Acompanhamento Online - Site voltou e processo andou...

Daniel BDaniel B Member
editado July 2020 em Acompanhamento de processos

Pessoal, bom dia.

Alguém sabe depois da bolinha 06 aprovada, quanto tempo (nos tempos atuais) está demorando esta finalização?

Obrigado a todos.

Comentários

  • editado July 2020

    @Daniel B

    Se você fornecer os primeiros dois dígitos do seu numero de processo, e a data de numeração (ou quando foi recebido na ACP) eu poderia lhe dar uma previsão. Previsão não é certeza.

    E não olhe tanto as bolinhas coloridas, mas o texto que vem abaixo delas, escrito numa linha, e que deve estar assim:

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português."

    quando concluir mudará para:

    "O seu pedido foi deferido e o respetivo Registo criado. O processo de nacionalidade foi terminado."

  • AdrianalhAdrianalh Member
    editado July 2020

    @gandalf

    Bom dia. O meu está verde na bolinha 6. Foi aprovado e aguarda que seja criado o registo de cidadão português.

    Os dois primeiros números do processo: 21.../ 2019

    Será q demora muito pra sair o registo? Está na ACP. Obrigada

  • @gandalf o processo é o 560X-XXXX-XX30, foi foi recebido em 11/11/2019.

    Já vi alguns posts dizendo que depois dessa redistribuição de processos por lá (o meu continua na ACP) e da volta da pandemia, depois de aprovado, está demorando de 10 dias a 90 dias para criação do registro, mas....... esperar,rs.

    Tks!

  • editado July 2020

    @Daniel B

    O nome já esta na planilha, na linha 91.

    Seu processo enviado dia 11/11/19 provavelmente tem o numero de processo 961XX/2019, numerado em 26 ou 28/11/19.

    Recebeu o Despacho de aprovação recentemente, 09/03/2020.

    A previsão de conclusão (o assento) é para Jan/2021. Na melhor das hipóteses final de Dez/2020, se antecipar.

  • KemylaKemyla Member

    @gandalf Caraca! A criação do registro demora tanto assim?? kkkkkkk... e aí fica tudo a mercê da criação do registro e vc só consegue dar sequencia, com a transcrição do casamento e/ou pedido de nacionalidade de descendente depois do registro criado ne?

  • @gandalf O meu processo tbm está com as bolinhas de 1 a 6 verde e 7 vermelha...poderia verificar pra mim quando será terminado?

  • Eu enviei meu processo esse ano (maio) e hoje pela primeira vez consegui consultá-lo no site. Aquelas informações sobre os prazos, que constam ao final da página, sempre foi assim? De 24 a 29 meses para conclusão, estando os documentos todos corretos, é isso mesmo? Ou eles colocam isso apenas pro pessoal não ficar "perturbando"? Segundo eles, 9 a 11 meses apenas de "preparação" (???) entre a entrega do pedido e o início da análise?? Sei que sempre foi demorado, mas também já vi processos serem finalizados em menos de um ano. Eu até tinha expectativas boas, pois não levou nem uma semana para me enviarem por e-mail o código de acesso ao site depois que o processo foi recebido, e eu nem precisei pedir.

  • KemylaKemyla Member

    @Carlos_7 Amigos, aqui não conseguimos verificar quando será terminado. rs... O que @gandalf passou é uma estimativa de acordo com os andamentos. A criação de registro depende única e exclusivamente do órgão português. Certo @gandalf ???

  • editado July 2020

    @Kemyla @Carlos_7

    Claro. Não tenho bola de cristal. É uma inferência baseado em outros processos concluídos recentemente.

    Se baseia no passado, e numa coisa chamada "princípio jurídico da cronologia". Os processos seguem a ordem de numeração, exceto em casos especiais. Se forem processos semelhantes devem concluir mais ou menos junto, a menos que haja alguma coisa que atrase ou adiante o processo.

    Processos pela ACP têm demorado 90 dias até sair o Despacho de aprovação, e 390 dias para a conclusão, contados a partir da data de numeração (que ocorre uns 10 dias depois do recebimento na CRC, e você pode acompanhar pelo tracking do DHL ou AR dos correios. É uma estimativa razoável. Pra saber ao certo, aproveite na próxima vez que ligar na LR e pergunte que dia foi numerado.

  • É pessoal, demora mesmo.

    Temos que esperar, as conservatórias estão se "mexendo", estão trocando processos entre eles para agilizar, etc.... mas temos que esperar.... e para a próxima geração pedir também, é necessário aguardar o número do registro.

  • @gandalf obrigadissimo!!

  • KemylaKemyla Member

    @gandalf Excelentes esclarecimentos!!!!

  • Olá, pessoal. Alguém poderia me informar, por favor, como eu tenho acesso a esse site? Fiz alguns processos há alguns anos, mas na época eu tinha que acompanhar pela linha de registros. Qual procedimento devo realizar após os documentos chegarem na conservatória para acompanhar o processo dessa maneira?

    obrigado desde já

  • Basta acessar o sitio: https://nacionalidade.justica.gov.pt/

    E digitar a senha de acesso, caso não tenha, sugiro requisitar pela LR com o número do processo.

    abçs

  • @gandalf Obrigada pelos esclarecimentos

  • @Felippe Essa é a pagina que explica todas as opções de como buscar o estado de processos. Inclui todos os tipos de consulta disponíveis: web (para os casos que pode), ou LR (para todos os casos), e pessoalmente. "https://justica.gov.pt/Servicos/Estado-do-processo-de-nacionalidade"

  • O meu processo 70886/2019 encontra-se com a mensagem "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." e está com a bolinha 6 despacho em verde e a bolinha 7 esta marrom.

  • @gandalf meu processo esta na bolinha 07 tambem e comeca com 503XX/2019, tem alguma ideia de prazo dentro da sua planilha? Obrigado pela explicacao e realmente tem demorado.

Esta discussão está fechada.