Doutor Urubu
O outro Fábio - opinião sobre os correios
Fábio – sobre os correios
Não confie em opiniões pessoais. Muita gente consegue fazer o próprio processo com algum sucesso e acredita que descobriu a América e já pode dar aulas, o que é uma grande ilusão. A experiência não vem de um ou dois processos, e sim de algumas centenas deles. Já lido com nacionalidade portuguesa desde 2000 e ainda estou aprendendo a cada dia que passa.
Em relação as suas opções, insisto: Use o consulado, mas não envie pelo correio.
Sair do Brasil para iniciar um processo é uma opção não muito inteligente, realmente não faz sentido algum. Advogado é para quem precisa ou simplesmente pode pagar e não quer ter trabalho ou chateações.
"Sera que mesmo com tantas pessoas fazendo pelo correio o servico eh tao ruim assim? Procurei vários tópicos sobre perda ou extravio de documentos e todos os outros pesadelos de se fazer pelo correio, mas nao achei nada relevante."
Resposta: Sim, é péssimo. Eu já li pouco sobre perda de documentos na Internet, mas meu email está cheio de casos desastrosos e de pedidos de socorro. Existem tb estatísticas extra-oficiais, mas isso não é de tão fácil acesso. O percentual não é de 100%, mas é alto demais na minha opinião.
"Enfim, penso que "correr este risco" nao eh uma coisa tao cabulosa assim."
Resposta: Guarde cópias dos documentos para facilitar sua vida em caso de desastre.
"E inclusive, acho que esta opcao dos correios deveria ser mais divulgada"
Resposta: Bom, esta é a sua opinião né... Eu já acho que essa alternativa para a incapacidade dos consulados lidarem com novos pedidos foi algo desesperado que gerou conseqüências desesperadoras. Algo como um erro que leva a outro maior ainda e que atrai muitos incautos que se iludem com as facilidades oferecidas por um serviço sem estrutura alguma.
Fábio – sobre os correios
Não confie em opiniões pessoais. Muita gente consegue fazer o próprio processo com algum sucesso e acredita que descobriu a América e já pode dar aulas, o que é uma grande ilusão. A experiência não vem de um ou dois processos, e sim de algumas centenas deles. Já lido com nacionalidade portuguesa desde 2000 e ainda estou aprendendo a cada dia que passa.
Em relação as suas opções, insisto: Use o consulado, mas não envie pelo correio.
Sair do Brasil para iniciar um processo é uma opção não muito inteligente, realmente não faz sentido algum. Advogado é para quem precisa ou simplesmente pode pagar e não quer ter trabalho ou chateações.
"Sera que mesmo com tantas pessoas fazendo pelo correio o servico eh tao ruim assim? Procurei vários tópicos sobre perda ou extravio de documentos e todos os outros pesadelos de se fazer pelo correio, mas nao achei nada relevante."
Resposta: Sim, é péssimo. Eu já li pouco sobre perda de documentos na Internet, mas meu email está cheio de casos desastrosos e de pedidos de socorro. Existem tb estatísticas extra-oficiais, mas isso não é de tão fácil acesso. O percentual não é de 100%, mas é alto demais na minha opinião.
"Enfim, penso que "correr este risco" nao eh uma coisa tao cabulosa assim."
Resposta: Guarde cópias dos documentos para facilitar sua vida em caso de desastre.
"E inclusive, acho que esta opcao dos correios deveria ser mais divulgada"
Resposta: Bom, esta é a sua opinião né... Eu já acho que essa alternativa para a incapacidade dos consulados lidarem com novos pedidos foi algo desesperado que gerou conseqüências desesperadoras. Algo como um erro que leva a outro maior ainda e que atrai muitos incautos que se iludem com as facilidades oferecidas por um serviço sem estrutura alguma.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Urubu
Mais uma vez o Celso tem toda razão!
Muita gente aparece feliz quando a nacionalidade em mãos, mas os que se dão mal não aparecem de forma alguma. Basta procurar os tópicos de denúncia em relação aos serviços de despachantes e de advogados desonestos, não se acha quase nenhum. O engraçado é que os picaretas trabalham bastante e estão lesando pessoas a cada dia que passa.
Existe ainda um sentimento de vergonha e humilhação da parte da pessoa que é muito "ixperta" e descobre uma forma inédita e sensacional de fazer o pedido da própria nacionalidade. Essa pessoa pode passar da euforia da descoberta para a depressão ao se deparar com o prejuízo em muito pouco tempo e não quer saber de narrar a própria aventura mal sucedida.
Outro detalhe acertadíssimo citado pelo Celso que
"Como o custo só se sabe após a conclusão do processo, é difícil afirmar que ajuda especializada custa mais caro que mandar pelo correio... mesmo porque, obter e legalizar e enviar 4 ou 5 jogos de documentos (sem contar o tempo perdido), pode ficar bastante caro..."
Ouço sempre que advogados são caríssimos e costumo ficar calado, pois o termo "caro" é muito relativo. Vamos tentar ver o que engloba um processo de nacionalidade:
1- Autenticações nas certidões brasileiras (dinheiro e tempo);
2- Obtenção de certidões portuguesas (tempo de pesquisa e dinheiro);
3- "Montagem" de um processo;
4- Interposição de um processo;
5- Acompanhamento de um processo até a conclusão;
6- Possível resolução de problemas no decorrer e após os processos (com erros vários cometidos pela CRC em nomes e datas após concedida a nacionalidade)
7- Conclusão do processo com a certidão enviada no endereço do cliente.
