Como encontrar a freguesia onde meu bisavo nasceu? [Ajuda com pesquisa de Certidao de Nascimento]
Ola, pessoal, espero que estejam bem!
Estou precisando encontrar a Certidao de Nascimento do meu bisavo portugues, pois meu avo nasceu e foi registrado no Brasil com o sobrenome com a grafia errada e precisamos encontrar a certidao do pai dele para fazer a alteracao aqui no cartorio no Brasil.
Meu bisavo se chama Alfredo Martins Cecilio
Descobri achando sua Certidao de Casamento que ele nasceu em 01/06/1902
Depois, descobri pela Certidao de Obito que ele era de Gouveia
Filiacao Antonio Martins Cecilio e Maria Antonia (nao consta sobrenome)
Passaporte portugues numero 418
Carteira de identidade numero 448.841 registro numero 532
Fiz um pedido de procura de sua Certidao de Nascimento no Arquivo Distrital da Guarda, mas eles estao me pedindo para informar a Freguesia onde ele nasceu para facilitar a pesquisa. Nao sei onde encontrar essa informacao, dado que o unico documento que tenho do meu bisavo e seu registro na delegacia de estrangeiros, que diz que ele chegou no Brasil em 1923 mas diz que o local de nascimento e "Portugal".
Alguem tem alguma sugestao de como facilitar o meu processo de busca da certidao|freguesia?
Como informacoes adicionais, eu encontrei o registro de estrangeiro do irmao dele, chamado Jose Martins Cecilo, nascido em Moimento da Serra, em 15/03/1906.
Desde ja agradeco pela ajuda e peco desculpas pela falta de pontuacao, meu teclado esta com problemas rs
Obrigada!!
Comentários
@cinthiacicilio
Seu bisavô deve ter nascido na mesma freguesia do irmão - Moimenta da Serra, concelho de Gouveia.
Qual a diferença no sobrenome?
@Guilherme Moreira Oi Guilherme!
Obrigada, vou tentar colocar Moimento da Serra como Freguesia.
Sobre a diferença no sobrenome, escreveram Cicilio com I na certidão do meu avô brasileiro, sendo que o sobrenome original do meu bisavô é Cecilio com e.
Entendo que não precisa alterar o registro do seu avô.
@Guilherme Moreira pela sua experiencia e demais colegas do grupo, esse tipo de erro não precisa de alteração? Eu tinha sido informada no cartorio que precisaria de alteração, mas nao consegui confirmar com o Consulado pois esta fechado.
Voces sabem em quais casos de erro de grafia é que a alteração da certidão de nascimento e demais registros precisam ser feitas?
@cinthiacicilio
se a divergência for só Cicilio ou Cecilio não ha necessidade de retificação, agora, se for a divergência, por exemplo, no nome da mãe como consta nos RNEs que postou... do Alfredo - "Maria Antonia" e do irmão - "Rosa de Almeida" aí sim precisa retificar.
@Kleber Silva Aguiar oi Kleber, obrigada pelo retorno!
Eu acredito que o Alfredo e o José foram filhos de maes diferentes. Então simplesmente não vou incluir nenhum documento do José a principio, visto que ele é tio do meu avô. Sera que terei que comprovar o casamento do Antonio com a primeira esposa (Maria Antonia)?
O meu avô, Raul Martins Cicilio, sempre consta com os mesmos nomes para pai e mãe (Alfredo e Conceicão e de avós Antonio e Maria Antonia) apenas tendo esse erro de estar o pai dele com o RNE Cecilio e na certidão de nascimento do meu avô aparecer como Cicilio.
@cinthiacicilio
o registro português do Alfredo será a base para averiguação e conformidade dos registros brasileiros que serão pertinentes ao processo, ele indicará se precisa ou não de retificação nos documentos brasileiros.
Alfredo casou com brasileira?
@Kleber Silva Aguiar ele se casou com uma espanhola aqui no Brasil. Encontrei o registro de chegada dela no Brasil e consta o nome como Concepcion, mas na certidao de nascimento do meu avo e no registro de estrangeiro dela esta como nome Conceicao, assim como no RG do meu avo e demais documentos.
@cinthiacicilio
https://www.dicionariodenomesproprios.com.br/conceicao/