Transcrição de casamento solicitada pelo filho em PT + Confirmação Documentos

Pessoal, bom dia!

Primeiramente gostaria de agradecer a todos pela ajuda que sempre obtenho aqui no Fórum quando tenho uma dúvida! E isso se da há pelo menos uns 5 anos, quando iniciei meu processo de atribuição de cidadania.


Bom, contextualizando: meu pai (brasileiro) tem a cidadania portuguesa e é casado com a minha mae (brasileira) há 30 anos. E eles querem solicitar a transcrição de casamento para que posteriormente, minha mae solicite a cidadania também.

Seguem minhas dúvidas abaixo, se puderem ajudar agradecerei imensamente!

1) Hoje moro em Lisboa e meus pais no Brasil - RJ. Eles podem me enviar os documentos necessários para que eu solicite para eles a transcrição de casamento aqui? Eu preciso de alguma declaração para isso, ou é só levar em alguma conservatória?


2) O formulário de solicitação de transcrição de casamento atual ainda é este?


3) Poderiam, pf, confirmar se as minhas pesquisas foram feitas certinhas e se os documentos são apenas esses?

  • Cópia simples da Certidão de Nascimento portuguesa do meu pai;
  • Cópia de Inteiro Teor Reprográfica da Certidão de Casamento, com as firmas reconhecidas por autenticidade dos notários que assinaram + Apostilla de Haia;
  • Formulário de Transcrição de Casamento (exposto acima), com as firma reconhecidas por autenticidade do meu pai e minha mãe;
  • Xerox autenticada do RG de mãe + Apostilla de Haia.


Novamente, muito obrigado pela usual ajuda de todos!

Caso eu possa ajudar em algo, pf, avisem. Sou muito grato a este Fórum.

Um grande abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.