BI Provisória no Porto

Olá ,

Vocês saberiam me dizer se é possível tirar a BI provisória no Porto?
Ou somente é possível em Areeiro?
Se alguém souber algo, peço por favor que me ajudem.
Agradeço desde já.

Janaina

Comentários

• Olá Alex

Eu já tenho a certidão de nascimento e preciso tirar a BI no mesmo dia em Portugal . Pelo que entendi quando telefonei em Lisboa ( Areeiro) é que a BI tirada no mesmo dia terá VALIDADE PROVISÓRIA , pois depois terei que tirar OBRIGATORIAMENTE o cartão do cidadão.

Como eu farei uma escala de 12 horas no Porto , gostaria de saber se há possibilidade de tirar a BI no mesmo dia também no Porto.

Talvez eu não expliquei direito, mas já sou português e gostaria de tirar a minha BI no mesmo dia.

Janaina
  • Alex

O Cartão do Cidadão deve substituir por completo o BI. Ocorre, que como o sistema está sendo implantado, a procura está muito grande e por isso ainda é possível tirar o BI nos casos de urgência.
    Em Lisboa, eu mesmo tirei no mesmo dia. Mas só no Areeiro. Esta informação eles não dão na Loja do Cidadão.
    Só que este BI só vale por um ano.
  • Olá Luidi,

Obrigado pela informação . Eu preciso tirar o BI no mesmo dia. Infelizmente eu não farei escala em Lisboa. A minha escala será no Porto, por isso gostaria de saber se existe esse serviço lá também.

Faz tempo que você tirou a sua no Areeiro? Foi rápido? Na mesma hora ? Ou leva um dia inteiro?

Obrigado,
    Janaina
  • Janaina

Tirei em dezembro pp.
    1) entrar na fila para "comprar" o formulário
    2) preencher e entregar com a cópia da certidão de nascimento e duas fotos

Enreguei por volta das 11:00 e marcaram para pegar as 18:30, do mesmo dia.

O lugar em areeiro tem o nome de "Centro de Documentação". Será que na internet se acha alguma repartição com esse nome no Porto?
  • Janaina,

eu tambem tirei o meu BI em Lisboa, no Areeiro, em Setembro do ano passado. O melhor eh voce ligar em alguma Loja do Cidadao do Porto e se informar ou liga em alguma Conservatoria de la, e da uma de Joao sem braco e pergunta, diz que voce quer tirar BI no mesmo dia, eles provavelmente vao te informar.
  • Luidi e Cibele

Muito obrigado. Vou tentar descobrir algo na segunda-feira, poder ser que tenha algo no Porto também.

Janaina
  • Ola Cibele e Luidi,

Eu entrei em contato com o Centro de Documentacao do Porto. Eu fui informada de que e possivel tirar a BI em caracter de urgencia. A BI sera PROVISORIA e tera validade de 1 ano.

Abaixo o endereco e o telefone para outros membros que tenham a mesma duvida.

Identificação Civil - Bilhetes de Identidade (Delegação do Porto)
    Rua Alferes Malheiro, 107/121
    4000 - PORTO
    Tel: 222088850 Fax: 222082713
  • Ola Cibele,

No momento em que voce tirou o BI no Areeiro, voce somente apresentou a certidao de nascimento para conferencia ou a certidao ficou retida ?

Grata,

Janaina
  • Janaina

eles fazem uma copia xerox da certidao de nascimento e te devolvem a original. vc tb precisa levar dois outros documentos de indentidade, tipo eu tive que mostrar o passaporte brasileiro mais a carteira de residente (da holanda), mas serve tb carteira de motorista ou outro doc. e alem disso, leve tb duas fotos tamanho passaporte (europeu).

os formularios vc compra e preenche na hora. tudo custa menos de 9 euros com a taxa extra de urgencia.

nao esquece tb de levar a passagem pra vc comprovar que tem urgencia.
  • LARA

Muito obrigado pela ajuda. Eu vou providenciar todos os documentos !
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.