Certidao digital

Nao entendo por qual motivo nao podem ser enviadas as certidoes digitais Brasileiras, elas tem validade tanto quanto as certidoes fisicas. Poderia muito bem pegar as certidoes e enviar digitalmente. Assim como assinar o formulario com certificado digital se eu tiver.

No site oficial do Registro Civil, www.registrocivil.org.br, é possível solicitar a segunda via das certidões de nascimento, casamento e óbito, de forma totalmente online, sem precisar sair de casa ou do trabalho. Ainda mais funcional, além do documento físico, o usuário pode optar por solicitar o documento em formato digital no site.

Mas, como assim? A certidão digital é gerada em um arquivo em formato PDF e enviada ao usuário para o e-mail inserido no ato do pedido. Esse documento eletrônico é assinado com o certificado digital do Cartório de Registro Civil emitente para que tenha total validade.

Dessa forma, a certidão digital é uma imagem fiel da certidão em papel e possui a mesma validade legal. Além disso, é importante que, após receber o documento (geralmente emitido no prazo médio de cinco dias úteis), o cidadão deve validar a certidão no próprio site do Registro Civil.

https://blog.registrocivil.org.br/2020/06/04/certidao-digital-listamos-tudo-o-que-voce-precisa-saber/

Comentários

  • @henriqueutsch Portugal não aceita..simples assim.

  • Uma pena, pq seria bem mais tranquilo e daria pra fazer tudo pela internet. Acho que a ideia entao e dificultar mesmo pq se fosse muito facil todo mundo pediria ne?

  • @henriqueutsch , acho que tem muito mais a ver com fraudes do que com a intenção de dificultar...

    As exigências das autoridades de Portugal foi aumentando à medida em que mais fraudes foram sendo descobertas! Imagine um hacker habilidoso??

  • @Leticialele exatamente isso.

  • editado September 2020

    @henriqueutsch em 2015 , 100

    certidões de Goiânia foram falsificadas pra Ponta Delgada . Brasileiro sempre achando que é muito esperto fazendo coisa errada .

    conclusão as certidões passaram a ser REPROGRAFICAs , quem é de Goiás os processos demoram muito. Portugal entra em contato c os cartórios. E pra completar Ponta Delgada foi proibida de continuar fazer Nacionalidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.