Transcrição / Atribuição

Olá Boa tarde;

Estou a realizar a transcrição de casamento de minha avó. Devido à essa pandemia alguém que tenha feito os 2 processos juntos (transcrição + atribuição) em alguma conservatória? Caso sim qual seria? Gostaria de enviar para Ponta Delgada porém não sei se realiza atribuição de maior. Liguei para o Consulado aqui no RJ e o prazo para finalização são de em até 120 dias. Achariam válido visto que o prazo pelo que li em alguns tópicos seria quase o mesmo?

Grata;

Roberta

Comentários

  • @Roberta Souza faça os dois processos em Tondela ou pelo consulado..o prazo vai ser quase o mesmo. PD não faz atribuição de nacionalidade.

  • @Vlad Pen show!!! Obrigada!!!

  • @Vlad Pen esqueci de perguntar...Em Tondela além da transcrição de minha avó eu consigo realizar a atribuição do meu pai? Digo isso pq li em alguns comentários que lá só é realizado atribuição de "menor"....Fico com medo de enviar e dar errado...

    Grata novamente pela ajuda!!

  • @Roberta Souza sim, vc poderia mandar os dois processos para Tondela, mas só a transcrição de casamento em Tondela tem demorado 5 meses.

  • @Vlad Pen perfeito !!!! Obrigada novamente pela ajuda.

  • Boa noite !! Fizemos a cidadania da minha mãe, como neta, por atribuição. Estou preparando para ingressar com a minha assim que sair o registo de nascimento. Estou com dúvidas se terei que fazer a transcrição do casamento dela com meu pai, sendo que ele foi o declarante na minha certidão de nascimento. Se sim, qual o meio mais rápido por gentileza ? (qual conservatória ou consulado ??) Obrigado!

  • @Gabriel Jorge Fagundes , será necessária a transcrição, sim!

    A Conservatória mais rápida, atualmente, é Ponta Delgada; há relatos aqui no Fórum de que o Consulado de Santos (para quem mora em São Paulo) e o do Rio de Janeiro (abrange Espírito Santo e Rio de Janeiro) também são rápidos.

  • @Leticialele Obrigado pelas informações ! O escritório de Santos só atende moradores da cidade de SP ?

  • @Gabriel Jorge Fagundes , creio que sim... Mas, para ter certeza, só vendo no site ou telefonando para lá!!

  • Ok Grato. !

  • gcarregcarre Member

    boa noite, estou com um caso similar, estou fazendo a atribuição da vó da minha esposa, porém o pai dela que declarou ela na certidão de nascimento, não efetuou a devida transcrição do casamento com a mãe dela, consigo efetuar a atribuição sem a transcrição do casamento? ou seria o caso de realizar as duas via conservatória? desde já agradeço.

  • editado July 2020

    @gcarre , se é Processo de Atribuição de pai português para filha e ele foi o declarante do nascimento dela antes de completar 1 ano de idade, pode mandar para o Arquivo Central do Porto, sem transcrever o casamento.

    Se a situação for diferente da descrita acima, faça a transcrição do casamento por Ponta Delgada ou pelo Consulado de sua região.

  • @Gabriel Jorge Fagundes o consulado de Santos atende apenas o estado de SP.

  • @Leticialele obrigado pela ajuda

  • @Leticialele , mais uma pergunta , nesse caso eu além de mandar pra lá , faço um vale postal para o do Porto também ?

  • @gcarre , dê preferência ao pagamento com cartão de crédito! É mais seguro e não tem prazo para expirar, como o Vale Postal.

    Pode usar o cartão de crédito internacional, desbloqueado, de qualquer pessoa. Só preste atenção ao preencher o nome do Requerente

  • @Leticialele então não precisa especificar o irn?

  • @gcarre , não entendi. Todos os formulários, quando você paga com cartão de crédito, vêm com o nome da CRC (Lisboa).

    Mas você pode mandar para qualquer Conservatória.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.