Pedido de Urgência
alainbrasil12
Member
Alguém já solicitou pedido de urgência com a pejorativa da necessidade do passaporte português para se mudar para o reino unido, com base no prazo legal imposto pela coroa local quanto ao brexit ?
Se sim, poderia relatar a experiência?
Obviamente a solicitação não é tão nobre quanto a problemas de saúde e oferta de emprego imediato, entretanto é bastante razoável entender que caso os prazos não sejam cumpridos por conta da falta da decisão quanto a nacionalidade portuguesa, a possível migração para o reino unido deixa de ser possível, podendo perder chances de uma vida.
Obrigado
Esta discussão está fechada.
Comentários
@alainbrasil12
De fato seu motivo não é nada nobre. O pedido de nacionalidade para usar como trampolim para outro país é visto com maus olhos. Mas se é direito... perguntar não ofende. Não deverá usar o Brexit. Não deveria ter deixado para fazer isso lá no final da prorrogação, quase indo pra disputa de pênalti.
Se você conseguir uma carta de oferta de trabalho, condicionada a cidadania, algumas pessoas têm conseguido em urgência. Uma delas, @mariapaulafernandes relatou aqui "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/212671/#Comment_212671"
Não é sua primeira tentativa nem nossa primeira conversa: "https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/215577/#Comment_215577"
@gandalf Discordo do gandalf.
"Não deveria ter deixado para fazer isso lá no final da prorrogação, quase indo pra disputa de pênalti."
Você não sabe quando ele começou com o processo da cidadania. Eu mesmo comecei em 2018 e só agora estou finalizando. Foram gerações e cada geração demora por causa do tempo da conservatória. A culpa pode não ser dele.
"O pedido de nacionalidade para usar como trampolim para outro país é visto com maus olhos."
Já vi diversos pedidos de urgência sendo aprovados devido a uma proposta de emprego em um país diferente da Europa - até mesmo o que você deu exemplo. Se fosse assim, eles teriam recusados, já que estão usando como "trampolim".
Agora respondendo a sua pergunta @alainbrasil12, eu acredito que eles só vão acatar se você comprovar efetivamente que está indo lá e explicar a sua necessidade.
@redleh
Eu sei que ele está com o processo aprovado e assento pendente desde Out/19 . Já tivemos uma conversa no início de março sobre isso. A possibilidade de urgência, se real, poderia ter sido buscada desde que iniciou o processo. Jogar o Brexit no ultimo minuto, não vai funcionar como mecanismo de pressão no país vizinho.
A conversa de "usar como trampolim" não é minha. Ela foi falada pela Conservadora dos Registros Centrais, em um contexto muito negativo, ao se pronunciar sobre a mudança das regras de "ligação efetiva" no parlamento. Não mate o mensageiro. Pode ir lá ouvir.
Contudo eu acho que ele deve buscar o caminho que seja mais adequado. No início da pandemia não havia a possibilidade de emprego. Se a intenção era ir para UK, ele não disse a princípio. Pandemia e Brexit são aspectos transitórios, mas importantes a ser considerados.
Acho que ele está em desespero, mas alguns processos em torno do dele foram aprovados nos últimos 2 dias. Me colocando em lugar dele, muito antes de tentar um pedido de urgência, enviaria um e-mail diretamente para a Conservatória perguntando sobre o processo. Eles irão verificar, e provavelmente ele será aprovado imediatamente pelo tempo que está ali. Talvez seja só avisar que já tem assento.
@gandalf eu concordo com você. Usar a desculpa do Brexit só para agilizar o processo é totalmente errado. Por isso acho que o conservador vai querer provas que a pessoa de fato está indo para Inglaterra e etc. Não vai ser tão simples assim, acredito.
Se ele quiser aumentar as chances do pedido de urgência ser aprovado, também acho que ele vai precisar de uma proposta de emprego.
@alainbrasil12 Enviei por Mensagem Privada o email pra você consultar. Faça já e talvez segunda você ja venha aqui contar que saiu o assento
Olá,
Gosto muito da proposta do fórum e da dinâmica entre as pessoas, sou grato pelos mantenedores e pelo suporte genuíno e sensível da comunidade desde 2018.
Entretanto @gandalf fiquei bastante desapontado com a sua última resposta "seu motivo não é nada nobre" e "não deveria ter deixado para fazer isso lá no final da prorrogação, quase indo pra disputa de pênalti."
Nunca testemunhei um julgamento online, e pela primeira vez me entristece ler esse tipo de comentário, realmente fico para baixo e propenso não buscar mais ajuda externa.
Não cabe nenhuma explicação para nenhuma pessoa, mas esse tipo de interação não pode ser visto como natural e benéfica para nenhuma das partes. @gandalf , na minha vida, nunca deixo nada para a última hora, o processo de Out/19 não era meu e sim do meu pai.
Adicionalmente, não sabia que estava cometendo alguma irregularidade ou uma "tentativa" maléfica. Por isso ler uma resposta para uma dúvida honesta e simples como oque pode ser aprovado com urgência "Não é sua primeira tentativa nem nossa primeira conversa", não é nada bacana.
Por fim, acredito que você tenha genuinamente tentado ajudar e não tenha tido nenhuma má-intenção na sua resposta. Por isso, agradeço pela interação. Sempre quando escrevo algo para alguém, tento me colocar no lugar da outra pessoa e a forma como ela pode interpretar a mensagem. Talvez seja uma boa ideia para uma próxima vez @Vlad Pen / @Marcia
@redleh obrigado
Pessoal...as conservatórias normalmente só atendem pedidos de urgência por proposta de trabalho devidamente documentada.Eu não sei dizer se proposta de trabalho fora de Portugal inclui outros países da União Europeia ( lembrando q o Reino Unido não faz mais parte da UE).Acredito que o @gandalf não teve intenção de causar controvérsias.Para não gerar mais atritos aqui, vou fechar esse tópico. Qualquer dúvida podem me chamar In Box.