Busca de certidão de nascimento/batismo

Olá!

Após dois dias procurando uma certidão de nascimento brasileira no FamilySearch, e que por sorte consegui achar, agora preciso começar a busca da certidão do português.

Não sei bem por onde começar, e vi aqui no fórum que também há como fazer essa pesquisa online. Os dados que tenho dele são:

José Policarpo/Polycarpo Garcia

Mãe: Josefina Rosa Ferreira?

Pai: Antonio Manuel Garcia

Nascido em 23/10/1889, na freguesia de Freixiel, concelho de Vila Flor, no distrito de Bragança.

Ficarei muito grato se conseguirem me ajudar a achar ou me orientarem sobre como começar a buscar esse documento.

Sobre o Polycarpo/Policarpo, parece que aqui em Portugal, o sobrenome era com i e no Brasil com y. Num documento de inscrição no consulado de Portugal no RJ, o nome dele está escrito com i, mas a assinatura dele foi feita com y. (?)

Em relação ao nome da mãe, não tenho certeza se o último sobrenome é mesmo Ferreira


Pra vocês, parece mesmo ser Ferreira o último sobrenome?

Sobre o estado civil dele, parece que ele era casado com outra mulher quando morava em Portugal. No registro da certidão de nascimento da filha dele no Brasil (minha bisavó), está escrito que ele se casou e se divorciou em Portugal, porém, no documento de inscrição dele no consulado, consta como VIÚVO, o que é estranho. Também há a possibilidade de eu ter lido errado sobre isso do casamento e divórcio em Portugal na certidão dela, então vou anexar uma imagem desse documento para que talvez algum de vocês me ajude a entender melhor o que há lá escrito, por favor. A foto está um pouco pesada (5mb), mas é porque peguei direto do FamilySearch, e lá as imagens tem resoluções muito altas.

A informação que tenho é que ele não se casou com a mãe da minha bisavó, inclusive essa informação é confirmada no próprio livro do registro de nascimento da minha bisavó, que diz que a mãe dela é solteira.

Essa divergência no estado civil dos documentos pode atrapalhar em algo no processo?

Não sei se isso é relevante, mas a minha bisavó foi registrada 2 anos após o nascimento, e o declarante foi o pai (português).

Agradeço muito a ajuda de quem puder me auxiliar com essas coisas!

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.