Deu certo!!!!!

Boa tarde caros amigos, me perdoem se este não é o canal adequado para agradecer, mas minha euforia não me permitiu tanta racionalidade rs.

Mandei meus documentos ao ACP Porto para pedir a atribuição de Nacionalidade (meu pai é Português residente no Brasil) e lá chegou em 26/06/2019. Diversos foram os problemas. A demora, o Covid-19 (que travou tudo no mundo todo), a lentidão do sistema português etc..., Mas em agosto de 2020 SAIU A TÃO SONHADA CIDADANIA, NÃO ME CONTIVE DE TANTA ALEGRIA AO LER: "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português.". Gostaria de compartilhar essa alegria com vcs, afinal, tudo nasceu aqui. A força, as orientações, os toques, as pesquisas, tudo culminou no sucesso do meu pedido! Quero agradece a todos, sobretudo a dois caras que foram cruciais , agradecer pela paciência com que respondiam minhas duvidas, angústias e nervosismo, são eles: @Daniel Henriques e @Vlad Pen . Espero que Deus os abençoe e que lhes dê vida longa para ajudar mais pessoas como eu, meus mais sinceros agradecimentos.

Algumas dicas de quem apanhou muito nesta jornada ref. ao PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO PELO ACP PORTO:

1) Mandem a Certidão de Nascimento de Inteiro teor com cópia reprográfica do livro! - perdi muito tempo porque mandei só de inteiro teor e tive que aguardar uma notificação chegar (por quase 1 ano) dizendo que precisavam de outra com a cópia do livro!

2) PRA ECONOMIZAR TEMPO - Junto com os documentos, mandem uma declaração do Português reconhecendo-o como filho, EXIGÊNCIA DELES NA NOTIFICAÇÃO!!!!! (claro, se estiver vivo!) A minha eu pedi ao meu pai (Português) que fizesse de próprio punho (pra não ter erro) e nela fiz constar o nome completo dos meus avós também, o máximo de datas possíveis: nascimentos, averbações etc... TUDO QUE VC TIVER DE INFORMAÇÕES, COLOCA NESTA DECLARAÇÃO (melhor pecar pelo excesso do que pela falta). Na notificação que o Porto me enviou me pediram autenticação, então eu deduzi que seria o reconhecimento de firma em cartório por AUTENTICIDADE (Assinado na presença do funcionário do cartório). Foi o que eu fiz e deu certo!

3) NÃO MANDEM PELO CORREIO - Se puderem mandem via DHL ou qualquer outro meio, mas evitem o correio nesta época. Quando eu recebi a notificação para sanar o problema, me deram 25 dias para a resposta sob pena de indeferimento. Só pra sair de onde eu postei (SP capital) até chegar na unidade de despacho internacional foram 32 dias! Só não perdi porque mandei um email solicitando dilação de prazo para o Arquivo Central de Lisboa fundamentando, com prints e link para consulta dos correios do Brasil, que aqui estava tudo atrasado em função do Covid. Então, Lisboa de comunicou com Porto, inclusive me copiando em email, e pediram que fosse atendido o meu pedido. Daí então me concederam prazo até que os documentos novos chegassem. Mas vejam, isso só foi possível porque eu requeri (mas com a intenção de recorrer depois caso houvesse um indeferimento prematuro do meu processo, mas deu certo por outra via rsrsrs).

NO TOTAL, ENTRE O ENVIO E A CHEGADA NO ACP PORTO OS DOCUMENTOS CHEGARAM EM ABOMINÁVEIS 49 DIAS, bem superior ao prazo dado a mim de 25 dias, UM ABSURDO! ENTÃO, EVITEM CORREIO! AHH MANDEI DOCUMENTO PRIORITÁRIO!!

4) Aproveitando o Gancho, se por algum motivo o seu processo travar, mande email para Lisboa, explique, fundamente, brigue, porque eles ajudam a resolver. Não tenha a mente de brasileiro em achar que tudo é automático e que com a pandemia ou outra situação extraordinária eles irão entender. Nunca se esqueçam que lá é a Europa e eles levam a lei a risca e os prazos também! Abaixo mando cópia do meu email para que vocês vejam como foi feito!


Amigos agora é esperar o registro e ir ao consulado pedir o CC e o Passaporte. Muito obrigado a todos vocês e desejo sucesso a todos!


Comentários

  • Meus parabéns!!!

  • Muitissimo Obrigado.

  • @Renato salves parabéns pela conquista.

  • PARABÉNS!!!

    Que você seja muito feliz!!

    Este site realmente é maravilhoso! Pessoas super empenhadas em ajudar o próximo. Também estou no empenho pra tirar minha dupla cidadania e poder passar tb para minha filha, que já mora na Irlanda e está precisando muito antes do visto terminar e precisar voltar.

    Tenho muita fé que iremos conseguir, depois se muitas descobertas de familiares por aqui estou em busca da certidão de nascimento de meu pai. Está difícil de se localizar. Ele era brasileiro, nascido aqui no R.J. em 12 de Agosto de 1925. Se alguém mais puder me ajudar..o nome dele era Lindalvo Corrêa Noronha,

    Mais uma vez Parabéns por sua conquista!!!!

  • @Cristinavn , para conseguir ajuda na busca da certidão de seu avô, crie um post com todas as infirmações de que dispuser em


  • Boa Noite Leticia¹

    A certidão de nascimento que procuro é a do meu pai.

    Ele era brasileiro, já passei todas as informações por aqui, o Kleber me ajudou muuuuuito em todas as outras certidões e registros mas a do meu pai não estamos conseguindo, infelizmente e ele é o filho de português.

    Lindalvo Corrêa Noronha Nasc: 12/08/1925 Natural do Rio de Janeiro Brasil

    Fiiação : Bernardino Corrêa de Noronha e Farahilde Martins Noronha ou ( Faraildes)

  • editado September 2020

    @Cristinavn , se o Kléber, que é um gênio, não conseguiu achar...

    O seu pai tinha irmãos? Sabe onde foram registrados?

    Se souber, dê uma folheada nos livros do family search, a indexação deles contém algumas falhas.

    Estou fazendo a genealogia da família. Achei 5 dos 6 filhos de meus avós. De uma tia, nada, era como se ela não existisse!

    Resolvi procurar na mesma circunscrição em que os outros irmãos foram registrados, e achei! Quem indexou colocou pais e o sobrenome dela o sobrenome de casal de padrinhos!

    Não desista! Se você souber qual a Circunscrição dos outros irmãos, posso ajudar a procurar

  • Oi Leticia, Boa tarde!!

    Está difícil localizar a certidão dele e a dos meus tios só um, que era o mais novo e por sinal meu padrinho.

    Registro Civil 75° Pretoria Civil Freguezia de Inhaúma

    Os outros registros de nascimento de meus tios tb não encontrei só certidão de casamento de uma tia e atestado de óbito de alguns.

    Se vc puder me ajudar...serei imensamente grata.

    Abraços.

  • @Cristinavn , já pediu uma busca na 11a RCPN?

    Os livros da 7a Pretoria foram para lá.

    EndereçoAv. Dom Hélder Câmara, 6776 - Pilares, Rio de Janeiro - RJ, 20751-002

    Telefone(21) 2599-9451

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.