Atribuição filha maior em Tondela

Bom Dia!

Quanto tempo está demorando processo de atribuição de filha maior em Tondela?

obg


Sandra

Comentários

  • @sandra 8 a 10 meses e é preciso fazer antes a transcrição de casamento do português ou portuguesa.

  • @Vlad Pen é necessária a transcrição de casamento por tondela?

    te pergunto, pois mandei minha documentação por um escritório, pois não conheci esse site a tempo...

    lá me informaram que como meu pai foi declarante não precisaria. Porém na minha certidão consta “os pais se casaram neste cartório”. Só que para transcrever essa certidão vou demorar pelo menos 3 anos, pois houveram 2 erros do cartório em 1990, que para corrigi-Los, preciso passar pelo Ministério Público ????

  • No final era um emoji e não interrogações, me desculpe

  • @HelenaGiese

    Quem é o portugues? o pai, a mãe, ou ambos?

    A regra só se aplica na ACP, sendo o pai português o declarante, somente o pai é português, e o registro foi feito antes de 1 ano.

    No passado Tondela também fazia sem transcrição. Há alguns anos eles passaram a exigir a transcrição, principalmente para maiores.

    Em seu lugar eu veria o que pode ser feito com as divergências que tem na sua certidão de casamento. Talvez nem sejam relevantes. Se forem erros de nomes e datas, pode-se às vezes conseguir uma "retificação administrativa" diretamente no cartório. Se forem erros mais severos, você deveria corrigir enquanto pode. Se você falecer, seus filhos nunca mais conseguirão fazê-lo. E eu diria que você tem 70% de chances de exigirem a transcrição.

  • @gandalf

    muito obrigada pela sua resposta!


    o meu caso é exatamente esse, meu pai é o português e foi o declarante 5 dias após o meu nascimento.

    no caso da transcrição o problema não está comigo, está com os meus pais...

    fiquei na dúvida agora com o que você disse?! ele sendo português, declarante e com menos de um ano, eu tenho que transcrever o casamento DELE?!


    o meu casamento só será transcrito depois que eu tiver a nacionalidade e daí não terá problemas com a documentação, assim espero.

    me desculpe se repeti a pergunta, mas fiquei na dúvida com sua colocação.

  • @HelenaGiese , eu mandaria o processo para o ACP, que não exige transcrição de casamento quando o pai português casado com estrangeira foi o declarante até 1 ano de idade. Tondela irá exigir a transcrição. Mas, se você contratou assessoria e é pra Tondela que vão mandar, devem saber o que dizem!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.