Como conseguir informações apenas com o nome completo do português e de seus pais?

Gostaria de sugestões. Desde já agradeço!

Iniciei a minha árvore genealógica no Family Search, com o intuito de resgatar informações do lado português para conseguir a cidadania para minha mãe e posteriormente para mim, além de conhecer melhor minhas raízes.

No momento estou tentando informações com os familiares mais próximos e antigos da família, já que tem gente na família que conseguia a dupla cidadania através de um irmão do meu bisavô.

Meu bisavô era português possivelmente da região de Póvoa de Varzim (não é certeza). No momento, as únicas informações que tenho é que seu nome era Luiz Moreira Ramos, filho de Luiz José Moreira e Ana Rosa Moreira.

E também que, casou-se com Mercedes Lopes Ramos (espanhola), mas não sei onde o casamento ocorreu e nem quando.

Meu bisavô veio para Brasil e estabeleceu sua vida em Porto Alegre - RS, onde nasceu meu avô João Alberto Lopes Ramos em 1942 (já falecido mas possuo a sua certidão de nascimento).

Alguém me sugere alguma forma de encontrar mais informações sobre meu bisavô e seus ascendentes enquanto não consigo informações mais precisas com meus familiares?

Outra questão, vejo todo mundo procurando as certidões de nascimento, mas para o pedido de cidadania não precisa a certidão de nascimento do português neh? pelo menos no site do consulado informa que do português precisa apenas o nome completo e a data de nascimento, e que se tiver a certidão de nascimento ou informações de onde vivia por exemplo, facilita a busca deles.


Tem alguma diferença em fornecer somente o nome e data de nascimento, e fornecer a certidão de nascimento do português?


Muito obrigado!

Comentários

  • Atualização de informações.

    Meu bisavô aparece na base de dados de passaportes do Porto: Luís Moreira Ramos, filho de Luís José Moreira e Ana Rosa Moreira. Pediu passaporte para o Rio Grande do Sul - Brasil, com 22 anos, solteiro, lavrador, natural de Póvoa da Varzim.

  • @Alberto_Ramos_Luz

    Não só seu bisavô como pelo menos 5 irmãos. Sabe a data de nascimento ou ano, do seu avô ou de algum dos irmãos?

    20333Januário Moreira RamosPóvoa de VarzimPóvoa de VarzimLuís José MoreiraAna Rosa MoreiraSeareiro18Rio de JaneiroSolteiro

    59336José Moreira RamosPóvoa de VarzimPóvoa de VarzimLuís José MoreiraAna Rosa MoreiraLavrador31SantosCasado

    166088Alexandrino José MoreiraPóvoa de VarzimPóvoa de VarzimLuís José MoreiraAna Rosa MoreiraAgricultor17Rio Grande do SulSolteiro

    181214Luís Moreira RamosPóvoa de VarzimPóvoa de VarzimLuís José MoreiraAna Rosa MoreiraLavrador22Rio Grande do SulSolteiro

    212600Joaquim Moreira RamosPóvoa de VarzimPóvoa de VarzimLuís José MoreiraAna Rosa MoreiraEmpregado Comercial19Rio de JaneiroSolteiro

    315268Mário José MoreiraPóvoa de VarzimPóvoa de VarzimLuís José MoreiraAna Rosa MoreiraAgricultor22Porto AlegreSolteiro

  • Atualizando


    Os pais do meu Bisavô eram Luís José Moreira e Ana Rosa Moreira, cujos filhos que vieram para o Brasil eram:

    Januário Moreira Ramos

    José Moreira Ramos

    Alexandrino José Moreira

    Luís Moreira Ramos (o qual é meu bisavô e necessito encontrar sua data de nascimento)

    Joaquim Moreira Ramos nascido em 10/04/1900 batizado em Amorim - Póvoa de Varzim (Consegui o registro de batismo através de um grupo no facebook)

    Mário José Moreira nascido em 09/08/1917 chegou ao Brasil em 1939 (Consegui o registro de batismo através de um grupo no facebook).


    Se alguém puder ajudar sobre como encontrar mais informações a respeito da família, mais especificamente sobre meu Bisavô Luís Moreira Ramos, eu agradeço.

  • @Guilherme Moreira Só vi sua resposta após escrever meu último comentário.

    Não sei nem a data nem o ano de nascimento de meu bisavô. De dois dos irmão dele eu consegui, descrevi as informações no comentário anterior. Como estes dois nasceram em Amorim, acredito que meu avô possa ter nascido lá também. Estou a procurar nos registos de baptismo da Paróquia de Amorim através do tombo.pt porém os registos vão até o ano de 1902 e é possível que ele tenha nascido após este período.

