que precisa, então resolvi arriscar). Tive até que preencher um formulário padrão para requerer, achei bem burocrático para falar a verdade. A informação que passaram é que a emissão leva em média de 5 dias úteis. Acredito que com sorte deva chegar até sexta-feira. Assim que chegar já te mando uma foto.

  • Oi @Kleber Silva Aguiar! A moça do cartório já me encaminhou uma cópia do rascunho da certidão de casamento do João José hoje. Vou te encaminhar a cópia aqui! Naquele tempo devia ser tudo doido mesmo. porque se a data de nascimento de fosse dia 04/12 então ele ainda faria 25 anos naquele ano e nesse caso ele teria nascido em 1884 já se a data de aniversário dele for a que me passou do dia 21/10 então ele ja tinha feito aniversário e teria nascido em 1885. kkkk que doido!

    Quero saber o seguinte já adiantando para ir providenciando os documentos. Esse certidão de casamento de "Inteiro Teor" me deixou meio decpcionada, sinceramente achei que iria descobrir mais informações tipo na certidão não tem a data de nascimento dos noivos e em relação a ele só fala que nasceu em Portugal, mas não passa mais informações de qual lugar. Uma dúvida a mulher do cartório fez a certidão de Inteiro Teor na forma digitada (eu fiquei em dúvida se não teria obrigatóriamente que ser na forma reprográfica, mas sabia que não conseguiria entrar em contato com você naquele horário, aí eu li em um site sobre informações do "passo a passo" e se estiver correto o que está escrito lá fala que a certidão de inteiro teor em forma reprográfica teria que ser a da minha mãe, que é a requerente. Além disso, fiquei pensando que como tem a questão do apostilamento que o fato de ser na forma digitada a certidão dele que em princípio não geraria questionamentos. Raciocinei certo!?

    Então quero saber vou precisar da certidão de óbto dele também!? Tanto a certidão de óbto dele quanto a certidão de nascimento da minha mãe são no cartório de Astorga - PR. por isso já estou perguntando porque já aproveito para pegar as duas se assim precisar.

    Sobre a apostila de Haia vocês tem a informação de qual seria o lugar com um valor mais viável!? E quanto seria!? Em São paulo (lá em São José dos Camposs) pergunetei a mulher falou que é R$ 120,00 aqui em MS perguntei a mulher falou que seria R$ 85,20 cada folha em ambos os caos.

    Grata, grata, gratíssima!


  • @Tatyanne

    o processo iniciará pela sua mãe? ela é neta do João? quem da descendência do João está vivo?

    o registro brasileiro de nascimento para processo de nacionalidade é de copia reprográfica mas, dependendo da dificuldade de leitura a digitada também é solicitada, os demais, casamento ou obito, para transcrições ou prova de composição de nomes são na forma inteiro teor digitada, e conforme necessidade apostiladas. O óbito, a principio não se faz necessário para o processo de nacionalidade.

  • TatyanneTatyanne Member
    editado August 2020

    Sim se iniciará pela minha mãe, ela que é neta do João José. E quanto a retificação de dados do João, acha que precisará de alguma!? Grata!

  • TatyanneTatyanne Member
    editado August 2020

    Boa noite! Uma tia me mandou uns documentos por e-mail que alguém mandou para ela, acho que alguém da família que já tinha tirado a cidadania antes. Parece ser a cópia do passaporte dele. Estes documentos, como já são portugueses se for interessante eu mandar pode ser só cópia simples né e não precisam estar apostilados, correto!? Grata!


  • @Tatyanne

    está aguardando a promulgação da alteração na Lei de nacionalidade no que refere a netos?

    Atualmente exigem vínculos efetivos com a comunidade portuguesa, sem eles o indeferimento do processo é certo!

    Acredito que não há necessidade de retificação.

    E esse documento referente ao passaporte não é necessário para o processo

  • Boa tarde, amigos. Preciso de ajuda.

    Busco a certidão de nascimento ou batismo de meu avô português, para minha cidadania.

    Nome: Alfredo Augusto Teixeira

    Nascimento: 04/06/1882

    Filiação:

    Silvino José Teixeira

    Cacilda Madureira

    Não se o local de seu nascimento. Ele veio para o Brasil com minha avó e casaram aqui no Brasil.

    Já consegui a certidão de batismo de minha avó. Minha avó é do Distrito de Vila Real, concelho Vila Pouca de Aguiar, freguesia Telões, lugar: Gralheira.

    Desde já agradeço qualquer ajuda ou dica.

    Abç

  • Olá @Julião Augusto

    outro casamento do Alfredo https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1380441

    registro do Alfredo nº 75 https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=829869 ...m0041.tif da freguesia de Miragaia concelho do Porto/Porto

    copia certificada em https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/oservices

  • Boa noite @Kleber Silva Aguiar

    Estou muito agradecido pelas suas informações. Há muito vinha tentando encontrar essa certidão.

