Dúvida quanto processo

Oi gente!

Eu tenho uma duvida quanto a envios de processos.

Eu tenho que tirar a nacionalidade de minha mae primeiro ou eu posso pedir tambem a minha junto?

Resumindo: Meu vô é portugues ja falecido, se casou com uma brasileira (minha avó), aqui no Brasil. Ele nao se naturalizou brasileiro. Foi declarante da minha mae.

Ontem consegui a segunda via da certidao dele ja na civil. Agora, eu preciso reunir a certidao de inteiro teor repografica da minha mae, apostilat e autenticar e o rg dela tamebm. Nisso, eu sei que depois vou ter que transcrever o casamento dela com o meu pai, pra aí eu pedir a minha nacionalidade.

A questao é, eu posso pedir tudo junto pra poder nao pagar duas vezes ao preencher o formulario?

Comentários

  • editado July 2020

    @CarolineReis1 , um processo de cada vez

    1 - Atribuição de sua mãe;

    2 - Transcrição do casamento de seus pais;

    3 - Sua atribuição.

    Quanto às taxas, sempre uma para cada processo!

    Atribuição - 175 euros cada, pagamento, preferencialmente, por Cartão de crédito;

    Transcrição de casamento - 120 euros, pagamento apenas por Vale Postal

  • @Leticialele

    Entendi, nessa 2 e 3 (transcriçao e a minha atribuiça), tambem tudo de cada vez, nem esse pode ser enviado ao mesmo tempo?

  • editado July 2020

    @CarolineReis1 , sei que em Tondela os processos de transcrição e de menores de idade são aceitos juntos.

    Mas creio que, para adultos, a transcrição tem que ser feita antes da Atribuição.

    O @gandalf e o @Daniel Henriques podem informar, com certeza!

  • @CarolineReis1

    Em Tondela só pode mandar junto se for processos de menores.

    Deixe completar o primeiro processo primeiro, e você ai aprendendo. Normalmente se faz a transcrição por Ponta Delgada, que aceita por DHL. Se a pessoa reside em PT, ela tem outras opções para fazer localmente.

  • @gandalf @leticia_ilberto

    entendi gente!

    Uma outra dúvida, para alguem ter a nacionalidade pelo casamento, ela precisa casar com a pessoa antes de pedirem o processo de atribuição de nacionalidade ou dps que a pessoa pedir o processo tambem pode casar.

  • @CarolineReis1 , pode casar a qualquer tempo. Mas o cônjuge terá direito à aquisição de nacionalidade após 5 anos de casamento ou 3 anos se tiverem filhos atribuídos. O casamento pode ter ocorrido antes da atribuição ou depois!

  • @CarolineReis1 Vou mencionar, porque o que pode ser óbvio pra um, não é necessariamente óbvio pra outro.

    o cônjuge terá direito à aquisição de nacionalidade após 5 anos de casamento ou 3 anos com filhos em comum, atribuídos. 

    Os filhos podem ter nascido antes ou depois do casamento, mas têm que ser filhos dos dois (em comum) e já ter a atribuição feita.

    O casamento pode ser a qualquer tempo, mas começa a contar da data do casamento. Se houver "união estável", tem que estar registrada em cartório, e não retroage. Também se tinha união estável registrada e se casar, o casamento não retroage em PT, como acontece no BR. Zera tudo e recomeça a contar novamente o tempo de 3 ou 5 anos.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.