Doutor Urubu
O outro Fábio - opinião sobre os correios
Fábio – sobre os correios
Não confie em opiniões pessoais. Muita gente consegue fazer o próprio processo com algum sucesso e acredita que descobriu a América e já pode dar aulas, o que é uma grande ilusão. A experiência não vem de um ou dois processos, e sim de algumas centenas deles. Já lido com nacionalidade portuguesa desde 2000 e ainda estou aprendendo a cada dia que passa.
Em relação as suas opções, insisto: Use o consulado, mas não envie pelo correio.
Sair do Brasil para iniciar um processo é uma opção não muito inteligente, realmente não faz sentido algum. Advogado é para quem precisa ou simplesmente pode pagar e não quer ter trabalho ou chateações.
"Sera que mesmo com tantas pessoas fazendo pelo correio o servico eh tao ruim assim? Procurei vários tópicos sobre perda ou extravio de documentos e todos os outros pesadelos de se fazer pelo correio, mas nao achei nada relevante."
Resposta: Sim, é péssimo. Eu já li pouco sobre perda de documentos na Internet, mas meu email está cheio de casos desastrosos e de pedidos de socorro. Existem tb estatísticas extra-oficiais, mas isso não é de tão fácil acesso. O percentual não é de 100%, mas é alto demais na minha opinião.
"Enfim, penso que "correr este risco" nao eh uma coisa tao cabulosa assim."
Resposta: Guarde cópias dos documentos para facilitar sua vida em caso de desastre.
"E inclusive, acho que esta opcao dos correios deveria ser mais divulgada"
Resposta: Bom, esta é a sua opinião né... Eu já acho que essa alternativa para a incapacidade dos consulados lidarem com novos pedidos foi algo desesperado que gerou conseqüências desesperadoras. Algo como um erro que leva a outro maior ainda e que atrai muitos incautos que se iludem com as facilidades oferecidas por um serviço sem estrutura alguma.
Fábio – sobre os correios