    Se não for abusar, qual seria meu próximo passo? Vi que você enviou um link de "copia certificada", imagino que seja para solicitar o registro de meu avô, correto? É uma solicitação fácil de fazer?

    Mais uma vez muito obrigado pelas informações.

    abc

  • @Julião Augusto

    Não sei se reparou que o seu avô era casado em Portugal.

  • editado August 2020

    @Julião Augusto

    A solicitação é bem simples e será cópia certificada em papel de ambos registros para transcrever o casamento.

    Quem é sua avó, Maria Teresa ou Glória?

  • @Guilherme Moreira conheço esta historia com outros atores rsrsrs

    @Julião Augusto no registro consta casamento dissolvido por óbito em 1954... que ano foi o casamento com Glória sua avó?

  • Olá! @Kleber Silva Aguiar!  Bom dia! Não sei se acompanhou mas a lei de cidadania para netos não saiu, ao menos não por enquanto.

    Assim gostaria pedir sua ajuda mais uma vez, para saber se não posso ir adiantando outro passo.

    Pode me orientar sobre a questão da transcrição de casamento!? Creio que este será um passo necessário que eu deva fazer. (Vou te mandar aqui a Certidão de Casamento que recebi do cartório para você ver, quero que por favor dê uma olhadinha, já que falou que acredita que não será necessário a retificação da certidão de meu avô relacionado à divergência do ano de nascimento.

    Agradeci imensamento sua atenção e carinho com todos nós, sem sua ajuda muito sonhos não se realizariam.

    Grata!

    Tatyanne


  • @Tatyanne

    mencionou num post sobre o passaporte da família - "...que alguém da família que já tinha tirado a cidadania antes."

    Essa cidadania foi através da descendência do João ou dos irmãos?

  • TatyanneTatyanne Member
    editado August 2020

    @Kleber Silva Aguiar Eu acredito que através do irmão Manoel, porque eu vi que esse Manoel tem a transcrição de casamento e o João lá por àquele site que me passou o registro de nasciemtno dele não aparece nenhum registro de casamento.

  • Olá @Kleber Silva Aguiar . Desculpe a demora na resposta. Meu avô Alfredo Teixeira casou com Glória de Jesus, em 20/11/1960, no Rio de Janeiro.

    Sim, reparei que ele era casado em Portugal. O que sabia da história de minha avó é que ela havia saído de Portugal, deixando filhos, (não sei se era casada), e que veio para o Brasil com uma filha de 11 meses, filha de meu avô Alfredo e aqui tiveram mais 5 filhos.

    Será que esse fato pode causar problemas para o meu pedido de cidadania?

  • @Julião Augusto

    qual o ano de nascimento do seu pai ou sua mãe que é filho de Alfredo e Gloria?

  • editado August 2020

    Ola @Kleber Silva Aguiar

    Meu pai nasceu em 13 de outubro de 1927.

  • editado August 2020

    @Julião Augusto

    Pode transcrever o casamento do Alfredo e Gloria.

    Seu pai está vivo?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:776W-CR2M chegou a solicitar uma via atualizada?

  • Bom dia @@Kleber Silva Aguiar

    Meu pai já faleceu.

    A certidão de casamento de meus avós que tenho é de 2016.

    A certidão de batismo de minha avó também é de 2016.

    Ainda não solicitei a de meu avô.

    Na certidão de casamento de meus avós, o nome do meu avô está como: Alfredo Augusto Teixeira. No outros documentos está Alfredo Teixeira. Isso pode ser um problema?

  • @Kleber Silva Aguiar Bom dia! Se o João José tiver declarado o nascimento da minha vó (Rufina que é mãe da minha mãe) é necessário a transcrição do casamento dele em Portugal ou não precisa!? Grata!

  • Lei para netos aprovada! Graças a Deus! Vamos em frente pessoal?

    @Kleber Silva Aguiar 

    Bom dia! Sou brasileirra! E minha mãe é neta de português. Agora com a aprovação da nova lei para netos ficou mais fácil para ela adquirir a cidadania portuguesa.

    Gostaríamos de orientação sobre a documentação necessária e as informações de conservatórias que sejam fora de Lisboa e que seja interessante para encaminharmos a solicitação com toda a docuemtnação. Agora com a pandemia é possível fazer a solicitação online!?

    Minha avó é a filha de português, teve seu nascimento declarado pelo meu bisavô português (a certidão de nascimento dela será necessária, certo!? precisa ser certidão de inteiro teor ou pode ser uma certidão de nascimento simples!?). E a certidão de nascimento da minha mãe tem que ser de inteiro teor ou simples!? Você já localizou os dados de nascimento de meu bisavô, somente estas informações bastam ou tenho que solicitar a certidão de nascimento dele em alguma conservatória!? Aguardo retorno. Gratidão

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.