    Muito obrigado pela ajuda

  • @Alberto_Ramos_Luz Boa noite ! Também estou em busca de dados sobre minha avó .

    Poderia por favor me informar o grupo do facebook onde conseguiu acertidão de batismo?

    Desde já agradeço.

  • @andreatb Boa noite! o nome do grupo é Genelogia Portugal.

    estou encontrando informações no https://tombo.pt/, se souber onde ela nasceu pode percorrer os registros de batismo, estou fazendo assim.

    No meu caso, meu bisavô veio para o Brasil, então também posso encontrar informações nos registros de passaporte, tambem disponivel no tombo.pt, mas a pesquisa é mais exaustiva.

    pode tentar também na uma base de dados online criada e disponibilizada pelo CEPESE (Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade) http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1 aqui encontrei cinco irmãos do meu bisavô e a localidade em que viviam. A partir daí, encontrei o registro de batismo de vários irmãos do meu bisavô, porém o dele ainda não.


    Boa sorte

  • @Alberto_Ramos_Luz Boa noite !

    Agradeço imensamente pela sua ajuda !

    Vou seguir as suas dicas. Estava meio perdida ,sem saber por onde começar.

    A única informação que tenho é o nome de minha avó e de seus pais.

    E minha mãe dizia que minha avó era de Tras-os -Montes.

    Espero conseguir encontrar.

    Mais uma vez obrigada e boa sorte na sua busca.

  • JosioliveiraJosioliveira Member
    editado August 2020

    @Alberto_Ramos_Luz Boa tarde! Tenho a certidão de óbito do meu bisavô e lá consta só que ele nasceu em Portugal, não sei em qual cidade, faleceu no Brasil em 1930 aos 75 anos (não consta a data de nascimento). Na mesma certidão tem o nome da minha bisavó, dos meus trisavôs da minha (avó e dos meus tios-avós, que nasceram no Brasil) é possível localizar a certidão de batismo dele, somente com esses dados? Já tentei localizar mas não consegui, é possível localizar as certidões de nascimento dos meus ascendentes, partindo dos dados que tenho? Por onde começar?

  • @Josioliveira é possível, eu encontrei muita coisa com menos informações que você.

    Te indico o mesmo que indiquei para andreatb. começa buscando informações do Português que veio para o Brasil nos registros de passaportes http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?n=1&v=1 , ali deverá constar onde ele nasceu, a partir dai tu consegue muita informação no tombo.pt pois terá o local para pesquisar e um intervalo de tempo pequeno já que sabe o ano de nascimento.

    Eu estou na mesma que você agora, tenho o ano e o local, mas não estão digitalizados, estou vendo qual a melhor forma para conseguir a informação. Estou tentando obter a certidão de casamento do meu bisavó, sei que chegou no Brasil final de 1927 ou 1928 e viveu em Porto Alegre - RS, meu avo nasceu em 1942, entre 1928 e 1942 ele casou, existiam dois cartórios na época, entrei em contato hoje com eles pra tentar obter a certidão de casamento onde possivelmente tem a data exata do nascimento.


    É possível encontrar também informações de documento de imigração na chegada deles, mas não sei bem os caminhos também, mas agora que sei +- quando chegou, vou atrás.


    Da uma olhada neste site aqui que tem várias fontes de pesquisa de emigrantes portugueses. https://moraremportugal.com/cidadania-portuguesa-pesquisa-de-antepassados/

    Boa sorte

  • @Alberto_Ramos_Luz Obrigada pelas dicas vou começar a pesquisar agora!

    Boa sorte para você também!

  • @Alberto_Ramos_Luz boa tarde! Tentei pesquisar pelo site www.remessas.cepese.pt e só consegui acessar até a pagina 33, daí para frente ele não vai, você sabe me dizer se tem algum segredinho no site?

    Desde já agradeço.

  • @Josioliveira a principio não tem nenhum segredo, mas a primeira vez que pesquisei dava um erro. Mas colocando algum nome, seja da pessoa ou dos pais, deve localizar, caso contrário não tem registro ou o site está apresentando algum erro, para mim aparecia que estava com problema a partir do registro 1000, que acho que era na página 33. me passa os nomes ai que eu tento por aqui também. Tentei agora aqui e está funcionando.


    entra aqui http://www.remessas.cepese.pt/remessas/ vai em base de dados, Emigrantes de Portugal para o Brasil, Pesquisa de Titulares de Passaportes

    se não encontrar e não informar que nao teve erro, tenta na Pesquisa de Acompanhantes de Titulares de Passaportes, pode ser que tenha vindo como acompanhante, mas é menos provável.