Cada advogado cobra valores que podem variar, logicamente, mas o advogado honesto cobra seus honorários APENAS UMA VEZ. Se algo der errado, se algum documento for perdido ou outro desastre qualquer, o cliente provavelmente nem saberá disso e não terá que arcar com custo algum!
Se o procedimento acima custa caro ou barato, a pessoa só poderá afirmar com certeza depois de passar pela própria experiência
Dr URUBU
Sobre as minhas 300 retificacoes, elas se referem a documentos que não são necessários quando enviados via correio e somente se feito via consulado em SP.
Você com certeza sabe que a lista de documentos para fazer via correio pode ser BEM menor do que a lista que o consulado aqui pede.
Sobre a belíssima frase do nosso amigo Celso, falando que o fracasso é órfão e tal, eu não concordo muito, afinal quando dá alguma zebra no processo aí é que o cidadão corre aqui louco atrás de ajuda... "Meus documentos sumiram, o que faço??" ou "Mandei pelo correio há 8 anos e até agora nada. O que faço?".
Dr Mauricio se refere a este processo via correio como "Algo como um erro que leva a outro maior ainda e que atrai muitos incautos que se iludem com as facilidades oferecidas por um serviço sem estrutura alguma.". Mas engraçado é que ontem, trocando idéia em outras comunidades eu li 5 relatos de envio pelo corrreio que deram certo. Inclusive um deles durou 3 meses e finalizou-se agora em dezembro.
Existem situações e situações. Em casos complexos, eu acho inclusive que um advogado seria bem vindo e eu faria questão de utilizar os seus serviços. O problema é que os posts aqui na comunidade são muitas vezes pessimistas demais em relação aos que resistem à contratação de serviço especializado.
Acho que a coisa poderia ser mais branda, mais neutra, com foco em INFORMAR e não em tentar CONVENCER, esta é a diferença.
Repetindo, esta é a minha opinião, somente isso.
Abs,
Sera que o Fabio tambem será expulso da comunidade????
Creo que assim funciona a comunidade , nao contratou, nao te informamos ou no caso como este jogamos merda no ventilador.
deprimente
Mas se me expulsarem daquela comunidade por isso estarão assinando o atestado de má-intenção.
A verdade é que eu acho que existe uma tendência enorme pra favorecer interesses ali. Parece ser uma estrutura comercial disfarçada.
gostei da sua colocacao, acho que agora vao te expulsar . . .kkkkk
Isso pq vc não viu a ultima, rsrs...
Mas repetindo, não podem me expulsar por isso. Se o fizerem estarão assumindo os fatos.
O mais engraçado da discussão lá foi a resposta de um dos "cupinchas" que cercam o urubú (isso mesmo, lá é vice-versa, o Urubú rodeia o defunto, mas o defunto também rodeia o urubú) rsss...
A comédia da vida privada foi assim:
Fabio
As chances de sair errado são quase 100%, ok, mas em função de quê existe todo esse risco? 17 fev (19 horas atrás)
Celso
Perda de documentos pelo correio...
"(Se o Dr Urubú levasse o documento de todos diretamente na CRC, talvez não aconteça a perda, caso contrário esse risco seria o mesmo...)"
perda de documentos pela CRC...
"(Caso isso aconteça, somente os documentos enviados pelo Dr Urubú não se perdem...)"
Perda do processo inteiro após a chegada na CRC ...
"(Se acontecer, só acontece com você, com o Dr Urubú, isso nunca acontece...)"
engavetamento...
"(Se acontecer com você, eles engavetam e jogam a chave fora, mas o Dr Urubú tem uma chave mestra de todas as gavetas...)"
pode escolher!
"(então escolham o Dr. Urubú, ele é o mestre dos magos e vai fazer ser dinheiro desaparecer, a diferença entre o Dr. Urubú e o Mister X, é que ele não explica a mágica)"
Resumindo, entre essas e tantas perolas do "Dr.", deviamos agradecer por poder dar tantas risadas... rsss... isso é uma terapia
Gostaria de poder fazer alguma coisa...
Daqui a pouco não vamos ter mais ninguem naquela comunidde para fazer o resgate.
Assim meu processo ate o qu sei e que aprendi aqui é simples e vejam:
Thiago,
Precisarei analisar a certidão de nascimento do português, certidão de nascimento de inteiro teor de sua mãe, certidão de casamento dela e a sua certidão de nascimento de inteiro teor.
O custo total é de 3.500 reais a serem pagos em até 03 parcelas e o prazo de conclusão é de aproximadamente 08 meses.
Atenciosamente, DR. Urubu
Bom acredito que gastei o total de 500 reais.
Quem será o próximo eliminado?
-Fabio.
Eu acho que sei de qual comunidade vcs tão falando e sei quem é esse Dr. Urubu e seus seguidores, eu mesma quando comecei a tratar da minha nacionalidade entrei na comunidade dele e nessa aqui. Mas com o tempo eu comecei a perceber que não podemos expor nossas opiniões na comunidade dele,que logo somos " chamados a atenção" é como se ele e apenas ele e seus seguidores pudessem e soubessem responder a todas as questões, e depois que vi uma resposta muito mal educada a uma pergunta de outro membro decide deixar essa comunidade. Não me interessa fazer parte de um grupo onde não podemos nos expressar. Pelo menos aqui não somos reprimidos e podemos por nossas dúvidas e somos tratados como pessoas e não como....olha nem sei que nome dá....
E pra mim quem é doutor é médico ou é quem fez doutorado. Advogado é advogado, com todo o respeito.