  • @Josioliveira

    O número de resultados tem limite. Não há como prosseguir. Se possível, informe outras partes do nome para restringir a pesquisa.

  • JosioliveiraJosioliveira Member
    editado August 2020

    @Alberto_Ramos_Luz obrigada por tentar me ajudar, o erro é a partir do registro 1000 na página 33 mesmo.

    Bisavô: Luiz José Pinto de Sousa, nasceu em Portugal, mas não sei em qual localidade nem a data de nascimento e não sei,

    também, se tinha irmãos. Faleceu em Jequitái/Minas Gerais, no dia 23/02/1930 aos 75 anos.

    Bisavó: Florinda Norberta de Queirós - Não tenho mais dados sobre ela.

    Trisavô: José Pinto de Sousa - Não tenho mais dados sobre ele

    Trisavó: Hermelina de Sousa - não sei o nome de solteira.

    Agradeço, imensamente, a sua disposição.

  • @Josioliveira pesquisando pelo nome do seu bisavô não encontrei nem pedido de passaporte nem como titular nem como acompanhante.

    Pesquisei pelo nome da mãe também não encontrou nada. Se pesquisar pelo nome do pais dele, tem várias opções pois tem nome e sobrenome muito comuns. Poderia olhar quais opções poderiam ser ele e pesquisar os livros do concelho nos anos de 1854 e 1855 (pela idade e data do óbito você consegue estimar o intervalo de nascimento) pra ver se encontra certidão de batismo do seu bisavô. tenta usar outro navegador para acessar o site do cepese e faz a busca pelo nome do pai do seu bisavô.

    Sabe se ele veio com os pais, ou já casado de lá? Da pra tentar procurar pelo registro de casamento nos cartórios que existiam na época na região que ele morava. Talvez no mesmo cartório que emitiu a certidão de óbito.

    Pra conseguir informações de Portugal terá que ter mais informações, pelo menos da região que ele morava, pois a data aproximada do nascimento você já tem.

  • JosioliveiraJosioliveira Member
    editado August 2020

    @Alberto_Ramos_Luz desculpe-me pelo trabalhão que estou te dando. Até onde me falaram, meu bisavô não veio com os pais e não sei se era casado na época.

    Vou entrar em contato com o mesmo cartório onde consta a certidão de óbito do meu bisavô para ver se consta a certidão de óbito ou qualquer outra certidão da minha bisavó.

    Caso eu consiga mais informações te aviso.

    Obrigada pela atenção.

  • @Josioliveira , sem querer me intrometer, seu bisavô deve ter chegado ao Brasil em 1900!!

  • @Josioliveira não sei como é a certidão de óbito, mas nascimento e casamento tem a certidão normal e a certidão de inteiro teor que tem mais informações, se a sua não for, peça de inteiro teor.

  • @Leticialele toda ajuda é bem vinda. Eu sinceramente não sei em que ano meu bisavô chegou ao Brasil, mas já descobri que ele veio com um irmão. estou tentando montar meu quebra cabeças.

  • JosioliveiraJosioliveira Member
    editado August 2020

    @Alberto_Ramos_Luz aos poucos vou descobrindo mais informações referentes à vinda do meu bisavô para o Brasil. Descobri que ele veio com um irmão que se chamava Manoel José Pinto de Sousa, eles eram Judeus e foram convidados a se retirarem de Portugal. Em uma mensagem anterior, você havia me perguntado se meu bisavô veio casado e eu descobri que não, ele se casou no Brasil. Vou continuar buscando informações, mas já fiquei sabendo que eu não posso solicitar a cidadania, pois meu bisavô, minha avó e meu pai já faleceram e tinha que ser solicitada por eles, mesmo assim continuarei minhas buscas.

  • É assim mesmo, vai juntando as peças. Talvez pela situação, não solicitaram passaporte e fizeram os tramites normais. Acredito que sua intenção seja conseguir a cidadania, da uma pesquisada no processo de cidadania para descendentes de Judeus Sefarditas (acho que é o caso), porque é bem diferente o processo. Faz as pesquisas pelo nome do irmão também, e da uma procurada no fórum e na internet sobre esta questão dos Judeus terem sido expulsos de lá, pode te ajudar a obter a direção de onde encontrar informações.

  • Bom dia eu procuro algo sobre meu bisavô... Augusto leão da Silva sei que no ano de 1880 ele morava no siringal boa fé no Amazonas no rio Juruá nesse tempo só os padres vinham da sidade de jurar para siringal boa fé pra fazer os casamentos e batizados e agora todos os documentos estão em um cartório de Juruá só seu disso meu pai o neto do pertugues nasceu lá

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.